[DESENHOS] E se Game of Thrones se passasse no Japão?

O artista japonês “Seiji” se fez a pergunta no título acima, e o resultado foi uma série de desenhos fabulosos retratando equivalentes do Japão Feudal dos mais diversos elementos da série. Sem mais enrolação: (NOTA: SPOILERS do final da primeira temporada; as duas últimas imagens retratam eventos da terceira e quarta temporadas, apesar de não haver detalhes na descrição)

Batalha do Tridente

“A Batalha do Tridente” – Este quadro retrata um evento “histórico”, anos antes do início da série: a batalha na qual Robert Baratheon derrotou Rhaegar, príncipe dos Targaryen, selando a vitória que o tornaria rei. Ao invés de um martelo, Robert usa um kanabo, uma arma de concussão dos samurais, e seu elmo é inspirado no lorde Honda Tadakatsu.

Tyrion no Ninho da Águia

“Tyrion no Ninho da Águia” – na cena em que Catelyn leva Tyrion para ser julgado por sua irmã Lysa Arryn, acompanhada por cavaleiros em estilo samurai, o anão usa roupas características de um nobre do Japão feudal.

Bran Stark e Hodor viajam para o norte

“Bran Stark e Hodor viajam para o norte” – Novamente, as roupas da nobreza aparecem no jovem Bran. A religião do Norte, com suas árvores sagradas, lembra um pouco o xintoísmo japonês, então o artista resolveu desenhar uma shimenawa (corda de orações) ao redor do tronco da árvore, conforme as práticas desta religião.

Jon Snow duela com Qhorin Meia-Mão enquanto os selvagens observam

“Jon Snow duela com Qhorin Meia-Mão enquanto os selvagens observam” – os guerreiros da Guarda Noturna, com mantos de samurai mais “simples” (observe o penteado de Qhorin), duelam em frente aos selvagens, cujas roupas são inspiradas no povo Ainu. Este povo é descendente dos primeiros habitantes do arquipélago japonês, e historicamente sempre viveram nas regiões geladas do norte, longe do alcance do imperador; as semelhanças com os selvagens de GoT são demais para ignorar…

A Execução de Eddard Stark

“A Execução de Eddard Stark” – Ao invés de simplesmente mandar Ilyn Payne executar Eddard, o rei Joffrey ordena que ele cometa seppuku, o que é feito de acordo com os costumes do Japão feudal, com um “poema da morte” (que um samurai tradicionalmente compunha logo antes de se matar) em frente a Ned. Ilyn está pronto para fazer o kaishaku, ou decapitação ritual, para uma morte rápida e relativamente indolor.

Mãe dos Dragões

“Mãe dos Dragões” – Os dragões, claro, são do estilo oriental. As roupas de Daenerys são trajes reais do período Heian (anos 794-1185), considerado o pináculo da corte imperial, bem como de influências culturais chinesas como budismo e taoísmo (talvez um paralelo entre os chineses e os valirianos de GoT, dos quais Daenerys descende). O local onde ela está (pela geografia e construções) é nas estepes da Mongólia, um correspondente bastante interessante com os Dothraki, que têm os mongóis de Genghis Khan entre suas inspirações.

Banquete de Casamento ao lado do rio

“Banquete de Casamento ao lado do rio” – Representando um evento bastante marcante do penúltimo capítulo da terceira temporada. No fundo, a ponte que liga as duas torres das Gêmeas pode ser vista; ela é inspirada na famosa gravura da Ponte de Awate pelo mestre do estilo ukiyo-e, Utagawa Hiroshige (1797-1858).

O Víbora Vermelha duelando com o Montanha

“O Víbora Vermelha duelando com o Montanha” – Mostrando uma cena que estará presente na quarta temporada, Oberyn Martell (o Víbora Vermelha) usa uma naginata, contra Gregor, que empunha uma no-daichi (grande espada) e um tessen (leque marcial). O kanji repetido três vezes no peito de Gregor significa “cachorro”, refletindo os três cachorros de sua bandeira. Ao invés de dar a Oberyn uma yari (lança), correspondente à arma que ele usa no livro, o artista preferiu usar a naginata para estabelecer um paralelo com um duelo bastante semelhante entre Ushiwaka e o monge-guerreiro Benkei na história clássica Heike Monogatari.

Curta nossa página no [Facebook] e nos siga no [Twitter] para mais bugigangas do universo Nerd Geek!

3 thoughts on “[DESENHOS] E se Game of Thrones se passasse no Japão?

Comments are closed.