[CULTURA] Paixão ou brincadeira de fantasia

gamescom_2014_cosplayHello, my friends!!! Vamos falar um pouco sobre cosplay? Afinal de contas, eu própria sempre me interessei por isso.

Primeiramente, o que seria cosplay? É um termo em inglês formado por duas palavras: costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação). É considerado um hobby, um estilo de vida ou um trabalho, onde os Cosplayers (aqueles que o fazem) se fantasiam de personagens de animes, mangás, séries, filmes, ou até mesmo qualquer caracterização pertencente à cultura POP. Mas esta não engloba tão somente a fantasia e a maquiagem, mas também interpretar a personalidade, viver o personagem e realmente se transformar nele.

Sua origem possui opiniões divergentes. Uns acreditam que sua origem é japonesa, outros creem que o primeiro a se fantasiar de personagem de ficção foi o americano Forrest J. Ackerman, em 1939, na I World Science Fiction Convention, em Nova Iorque. Já o termo cosplay surgiu em uma matéria escrita por Nobuyuki Takahashi, que a escreveu após visitar um evento de ficção científica em Los Angeles.

Tempos depois, cada vez mais pessoas tornaram-se fãs deste hobby, e mais eventos surgiram para reunir amantes e simpatizantes do cosplay.

Somente a partir da década de 90, justamente com a popularização dos animes e mangás, é que o cosplay tornou-se sinônimo de caracterizar-se de personagens de desenhos orientais, que é o que mais vemos hoje em dia.

Para ser um cosplayer, muitos se baseiam na ideia DIY – Do It Yourself (Faça você mesmo), sendo assim, confeccionam suas fantasias e acessórios necessários para a caracterização. Contudo, atualmente já há lojas que facilitam o processo de criação, pois produzem os acessórios e fantasias para aqueles que não creem que conseguirão fazer seu próprio costume.

Hoje em dia temos muitos eventos, como por exemplo Big Geek Day, Otakontro, Vale Geek, Evento Made in Japan, Anime Field, entre outros. Todos com o objetivo de reunir cosplayers, simpatizantes do cosplay e aqueles que estão entrando neste mundo maravilhoso e intrigante.

E vale de tudo na hora do evento, desde usar apenas acessórios, fantasias improvisadas, e aquelas muito bem elaboradas! E conheço uma artista maravilhosa que gostaria de compartilhar seu trabalho!received_684236481743605

Seu nome artístico é Kadaj, seu nome real é Mina, tem 25 anos e é francesa.

Começou a fazer cosplay em 2010, após visitar a Expo Japan que ocorreu em Paris, “Foi a primeira vez que eu tive tempo e os meios para ir, e lá descobri todo o universo do cosplay, e conheci cosplayers do Final Fantasy VII. Foi amor à primeira vista.” Começando com cosplays comprados, pouco a pouco ela passou a fazê-los sozinha, “Ninguém faz costura em minha família. Tive que aprender praticando sozinha quando eu ainda estava no ensino médio.si_20161119_180700 E fica uma frase que ela disse que é a chave para quem quer ser um cosplayer: “Eu tento melhorar e fazer coisas novas cada vez!” Espero que tenham gostado! Mil beijinhos artísticos!fb_img_1479511783030