[Curiosidade] O Smaug da vida real!

Já imaginou estar fazendo aquela caminhada matinal e dar de cara com o Smaug te encarando face a face ? (Bard nos proteja!) Pois bem, nas tocas das savanas da África do Sul isso é possível. Lar do Smaug giganteus da família Cordylidae, carinhosamente batizado com o nome do dragão mais famoso de Tolkien.

Descrito pela primeira vez em 1844 pelo naturalista escocês, Dr. Sir Alan Smith. Essa espécie é conhecida por muitos nomes diferentes, tais como; Sungazer, Giant Cordylus, Zonure, Ouvolk. Em 2011, o lagarto de Sungazer, e outras espécies da família Cordylus, receberam novos nomes científicos. O Sungazer foi colocado em um novo gênero Smaug, juntamente com sete outras espécies, e recebeu o nome binomial de smaug giganteus.

O dragão (quero dizer lagarto) possui 38 cm na fase adulta do focinho à ponta da cauda, é marrom na parte superior e amarelo-palha na parte inferior, tendo grande parte do corpo cheio de espinhos (será que é avido por tesouros de anões, e também cospe fogo?). Dê uma olhada abaixo no Grande Dragão Smaug: