[CURIOSIDADES] Mortes Idiotas: O Prêmio Darwin

mortes-idiotas-darwin-awards

Andar pra trás é o espírito aqui… E talvez nem sempre isso seja de maneira assim tão figurada quanto você pode pensar.

Estou falando de algo bem idiota: o Prêmio Darwin. Não sabe o que é? Nerd Geek Feelings também é cultura, nerd! 

Prêmios Darwin são honras atribuídas de uma forma irônica, cujo nome provém de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução. Estes prêmios são atribuídos de forma simbólica àqueles que cometeram erros incrivelmente absurdos (quando erram rude) ou se descuidaram idioticamente, pondo fim à própria vida ou causando a sua esterilização. Estes prêmios baseiam-se no pressuposto de que estes indivíduos, ao se autodestruírem, contribuem para a melhoria do pool genético humano ao eliminarem os seus “maus” genes.

Estes prêmios começaram a ser atribuídos a partir de 1991, não obstante terem sido atribuídos a indivíduos que preencheram os critérios anteriormente. O caso mais antigo remonta a 1874, quando o aluno de uma universidade que iria fantasiar-se de vampiro para uma festa, para fingir que havia sido caçado, tentou prender uma estaca de madeira na camisa e acabou atravessando-a no peito.

mortes-idiotas-mulher-crocodilo

Tudo começou há pelo menos 22 anos com a circulação de mails e discussões no grupo Usenet. Os primeiros registros dos Prêmios Darwin apareceram em 1985, relatando uma morte absurda relacionada com uma máquina de escrever.

Mais tarde, a partir de 1991, começaram a surgir mails autorizados intitulados “Prêmios Darwin 1991”, mas variando com o ano. Também apareceram vários sites relacionados com o tema. O mais conhecido é o “Darwin Awards“, dirigido por Wendy Northcutt, escritor também de vários livros sobre os prêmios Darwin.

Seguem abaixo algumas das mortes catalogadas no Darwin Awards, e que você encontra entre as mortes mais estúpidas do mundo. Depois de ler essa matéria, você certamente vai dar um upgrade em sua autoestima.

– Israel: um grupo de terroristas palestinos confundiu o cronômetro com um dos explosivos que transportavam e, sem perceber a burrada, morreram quando o carro bomba que dirigiam explodiu com eles dentro.

mortes-idiotas-mulher-gasolina

– Brasil: Sim, nós estamos na lista. Manoel Messias Batista Coelho era responsável pela limpeza interna de tanques de caminhões de gasolina. Parte do procedimento dessa limpeza consiste em encher o tanque com água, para forçar a saída do vapor inflamável do veículo. Depois de iniciar o processo, o empregado retornou e, na dúvida, iluminou o interior do tanque com um isqueiro para ver o nível de água. Adivinhe… Na hora o caminhão explodiu, limando sua existência em segundos. 

– EUA: um sargento da força aérea americana instalou em seu Chevy Impala 1967 uma turbina a jato utilizada para dar maior impulsão em caças militares. Com o aparato indevidamente instalado, o oficial rumou para o deserto do Arizona e ligou a turbina. Moral: o carro explodiu após praticamente voar pela estrada, mandando o tal sargento pelos ares.

– Nova Zelândia: um assaltante novato tentou roubar uma LOJA DE ARMAS portando apenas uma Beretta 22. Além de não se ater a este detalhe, ele ainda foi capaz de ignorar o carro patrulha que estava estacionado do outro lado da rua. Após disparar um tiro, o infeliz foi praticamente fuzilado pelos policias, pelo dono da loja e por todos os clientes que ali estavam. Ninguém se feriu além do bandido panaca, é lógico.

mortes-idiotas-mulher-olhando-pistola

– EUA: durante a madrugada, um homem teve de parar seu carro na linha do trem, após ter problemas com o motor na estrada. Preocupado, ele desceu e, caminhando pelas redondezas, ligou para pedir que alguém lhe ajudasse. O problema foi que o cidadão tapou a orelha que não estava encostada no celular com a mão para melhor ouvir a ligação, e não ouviu o trem se aproximar dele, que estava parado em cima dos trilhos.

– EUA: Um rapaz dirigia seu carro quando ouviu as sirenes de uma viatura policial pedindo que ele parasse. Sem pestanejar, o jovem acelerou e iniciou uma perseguição por uma rodovia do estado do Colorado. Ainda dirigindo, ele sacou uma arma e apontou-a para trás, sem poder virar para observar exatamente onde estava a polícia, afinal, ele estava dirigindo em alta velocidade. Dos quatro tiros disparados sobre o seu ombro, um acertou sua cabeça, encerrando a perseguição, e deixando os policiais de horrorizados com tamanha burrice.

– Camboja: três amigos bebiam num boteco quando um deles voltou com uma mina terrestre anti-tanque, que estava em seu quintal por mais de 25 anos. Com o artefato na mesa, o trio passou a jogar roleta russa, tomando um trago de bebida e posteriormente batendo na mina. Minutos depois e “boom”: não sobrou nem pedaço dos amigos pra contar história. 

mortes-idiotas-homens-na-piscina

– Inglaterra: um assaltante inglês entrou no supermercado e roubou duas lagostas vivas para comer. O problema foi que ele escondeu os animais dentro de suas calças. Não é necessário dizer que os crustáceos utilizaram suas garras para acertar seu genital e impedi-lo de sair da loja consciente. Este é um dos raros casos onde o vencedor do prêmio não morreu, mas, mesmo assim, extinguiu seus genes.

– Inglaterra: Um passageiro de trem que tinha o hábito de disparar o alarme de emergência para que ele pudesse descer num local em que não havia uma parada programada, ao desembarcar nos trilhos, foi atingido e morto por um outro trem.

– Romênia: Um certo indivíduo não ligava muito para cartazes com os horários dos trens. Como se fosse um índio americano de filmes do Velho Oeste tentando ouvir a aproximação de cavalos, esse romeno colocou seu ouvido nos trilhos para tentar perceber a aproximação de um trem que estava por chegar à estação em que ele se encontrava. Em lugar do que esperava, esse homem de 46 anos foi atingido por um trem expresso e morreu instantaneamente, dando sentido ao ditado que diz que você não ouve a bala que lhe atinge.

mortes-idiotas-devorado-por-tubarao

– EUA: Gerald, um ladrão de carros, ao ser abordado pela polícia decidiu deixar o carro e empreender a fuga a pé. À medida em que ia correndo, Gerald resolveu dissuadir os policiais que o perseguiam disparando uma Ruger semi-automática 9mm, às cegas, por sobre o seu ombro. Seu raciocínio era: “os policiais estão correndo atrás de mim. Eles têm armas. Eles têm olhos na frente de suas cabeças. Eu não tenho olhos detrás de minha cabeça, então vou atirar para trás o máximo que eu puder pra ver o que acontece!” Infelizmente, Gerald devia ser uma daquelas pessoas que não conseguem mascar chicletes e correr ao mesmo tempo ou, no caso, correr e atirar ao mesmo tempo. Enquanto descarregava sua arma sobre seus ombros, Gerald acertou sua própria cabeça. Levado ao hospital, morreu no dia seguinte. Note-se que os policiais não dispararam uma vez sequer contra ele.

– Brasil: Antonio e um amigo seu, entre uma pinga e outra para comemorar o Ano Novo, decidiram-se por inaugurar uma variante da roleta-russa. Eles colocavam fogos de artifício (bombas) entre os dentes e acendiam o pavio. O vencedor era aquele que cuspisse fora o explosivo no ponto mais próximo da detonação. Antonio foi o vencedor, pois conseguiu segurar a bomba por um tempo um pouquinho mais curto antes da explosão. Sua “coragem” foi evocada em seu funeral no dia seguinte.

– Croácia: Um estudante universitário foi letalmente ferido quando deixou cair uma granada de mão com a qual ele fazia malabarismos, durante uma festa em Vidovci. Seis outros estudantes que estavam como espectadores também foram atingidos.

mortes-idiotas-antes-da-queda

– EUA: Um ladrão, em sua provável primeira tentativa de surrupiar o alheio, decidiu assaltar uma Loja de Armas. Para entrar na loja ele teve que se desviar de um carro da polícia que estava estacionado à porta. A loja estava cheia de clientes e esses estavam experimentando as armas. Um policial uniformizado estava no balcão tomando café. Apesar de todos esses entraves, o intrépido bandido entrou na loja anunciando o assalto, mandando todos colocarem as mãos ao alto e começou a atirar a esmo. Imediatamente o vendedor, o policial e os clientes começaram a atirar de volta e o ladrão foi removido do rol dos seres vivos.

– Tailândia: Os elefantes são animais sentimentais. Foi o que descobriu um tailandês de 50 anos, que resolveu brincar com o animal, que estava acorrentado. Pegou um pedaço de cana de açúcar e ofereceu ao elefante, e quando este ia pegar, o retirava. Ficou nessa brincadeira por um bom tempo. Chegou o momento que o pobre animal se enfureceu, e numa das retiradas, cravou suas presas no estômago do homem, matando-o.

mortes-idiotas-chifrada-de-touro

– EUA: Um surfista cansado, e com uma bela noite de lua cheia na praia perturbando seu sono, resolveu dormir no lugar mais escuro possível, embaixo de sua pickup, estacionada na praia. Foi encontrado morto no dia seguinte. A explicação: a subida da maré, acabou amolecendo a areia abaixo da pickup, e esta afundou, prendendo o surfista, e não o deixando escapar enquanto a maré subia.

E finalmente, nosso campeão absoluto:

– Áustria: um rapaz, bêbado e drogado, chegou em casa e resolveu entrar pela janela da cozinha, que tinha uma pequena brecha. Conseguiu passar o corpo e a cabeça, e chegou até a pia, porém, ali ficou entalado. Tentando se livrar, ligou a água quente, e a pia estava com o plug. Morreu afogado. A polícia atribuiu o fato ao estado do homem, pois este poderia ter simplesmente desligado a torneira, tirado o plug, ou melhor ainda, entrado pela porta, pois a chave estava em seu bolso.

Se esta matéria não serviu para te matar de rir (pra tum dum \o/), espero que tenha servido apenas para que você não se sinta tão mal ao dar aquela mega topada na mesa de cabeceira do quarto. Acredite… Topadas são normais. E nenhum topada vai te fazer ganhar um prêmio de burrice. 

Até a próxima, e cuidado onde pisa!

albert-einstein-burrice-humana