[DICAS] Como fazer uma história em quadrinhos

Estava eu pensando em transformar uma de minhas ficções inacabadas em quadrinhos. Pensava em transcrever a história em roteiro, e passar para outra pessoa desenhar, já que não desenho muito bem. Porem pensei, olhando de forma geral, que temos no meio dos quadrinhos vários traços diferentes, estranhos, peculiares e genais. Nada é igual, nem existe um padrão de estilo de desenho pra se fazer uma HQ. Então conclui que eu mesmo poderia desenvolver um traço específico, não necessariamente perfeito ou igual aos mais populares, e desenhar meu próprio quadrinho.

Mas como de fato se faz um quadrinho? Sabendo muito bem que não se trata apenas de pegar qualquer papel, qualquer caneta, e sair desenhando, consultei meu amigo , que está trabalhando em sua primeira HQ, e ele me passou as seguintes dicas que compartilharei com você agora.

nanquim_mancha-e-vida[DICAS] Como fazer uma história em quadrinhos2

Para se fazer uma história em quadrinhos, você precisa escrever e desenhar uma história, seguindo um roteiro. Ou de alguém que faça uma dessas tarefas pra você.

A leitura dos seguintes livros, do Will Eisner e do Scott McCloud, ajudará bastante. Embora não se precise ler tudo isso para meter a mão na massa.

  • Quadrinhos e Arte Sequencial
  • Desvendando os Quadrinhos
  • Reinventando os Quadrinhos
  • Desenhando os Quadrinhos

Caso for a procura destes livros, o que não é obrigatório, pratique seus desenhos e escreva seus roteiros enquanto for lendo essas obras. É recomendável que se leia nesta exata ordem. Provavelmente todos eles podem ser encontrados em scan, caso não puder adquirir os livros em versão física.

Quanto ao material para desenhar, use folhas normais e lápis 2B para fazer seus rascunhos. Assim você vai testando o que funciona ou não, antes de partir para as páginas definitivas.

Nas páginas definitivas, é recomendável que se use folhas com gramatura acima de 180g, pois quando fizer a arte-final, o nanquim não vai danificar o aspecto plano do papel.

Comece usando canetas nanquim descartáveis. Depois que já estiver acostumado com elas, teste alguns pincéis com nanquim decente.

Concentre-se nos desenhos e deixe a arte-final pra depois, por enquanto.

Também é recomendável que se use nanquim da Trident (não é o chiclete) ou similar, e que não se use tinta acrílica.

Caso planeja fazer um quadrinho para a internet, planeje as páginas na horizontal, e digitalize-as com um scanner em formato JPG.

Peça conselhos de quadrinistas que você admira ela internet. Tem muita gente boa por ai.

E a dica mais importante: Divirta-se com o processo. Pratique bastante e estude bastante.

Até a próxima!

gravidade-nanquim [DICAS] Como fazer uma história em quadrinhos