[CURIOSIDADES] Vilões da Disney: 54 fatos sobre eles que talvez você não saiba

viloes-disney

(texto original de, traduzido e adaptado por Rodrigo F. S. Souza)

1. A maioria dos vilões da Disney usam vermelho, preto, púrpura ou alguma combinação das três cores.

2. O Disney Channel tem um filme live-action chamado Descendants (Descendentes) em produção que foca nos filhos de Malévola, Jafar, a Rainha Má e Cruella Cruel.

3. A Rainha Má de Branca de Neve na verdade tem um nome real: RAINHA GRIMHILDE.

4. A Rainha Grimhilde senta num trono de pavão para simbolizar sua extrema vaidade.

5. A Rainha foi a primeira personagem da Disney a falar num longa metragem animado.

6. Lucille La Verne dublou tanto a Rainha quanto a Bruxa Má na qual ela se transforma. Ela conseguiu mudar a voz retirando seus dentes falsos enquanto gravava suas falas.

Lucille La Verne

Lucille La Verne

7. O design da Rainha foi baseado em múltiplas fontes, mas uma delas foi Joan Crawford, lendária atriz de Hollywood.

Joan Crawford

Joan Crawford

8. A Rainha ficou em 10º lugar numa lista do AFI (American Film Institute) dos 50 maiores vilões do cinema de todos os tempos, bem na frente de Michael Corleone de O Poderoso Chefão (The Godfather).

9. Eleanor Audley não apenas dublou Malévola, como também Lady Tremaine (a madrasta má de Cinderela) e Madame Leota, da Mansão Assombrada da Disney.

Eleanor Audley

Eleanor Audley

10. O design de Maligna foi baseado no diabo (seus chifres), em morcegos (sua gola), e em desenhos tchecos medievais que o ilustrador Marc Davis encontrou em sua casa (seu manto em forma de chamas).

11. O nome de Malévola (Maleficent, no original) no filme A Bela Adormecida (ela não tem nome no conto de fadas original) vem da palavra em latim malificenta, que significa “mal-feitora.”

12. Tim Burton originalmente dirigiria o filme live-action Malévola.

13. Artesãos especializados em acessórios fetichistas criaram os chifres da Maligna de Angelina Jolie.

viloes-disney-malevola-angelina-jolie

14. E os filhos de Jolie, Pax, Zahara e Vivienne fazem participações especiais no filme.

15. Cate Blanchett está cotada para interpretar a madrasta malvada da versão live-action de Cinderela em 2015.

16. E uma das irmãs adotivas (Drizella) está cotada pra ser interpretada por Sophie McShera, mais conhecida pelo papel de Daisy de Downton Abbey.

Sophie McShera

Sophie McShera

17. Lady Tremaine foi desenhada de forma mais realista que outros vilões de Cinderela (Lúcifer o gato, e suas duas irmãs adotivas) pra dar a ela um toque arrepiante.

18. O Capitão Gancho foi desenhado pra ser um vilão cômico e um obstáculo para Peter Pan.

19. Walt Disney em pessoa insistiu que o Capitão Gancho não fosse morto no final de Peter Pan porque ele sabia que a audiência simpatizaria com o astuto personagem.

20. Tom Hiddleston (sim, o LOKI de Vingadores) dublou o Capitão Gancho no filme animado Tinker Bell: Fadas e Piratas.

Tom Hiddleston numa montagem como Capitão Gancho

Tom Hiddleston numa montagem como Capitão Gancho

21. Gaston de A Bela e a Fera foi o primeiro vilão masculino a aparecer num filme de uma Princesa Disney.

22. Gaston não seria o vilão principal na versão original de A Bela e a Fera. Este papel seria de uma personagem chamada Marguerite, que seria a tia má de Belle. Ela foi cortada do roteiro, é claro.

23. Além disto, o personagem Gaston não existe no conto de fadas original que inspirou A Bela e a Fera.

24. Em sua batalha climática contra a Fera, Gaston originalmente gritaria “Hora de morrer!” mas a fala foi considerada muito gráfica, e mudada para “Belle é minha!” Porém, é possível ver no filme sua boca mover-se dizendo a fala original.

25. E dependendo de qual versão de A Bela e a Fera assistir (versão para os cinemas, VHS, DVD) você pode ver caveiras nos olhos de Gaston por dois frames enquanto ele cai para sua morte.

26. Bea Arthur da série de TV As Super Gatas (The Golden Girls) foi a escolha original para a voz da Úrsula de A Pequena Sereia, e Roseanne Barr também concorreu ao papel da personagem.

27. Elaine Stritch foi escalada pra fazer a voz de Úrsula, mas acabou substituída por Pat Carroll.

28. O Rei Tritão e Úrsula são irmãos na versão para os cinemas de A Pequena Seria. Isto fica implícito nas demais versões, mas nunca explicitado.

29. O design de Ursula é baseado na lendária drag Divine.

viloes-disney-divine-ursula

30. Jodi Benson, a voz de Ariel, também dublou Vanessa, a humana na qual Úrsula se transforma (o que faz sentido, porque ela rouba a voz de Ariel).

viloes-disney-jodi-benson

31. Embora não seja mencionado em O Rei Leão, o verdadeiro nome de Scar é Taka – a palavra swahili para “desejar.”

32. Os vilões de O Rei Leão foram dublados por um conjunto de grandes astros. Jeremy Irons é Scar, Whoopi Goldberg é Shenzi, Cheech Marin é Banzai, e Jim Cummings (a voz atual do Tigrão e do Ursinho Pooh) é Ed.

33. Jeremy Irons perdeu a voz enquanto cantava “Be Prepared”, por isto Cummings teve que substituí-lo e imitar sua voz no terço final da canção. Ouça atentamente, e você pode notar a diferença!

viloes-disney-scar

34. Talvez você já tenha notado, mas Scar faz uma aparição em Hércules, o que Zazu na verdade previu em O Rei Leão quando disse que Scar daria um ótimo tapete!

viloes-disney-scar-in-hercules

35. A morte de Scar pelas mãos de suas hienas capangas é na verdade como Gaston morreria originalmente em A Bela e a Fera. Gaston sobreviveria à queda e então seria devorado por lobos, mas isto foi considerado muito gráfico pela Disney.

36. Sterling Holloway, a voz de Kaa em Mogli – O Menino Lobo, também dublou o Gato Cheshire em Alice no País das Maravilhas.

viloes-disney-sterling-holloway

Sterling Holloway

37. Kaa é na verdade um aliado de Mogli no romance O Livro da Selva de Rudyard Kipling, mas virou um vilão na versão animada.

38. Jack Nicholson e John Lithgow foram procurados originalmente pra dublar Hades em Hércules, mas o papel acabou ficando com James Woods.

40. Cruella Cruel está no 39º lugar na lista da AFI dos 50 maiores vilões do cinema de todos os tempos.

41. No início da produção de Bernardo e Bianca, Cruella Cruel seria a vilã, mas foi substituída por Madame Medusa.

42. Graças ao sucesso da Malévola de Angelina Jolie, a Disney está produzindo um filme live-action de Cruella Cruel com o escritor de O Diabo Veste Prada cuidando do roteiro.

43. Sir Patrick Stewart recebeu oferta para o papel de Jafar em Aladdin, mas teve que recusar devido a conflitos em sua agenda por Star Trek.

44. Tony Jay, a voz de Claude Frollo em O Corcunda de Notre Dame, também dublou Monsieur D’Arque, o vil diretor do sanatório em A Bela e a Fera.

45. Em Enrolados, o vestido de Mãe Gothel data da Renascença, centenas de anos antes do período em que filme se passa, para demonstrar quão velha é a personagem.

46. Mãe Gothel foi também a primeira vilã da Disney a morrer de velhice.

47. Sid Phillips de Toy Story faz uma aparição como um motorista de caminhão de lixo em Toy Story 3.

48. Yzma tinha sua própria canção em A Nova Onda do Imperador, chamada “Snuff Out The Light” mas ela foi cortada da versão final. Porém, ela entrou no CD da trilha sonora do filme.

49. O Governador John Ratcliffe realmente existiu, e não foi apenas um personagem do filme Pocahontas.

50. Robert De Niro foi supostamente a primeira escolha para o papel de Hopper em Vida de Inseto, mas o recusou. Kevin Spacey dublou o gafanhoto malvado no final.

51. Nos primeiros roteiros de Uma Cilada Para Roger Rabbit, o Juiz Doom se revelaria como o homem que matou a mãe do Bambi.

52. Tim Curry fez teste para o papel do Juiz Doom, mas foi considerado aterrorizante demais para o personagem; no lugar dele o papel ficou com Christopher Lloyd.

53. Hans de Frozen e Gaston são os dois vilões mais jovens da Disney, com 23 e 25 anos de idade, respectivamente.

54. E por último, mas não menos importante, vilões da Disney morrem em quedas — COM FREQUÊNCIA.

Fonte: Buzzfeed