[DESENHOS/ARTE] Super-heróis: quais deles REALMENTE atraem as mulheres?

 

super-herois-sexy-batman-superman-mulher-maravilha-icones

Você aí, nerd que lê quadrinhos de super-heróis desde muito jovem, pode pensar que o fato da maioria dos heróis serem desenhados com corpos de halterofilistas é uma forma de atrair leitoras, certo? Pois saiba que você está errado!

Pelo menos segundo Andrew Wheeler, do site Comics Alliance, que resolveu fazer uma rápida pesquisa perguntando a várias se suas leitoras o que achavam dos heróis musculosos dos quadrinhos. Eis algumas das respostas que recebeu:

“Heróis tendem a ser desenhados com toneladas de músculos enormes e proporções estranhas que não acho atraentes.”

“[Eu gosto de homens] esguios e musculosos, mas não bombados.”

“[O foco que os quadrinhos dão aos músculos] beira o grotesco. [O Hulk] é uma fantasia de poder bombada, enquanto [a Mulher Hulk] é uma garota levantadora de pesos atraente.”

A partir das opiniões que colheu de diversas mulheres, Wheeler chegou à conclusão de que o consenso geral é que homens com porte atlético, e musculatura magra e bem definida são considerados mais sexy. Entre os heróis mais citados que se encaixam neste perfil estavam o Asa Noturna, o Gambit e o Gavião Arqueiro – sendo que todos eles têm um físico de ginasta no lugar do de um brucutu.

Batman e Asa Noturna por Jim Lee

Batman e Asa Noturna por Jim Lee

Wheeler também salienta em seu artigo que as entrevistadas disseram que também são atraídas por outras qualidades, como o fato do homem ser um pouco bobão, ter um sorriso generoso, e traços femininos. E cita como exemplo o que duas das mulheres disseram:

“Uma mistura de características masculinas com um toque de feminilidade é mais atraente pra mim.”

“Eu realmente adoro homens que têm uma mistura de traços masculinos e femininos. Tipo caras parrudinhos com cílios grandes e uma boca carnuda, ou cavaleiros grisalhos com perfil angular e grandes olhos de corça, ou homens com a pele delicada e o maxilar firme com olhos meigos e sobrancelhas despenteadas.”

No artigo, Wheeler cita “cabelos longos, cílios grandes, lábios carnudos e olhos ternos” como as características atraentes mais citadas, mas que as mesmas raramente são retratadas em quadrinhos de super-heróis porque a maioria deles protegem suas “identidades secretas.” Uma das entrevistadas disse o seguinte sobre isto:

“Rostos são muito importantes. É melhor se você mostrar a maior parte deles – como o Soldado Invernal, o Asa Noturna, o Gambit e o Punho de Ferro – do que não mostrá-lo – como o Flash, o Capuz Vermelho e o Homem de Ferro.”

Chris_Evans_adonis_beltOutra característica física que é uma das preferidas entre as mulheres entrevistadas é o “Cinturão de Adônis” – aquele “V” formado pelas curvas inclinadas que descem dos ossos das laterais dos quadris até a genital, quando o cara tem a musculatura bem definida (o “Capitão América” se ofereceu pra exemplificar no gif ao lado).

Outro detalhe destacado por Wheeler é o fato de que os famosos mais citados em listas de caras mais bonitos, como Chris Hemsworth, Henry Cavill, e Chris Evans, apesar de serem “saradões”, têm aquelas características que são particularmente mais interessantes para as mulheres. Hemsworth tem cílios longos; Cavill tem uma estrutura óssea que se destaca (basta dar uma olhada no maxilar do cara!); e Evans deu ao Capitão América uma sensibilidade que os quadrinhos raramente mostraram. E ainda cita Chris Pratt, que tornou atraente seu Senhor das Estrelas graças à “charmosa personalidade bobona” que deu ao herói.

super-herois-sexy-chris-helmsworth-henry-cavill-chris-evans-thor-superman-capitao-america

Além disso, fala que, apesar dos quatro citados acima terem músculos bem definidos, nenhum deles é monstruosamente musculoso, e ainda disputam o posto de homens bonitos com atores magros, também bastante citados, como Tom Hiddleston, Zayn Malik, Zac Efron, Pharrell Williams, Benedict Cumberbatch, e James McAvoy.

Outra característica que tornam os super-heróis atraentes para mulheres é a humanização dos mesmos. Segundo uma das entrevistadas, isto torna maior o personagem mais atraente. Outra disse que o melhor é oferecer à audiência (ou público leitor, no caso dos quadrinhos), uma variedade maior de tipos físicos, traços faciais e etnias, porque “o que atrai uma mulher não necessariamente atrairá outra, e mesmo as preferências mudam com o tempo.”

Uma das entrevistadas reclamou da forma como homens sexy são retratados pelos filmes, que na maioria das vezes aparecem com mulheres se jogando pra cima deles. E disse que gostaria de ver essa característica dele sendo abordada sob o ponto de vista do que atrai as mulheres para esse tipo de homem, e não simplesmente mostrar o mesmo transando com a mulher, sem uma razão definida.

No que diz respeito aos quadrinhos, uma das entrevistadas disse que gostaria que os editores abraçassem a sexualidade masculina para agradar as leitoras, e que se livrasse do puritanismo que, por exemplo, fez o Namor parar de usar apenas uma sunga, e o botou usando calças. Um dos exemplos citados de acerto recente neste sentido foi uma capa de All-New X-Factor desenhada por Kris Anka, que mostrava Gambit nu sobre uma cama (exceto por um lençol estrategicamente cobrindo a genital).

Gambit como veio ao mundo por Kris Anka

Gambit como veio ao mundo por Kris Anka

Entre os artistas citados como exemplos dos que souberam retratar bem a sexualidade masculina, estavam nomes como Becky Cloonan e HamletMachine (pela maneira sexy como desenham personagens masculinos), Fiona Staples (pela forma como desenha os pescoços dos homens), Kevin Maguire e Stefano Caselli (pelo trabalho de expressão facial e corporal de ambos), além de Marcus ToJo Chen e Francis Manapul (pelo modo como desenham homens jovens e bonitos). George Pérez também foi citado como o primeiro desenhista que explorou o sex appeal do Asa Noturna; e os ilustradores Phil Noto e Mike Mayhew foram elogiados por desenharem homens genuinamente bonitos em seus quadrinhos. Kevin Wada, Olivier Coipel, e Sara Pichelli também foram citados várias vezes pelo talento que têm de desenharem homens de forma sexy.

O que tudo isto nos ensina, segundo o artigo de Wheeler? Que músculos enormes são fantasias masculinas, e que super-heróis desenhados com tais características são feitos assim porque leitores heterossexuais acham emocionante encontrar esse tipo de poder masculino retratado dessa forma. Portanto, para que seja criada uma forma de atrair as mulheres para a maioria dos super-heróis masculinos, seria preciso primeiro uma reavaliação da forma como eles são fisicamente retratados para atraí-las visualmente. E qual a melhor forma de fazer isto? Perguntando às mulheres do que elas gostam. Simples assim.

Confira abaixo uma galeria de pin-ups, fan arts, sketches, e artes retiradas de algumas HQs reunidas por Wheeler a partir de sugestões das participantes de sua pesquisa, e algumas que ele próprio selecionou baseado nas preferências delas:

E vocês, leitoras do Nerd Geek Feelings, concordam com o artigo? Diga nos comentários.

2 thoughts on “[DESENHOS/ARTE] Super-heróis: quais deles REALMENTE atraem as mulheres?

  1. Creio que tirando o desenho do Hulk – que não foi feito para ser atraente, mas para ressaltar a monstruosidade do personagem – todos os outros heróis masculinos já seguem esses padrões.

Comments are closed.