[CURIOSIDADES] Você realmente sabe o que é um Otaku?

otakuImpressionante como as pessoas falam a palavra “otaku” e nem sabem o que realmente significa. Eis aqui o significado para os interessados:
Otaku (おたく) é um termo usado no Japão e outros países para designar os fãs de animes e mangás. Entretanto, no Japão, o termo pode ser utilizado para designar um fã de qualquer coisa em um grande excesso.

O termo ”Otome” não é seu feminino, e sim: Otaku (da mesma forma que para o masculino, pois o termo é genérico).

lain4A palavra otaku em japonês é, originalmente, um tratamento respeitoso na segunda pessoa (お宅? lit. “seu lar”).

O humorista e cronista Akio Nakamori observou que a palavra era muito utilizada entre fãs de animes e a popularizou por volta de 1989, quando a utilizou em um de seus livros. Este livro, M no jidai, descrevia um assassino em série que se descobriu ser obcecado por animes e mangás pornográficos, e que recriava as histórias estuprando jovens garotas. A história foi inspirada em um assassino real, Tsutomu Miyazaki. Na época, criou-se um grande tabu em volta do termo, e ele passou a ser usado de forma pejorativa para designar qualquer indivíduo que se torna obcecado demais em relação a um determinado assunto.

Com o tempo, surgiram diferentes “grupos” de “otaku”, que se identificavam de acordo com seus interesses em comum. Algumas delas são:

  • Anime: animação japonesa;
  • Mangá: histórias em quadrinhos;
  • Pasokon: computadores;
  • Gēmu: videogames;
  • Tetsudō: miniaturas, como trens de brinquedo;
  • Gunji: armas e coisas militares;
  • Auto otaku ou jidosha otaku: carros, em especial os kei-jidosha e demais modelos destinados ao mercado interno japonês.

No Ocidente

otaku0011

Nos Estados Unidos, o termo chegou em 1992 com Otaku no Video (uma mistura de desenho animado e documentário, que mostrava a vida dos vários tipos de fanáticos por animação na época), e foi difundido pela revista informativa Animerica como um termo para identificar indivíduos fanáticos como aqueles retratados na animação supracitada.

O termo otaku passou a ser usado de forma pejorativa, designando aqueles que são totalmente fanáticos por um elemento dessa subcultura — no caso, animação e histórias em quadrinhos japoneses. O termo foi se popularizando conforme os animes se popularizaram, e devido à internet, o termo se espalhou pelo mundo, e pouco a pouco seu sentido foi modificado conforme se espalhava.

Mesmo que em muitos países o termo otaku seja usado como sinônimo para fã de animes e mangás, em muitos lugares ainda se utiliza o seu significado original, como por exemplo, na Austrália.

Conclusão: é disso tudo que surgiu o termo “otaku”, que significa, literalmente, “seu lar”.

Texto creditado a Gabriel Louzada.