[CULTURA] Kit Mitologia para manjar nas referências míticas mitológicas mitosas.

Midas & Medusa: um caso muito breve.

Mesmo que a maior parte de nós esteja em tempos de espiritualidade esotérica transcendental em contraponto (ou nem tanto) a preceitos cientificistas e ideologias materialistas, creio ser provável que o velho teor mitológico ainda exerça maior fascínio sobre a maioria das pessoas
, senão todas elas em algum nível.

Independente de sua causa ou funções na realidade humana, tal espectro de potência quase vital, que é o teor mitológico, na atualidade, devido à produção massiva de filmes, literatura, HQs, games, etc. etc., parece mais presente e popular do que nunca.

Então, para vocês que não gostam de perder uma gota de referência, índico algumas ótimas obras e sites que poderão ajudar. Afinal, quanto mais extenso e elevado nosso horizonte de conhecimento, em especial o mitológico, maior será nossa sensibilidade para apreciar obras como as de Gaiman, Moore, Tolkien, Lewis, etc. etc.

Viktor Salis é uma referência em estudos de mitologia e cultura grega. Este link é de uma palestra introdutória sobre os mitos que foram fundamentais para forjar de maneira sólida a alma da Grécia Antiga. Além deste, tem muitos outros vídeos e publicações do autor. Vale a pena conferir.

MULHER MARAVILHA APROVA

Provavelmente muitos de vocês já devem estar familiarizados com especialista em mitologia, Joseph Campbell. Ele escreveu uma obra bem interessante sobre o herói, chamada O Herói de Mil Faces. A teoria do autor influenciou bastante George Lucas na composição de seus filmes, inclusive Star Wars. E existe um programa bastante famoso feito no Rancho Skywalker, que se chama O Poder do Mito (que também virou livro). Aqui está a primeira parte. Vocês podem encontrar o restante entre os vídeos relacionados.

KAMI SAMA APROVA

Os próximos links são de páginas dedicadas exclusivamente a pesquisas e curiosidades sobre mitologia do mundo todo.

  • Fanpage e Wiki Mr. P’s Mythopedia (em inglês):

THOR APROVA

Site Ancient Origins (em inglês) – Neste você encontra uma variedade enorme de artigos sobre folclore e cultura do mundo inteiro.

HÉRCULES APROVA

Site Biblioteca Digital Mundial – Este site é para quem curte material primário de consulta. Você pode encontrar mapas, crônicas, montes de todo tipo de códex etc. etc., e muitos originais. Deixei, como exemplo, O conto do Cortador de Bambu, no qual foi baseada a animação O Conto da Princesa Kaguya (2013), de Isao Takahata, produzida pelos estúdios Ghibli. O conto está em japonês, mas vale muito a pena conferir como a animação respeitou o original.

ERU ILUVATAR APROVA