[DESCONSTRUINDO UMA LOROTA] NÃO, A HBO NÃO ESTÁ PRODUZINDO O SILMARILLION!

Na internet, muitas “estórias” surgem e desaparecem com a celeridade de um piscar de olhos. Hoje de manhã, de novo, vi circular pelo Facebook a informação de que “O Silmarillion seria a série vindoura da HBO, após o término de “Game of Thrones na 7ª temporada – David Benioff e D.B. Weiss já estão escrevendo o último capítulo!

Muitos fãs de “O Silmarillion” se perguntam quando chegará o dia em que essa maravilhosa obra de Tolkien receberá a sua versão cinemática ou televisiva.

O Silmarillion” reúne novelas e contos que explicam e definem as origens da Terra Média; mais precisamente a sua criação, a primeira e segunda eras e o comecinho da terceira. Seguindo uma lógica narrativa, trata-se de uma espécie de abre alas para a saga de “O Senhor dos Anéis”.

O site Tolkien Brasil fez um belíssimo vídeo-resumo, que você pode conferir a seguir:

A despeito da ansiedade dos entusiastas, não será tão cedo que a HBO produzirá uma adaptação para “O Silmarillion”. A origem do boato se deu através de um redator do site iDigitalTimes, que hipoteticamente cogitou e apresentou excelentes argumentos para o trabalho do canal a cabo. “E se… não é mesmo? ”.

Abaixo segue a tradução-livre do texto dele, para que você possa lê-lo na íntegra. É verdadeiramente MUITO bom! Divirta-se:

A série de TV O Silmarillion: A HBO deveria adaptar O Silmarillion depois de Game of Thrones.

O Silmarillion é a obra-prima de J.R.R. Tolkien, um trabalho incrivelmente complexo e detalhado na história da Terra Média, desde sua criação até o fim da Primeira Era. Assim como Crônicas de Gelo e Fogo já foi um dia, O Silmarillion é notoriamente “infilmável”, por boas razões no geral. De qualquer maneira, os fãs de Senhor dos Anéis estão esperando há anos que se faça um filme com O Silmarillion. Mas esses fãs deveriam ajustar suas expectativas… e pedir por uma série de TV do Silmarillion pela HBO ao invés disso.

A HBO deveria adaptar O Silmarillion depois de Game of Thrones.

Crônicas de Gelo e Fogo já foi considerada uma obra impossível de ser adaptada – até mesmo por George R.R. Martin – simplesmente porque haviam muitos personagens, muitas batalhas e muito escopo. O Silmarillion também é assim, e mais que isso, o grosso da narrativa cobre um espaço de cinco séculos. O enredo não é sutil como o de Game of Thrones, e são personagens com os quais o público teria dificuldades de se identificar. A maioria deles são elfos milenares. Não tem Hobbits e existem poucos homens dos quais se pode falar sobre. Ainda assim, os personagens são muito mais cinzas do que em O Senhor dos Anéis. Os heróis, os Filhos de Fëanor, são bastante vilanescos eles mesmos, e até o Senhor das Trevas Morgoth – de quem Sauron era apenas um Tenente – é muito mais um personagem do que aquela força inominável do mal que Sauron é.

O Silmarillion seria um sucessor incrível de Game of Thrones na HBO, até porque os dois seriam muito diferentes. O Silmarillion está firmemente encaixado na veia épica, no reino do mítico; Game of Thrones é uma história de reis e príncipes, mas sempre foi pé no chão, mesmo na sua nova fase de fantasia épica. As batalhas do Silmarillion são mais elementais; elas são guerras entre elfos e dragões, balrogs, aranhas gigantes e hordas de orcs intermináveis, e às vezes os próprios deuses intervém. Mas a história em si é inacreditavelmente interessante – ela tem a profundidade e a complexidade para levar a cabo uma série, até mesmo uma que seja mais diretamente fantástica do que Game of Thrones.

Isso poderia acontecer? Não é impossível. A família Tolkien ainda detém os direitos de filmagem de O Silmarillion, e Christopher Tolkien deixou claro que Peter Jackson não irá obter esses direitos, não depois do que ele fez com os filmes de O Hobbit. Mas isso não significa que ninguém irá obtê-las. A HBO tem se mostrado uma administradora relativamente cuidadosa de tais propriedades, e ela está disposta a investir no dinheiro e nos talentos para fazer tais produções da maneira correta.

Game of Thrones acabará em apenas dois anos, mas nosso apetite para fantasia épica e complexa não vai acabar junto. HBO, traga O Silmarillion para casa com a maior série de fantasia épica de todas. Faça O Silmarillion acontecer. Por Gondolin!


Ainda não leu O Silmarillion? Compre aqui, e corrija este erro!