[CURIOSIDADES] Motivos que tornam Mulan “a melhor princesa da Disney”

Mulan (1)Desde pirralha, Mulan sempre foi a minha princesa da Disney favorita – embora ela não tenha realmente o título de princesa.

Mesmo sem entender conceitos como feminismo e machismo, eu a enxergava como um exemplo de personagem feminino que deveria ser seguido, por todo o seu caráter e personalidade. E conforme os anos se passaram, essa minha visão dela só tendeu a se confirmar.

E por achá-la tão importante é que achei digno dedicar um post exclusivo para ela, e os diversos motivos que a tornam a melhor princesa da Disney de todos os tempos

Feminismo

É completamente normal vermos nos filmes das princesas da Disney uma certa importância para a beleza física e para a presença masculina (príncipe encantado) na vida das personagens. E por mais que Mulan seja linda, maravilhosa e poderosa, e acabe arranjando um casamento, esses fatores não são principais na trama. Mulan, embora menosprezada por natureza pela sua cultura, foge completamente dos padrões impostos por sua sociedade (que não era muito diferente da atual, se pensarmos no machismo ao qual ela estava condicionada).Mulan gif (4)A linda jovem, embora tenha sido bastante subestimada por ser mulher, entra em um campo de batalha, e prova a todos que não há distinção entre gêneros. Com toda a sua coragem, força e determinação, ela nos mostra que essas características não são exclusivas dos homens. Tanto ela, quanto todas as outras mulheres são capazes das mesmas proezas masculinas, e vice-versa.

Quebra de estereótipos

Decidida em enfrentar a guerra, Mulan inicia um intenso processo de desapego a vaidade. Corta seu cabelo com uma espada, fica completamente longe de vestidos e maquiagem, diferente da maioria das outras princesas.Mulan gif (1)Quando entra no treinamento, começa a estudar e aprender os típicos comportamentos masculinos para que possa se disfarçar bem entre os outros soldados, chegando até a escarrar no chão.

Sem contar que, diferente da maioria das outras, ela não tem nenhum animalzinho fofo como companhia, ela tem simplesmente um fucking dragão – e por mais que não seja O dragão chinês, Mushu é super divertido e companheiro, e que sempre lembra Mulan de seus princípios e objetivos.

Altruísmo

Não podemos esquecer, é claro, dos motivos que levaram Mulan à guerra. Ela se sacrificou indo no lugar do pai, visto que ele estava com a saúde muito debilitada, e provavelmente não sobreviveria. Mulan gif (3)Além disso, durante a guerra, por diversas vezes ela se colocou em risco para salvar seus amigos, colocando, sem hesitar, a salvação deles na frente da sua própria.

Determinação

Quando iniciou seu treinamento no exército, Mulan passou por muitas dificuldades (principalmente físicas). Mas nenhuma delas a fez desistir. Mulan gif (2)Com muita determinação e crença em seu potencial, ela conseguiu não só terminar o treinamento, como se destacar entre todos os rapazes, comprovando além da força da sua determinação, que novamente mulheres são tão capazes quanto homens de executar qualquer tipo de tarefa.

Ela simplesmente salva a China!

Mais do que tentar, Mulan consegue lutar na guerra, sobrevive e ainda salva a China com a junção de todas as suas habilidades físicas e intelectuais. E o melhor de tudo isso, é que ela finalmente ganha reconhecimento por todos os seus feitos. Mulan gif (5)




One thought on “[CURIOSIDADES] Motivos que tornam Mulan “a melhor princesa da Disney”

Comments are closed.