[CURIOSIDADES] WINTERFELL: Uma história de Game of Thrones

Conheça um pouco da história da fortaleza da Casa Stark, no complexo e controverso mundo de Westeros. No entanto, esteja avisado, o inverno não é a única coisa que está chegando. Por isso, talvez você possa encontrar alguns spoilers.

Por milhares de anos, Winterfell permaneceu como a capital do Norte e a sede do poder da Casa Stark. Até que Aegon, o Conquistador, chegou e os tornou guardiões do maior reino de Westeros. Eles governaram lá como os Reis do Inverno. Dito ter sido construído pela figura lendária e fundador da família, Bran o Construtor, a casa dos Starks continua a ser um dos castelos mais antigos e mais importantes em todo Westeros, tendo resistido a ataques e ameaças de inimigos.

E logo veremos cair sobre o lugar um inimigo determinado a retornar a ele, onde o exército dos mortos teria sido derrotado há muito tempo. Um lugar que o Rei da Noite teria chamado de casa certa vez.

Localizada perto do centro do norte, Winterfell é cercada por duas paredes: uma parede externa de 20 metros e uma interna de 30 metros. É mais do que apenas um castelo, no entanto. É um enorme complexo que cobre vários acres, e entre suas muitas seções há vários pátios, uma grande cripta subterrânea, e um antigo bosque divino, que permanece como estava há 10.000 anos atrás.

Durante o inverno, uma pequena cidade improvisada,totalmente habitada, fica fora de suas muralhas. Está longe de ser um complexo coerente; seu design casual indica que ele foi continuamente aumentado ao longo de milhares de anos, crescendo em tamanho junto com o poder da Casa Stark. Apesar de suportar inúmeros invernos, ele foi incendiado duas vezes pelos Boltons, durante sua longa luta pelo poder. A seção mais antiga de Winterfell é considerada a Primeira Fortaleza, que se acredita ter sido construída após a invasão de Andalos, mas a história do castelo remonta a mais do que isso.

A lenda diz que a figura maior que a vida da Era dos Heróis, o possivelmente mítico fundador da Casa Stark, Bran o Construtor, construiu Winterfell após os vivos terem derrotado os mortos, durante a primeira Longa Noite (Acreditava-se que há cerca de 8.000 anos – 2.000 anos antes da chegada dos Andalos ao Reino). Quem construiu Winterfell não poderia ter escolhido um local mais perfeito em todo o norte para fazer a sua casa, e não apenas por causa de sua localização central.

Winterfell foi construído em cima de fontes termais naturais, que o mantém aquecido durante o inverno frio. A Grande Fortaleza fica em cima deles, e a água quente é canalizada por todo o resto das muralhas do castelo. Entre sua localização, fortificações e nascentes naturais, não há lugar melhor, mais seguro ou mais quente para se estar no Norte quando o inverno chegar.

Digo, não havia nenhum lugar melhor, mais seguro ou mais quente. Algo muito pior do que o inverno está indo para Winterfell, e o Rei da Noite pode ter vingança em sua mente.

Há uma velha teoria sobre o nome de Winterfell, que diz ser este um apelido muito mais apropriado do que qualquer um que vive em Westeros hoje imaginaria. Alguns acham que a famosa Batalha do Amanhecer, quando o último herói, Azor Ahai, derrotou os White Walkers durante a Longa Noite, aconteceu exatamente onde Winterfell está nos últimos capítulos de Game of Thrones. Literalmente, onde “o inverno caiu”.

Suas fontes termais naturais o tornam um local ideal para os vivos se posicionarem contra seu inimigo gelado. Se Winterfell descansa no local onde os vivos conquistaram os mortos, também seria um local simbólico para a Casa Stark construir sua casa, uma que mostrasse seu poder e importância, não apenas para o Norte, mas para toda a humanidade.

Mas se é realmente onde os White Walkers foram derrotados há tanto tempo, também pode ser por isso que ele é o principal alvo do Rei da Noite. O que poderia ser mais doce do que voltar ao lugar onde você foi derrotado e emergir vitorioso?

A linha do tempo exata da Longa Noite, Winterfell e do Rei da Noite está envolta em mistério (e provavelmente será até que a série prequel de Game of Thrones chegue à HBO), mas sabemos o que a lenda nos diz. Acredita-se que Winterfell e a Muralha foram erguidos por Bran o Construtor depois que a Longa Noite terminou. Os contos do Rei da Noite dizem que ele era um Lorde Comandante da Patrulha da Noite, que se apaixonou por uma mulher de pele clara com olhos azuis. Este é o mesmo Rei da Noite que lidera os mortos agora? Se sim, quem era ele? De onde ele veio? Essas respostas estão perdidas no tempo, mas uma família forneceu mais homens e líderes à Patrulha da Noite do que qualquer outra: os Stark.

O Rei da Noite, cujo reinado de terror foi terminado, em parte, por um Rei do Inverno, teria sido um Stark, que vestiu-se de preto antes de levar uma White Walker para a cama. Se foi assim, ele estaria esperando milhares e milhares de anos para voltar para casa e reivindicar Winterfell, um lugar cujos pontos fortes e fracos ele conhece, assim como os seus. Mesmo com suas paredes e fontes termais, que chance ele teria contra todo o exército dos mortos? A Muralha não foi o suficiente para impedi-los.

A última temporada de Game of Thrones promete ter a maior batalha na história do cinema ou da TV, e todos os sinais apontam para que isso ocorra em Winterfell. Será que a antiga e imponente fortaleza da Casa Stark permanecerá de pé quando o inverno cair sobre ela? Ou será que o local da maior vitória dos vivos se tornará o ponto de sua maior derrota?

via: Nerdist