[SERIES] COSMOS (assista online): Indo audaciosamente onde nenhum meme jamais esteve

neil-dg-tyson-cosmos-495x251

OBS: Caso você tenha entrado aqui procurando o link para assistir o episódio, é só CLICAR AQUI para baixar o episódio e a legenda e explodir sua mente com fucking science, bitch!

Ou sobre como um meme, Peter Griffin e um astrônomo morto a 18 anos mudarão a televisão para sempre;

Nos anos 80 mais da metade dos cientistas do mundo foram empregados em algum nível em pesquisar formas novas, melhores e mais baratas de atomizar os oponentes de seus blocos econômicos – no que eles tiveram grandes graus de sucesso (e graças ao que estamos prontos para enfrentar a invasão alienígena caso ela ocorra antes da rebelião das máquinas)

Ao se dar conta disso Carl Sagan, que só não é o astrônomo mais relevante do século 20 pq nunca deram o seu nome para um telescópio pangalactico, teve a incepção de que estávamos fazendo ciência do modo errado e que havia coisas realmente mais interessantes para serem ditas pelos cientistas do que novas formas de desmilinguar  comunistas. Assim ele, junto com a sua esposa – e também astrônoma – Ann Druyan, levou a cabo a série de televisão Cosmos em parceria com a BBC. Posso dizer que foi a melhor coisa feita sobre ciência na televisão até o Mundo de Beakman, o que faria GLaDOS chorar caso ela não fosse uma IA sociopata mais interessada em nos matar com neurotoxinas.

maxresdefault

Posterior a isso muitos anos depois a viúva de Sagan, Ann Druyan, decidiu que era hora de atualizar a viagem sobre o espaço e o tempo tanto porque muita coisa sobre o que sabemos do universo mudou nestes últimos 30 anos como o fato de que vivemos um tempo em que a população tem tanto conhecimento científico me surpreende que as empresas que vendem fósforos não tenham sido queimadas por pratica de bruxaria. Como estamos ocupados demais investindo em séries ruins sobre qualquer coisa (cof, True Detective, cof) por muitos anos Ann deu com a cara na parede.

Isso até 2008. Sabe, existe em Los Angeles a Science & Entertainment Exchange que é um lugar projetado para que escritores, roteiristas e pessoas em geral do entretenimento possam trocar uma ideia e ter assessoria de cientistas de verdade. Em um evento da S&EE Ann foi apresentada por um colega da iniciativa “Cosmos Reborn” (eu inventei esse nome) ao diretor Seth Macfarlane.

SethMacfarlane

Sim, AQUELE Seth Macfarlane, o roteirista de Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, diretor de Family Guy e um dos homens mais influentes da Fox. E ao ficar sabendo da iniciativa Vingadores… digo, Cosmos, Macfarlane ficou encantado. Como tantos outros ele cresceu assistindo Cosmos alem de estar passando pela crise da meia idade, digo, pelo sentimento que ele tinha recursos para dar ao mundo mais do que piadas sobre peitos. Ou para ser mais preciso suas palavras foram: “Eu estou num ponto na minha carreira onde eu tenho alguma renda disponível … e eu gostaria de investi-la em algo que valha a pena.”

Assim Macfarlane, que ficou bastante amigo de Druyan, abraçou a causa e decidiu por “vocês façam ciência que eu farei televisão”, conseguindo espaço e arrecadando recursos para que a série saísse do papel.

Mas ainda faltava uma coisa para a série decolar e conseguir a carta branca da Fox: um nome de peso. Algo que fizesse as pessoas pararem e dizerem “ei, eu conheço esse cara, eu quero ouvir o que ele tem a dizer!”. Infelizmente astronomia não é algo muito em voga atualmente e estamos em falta de nomes consagrados como Carl Sagan era nos anos 80. E é aí que a internet entrou para salvar o dia!

Acontece que existe sim um astrônomo que consegue ao mesmo tempo ser uma das maiores mentes da nossa geração e ser uma figura reconhecida interglobalmente: Neil deGrasse Tyson!

PE6Q6Gg“As estações não acontecem por causa da distancia da Terra para o Sol”! Booyah!
Se ele mudou a sua vida em uma frase, imagine o que pode fazer em 13 episódios.

Além de acumular tantos prêmios acadêmicos que soterrariam um general chinês, Neil também sempre foi uma voz bastante forte na mídia e participou de inúmeros programas tanto em rádio quanto na PBS (a “TV Educativa” britânica”) quanto nos US and A, sobretudo no programa Colbert Report onde ficou famoso por suas opiniões firmes sem meias palavras.

Em 2000 o planetário Hayden (que fica em Manhattan e logo é um dos mais visitados do mundo), no qual ele era e ainda é diretor, passou a exibir um polêmico sistema solar com apenas 8 planetas já que Tyson acreditava ser um erro classificar Plutão como planeta e ele nunca acreditou em “devia deixar assim porque sempre foi assim”. Anos mais tarde a comunidade científica internacional reviu seus estudos e concordou que Tyson tinha razão, sendo assim Plutão rebaixado a segunda divisão dos planetas.

tumblr_m7jjlqyMr01qe649zo1_500ÃO! ÃO! SEGUNDA DIVISÃO!

Mas se tudo mais falhar, se nada disso adiantar, você ainda vai saber quem é Neil deGrasse Tyson devido ao fato de que ele é uma celebridade na internet!

O meme, que você já deve ter visto milhares de vezes (e surgiu em uma entrevista em que ele falava sobre sua admiração por Isaac Newton e como ele não era pouca merda por ter inventado o Calculo Diferencial e Integral antes dos 26 anos) pode ter sido usado por motivos bobos mas deGrasse viu oportunidade onde muitos só veriam encheção de saco: usar a internet como aliada, não adversária. Ele se ganhou um status de herói na internet por sua fama de “trazer ciencia ao homem comum” e sua coluna do “Pergunte-me qualquer coisa” do Reddit é extremamente popular.

watch-out-we-got-a-badass-over-here-meme

Assim Macfarlane tinha o homem com o perfil ideal para a missão, bastava agora ele puxar algumas cordas e conseguir o seriado. O que poderia ser o fim da história, não fosse o fato que Macfarlane estava pensando muito, muito maior que isso.

Ele poderia fazer um seriado como outro qualquer mas ele se deu conta que tinha o respaldo para tentar algo bem maior. Sabendo que nenhum executivo em seu juízo perfeito teria coragem de dizer não para uma série organizada por Neil deGrasse Tyson, a viúva de Carl Sagan e produzida por Seth Macfarlane, o irlandês pirado sugeriu a Fox que era uma chance única de tirar da gaveta o NOVO MODELO DE FAZER TELEVISÃO.

Chinese workers making television setsTá, talvez não tenha mudado tanto assim em alguns aspectos…

Como são feitas as séries atualmente?

Um estúdio faz um episódio piloto e se agradar algum canal de televisão vende o programa para eles ganha o financiamento para desenvolver a série toda. Tipo isso, ou vai ou racha. Afora isso os seriados são influenciados por diversos fatores em seu desenvolvimento, da exata forma que as novelas são feitas no Brasil. Isso quer dizer que subtramas podem ser abandonadas, personagens podem ganhar ou perder espaço, tudo com a carruagem andando e de acordo com a reação do publico ou disposições orçamentarárias ou até mesmo o humor dos executivos do canal (Futurama, que foi cancelada e voltou duas vezes, tem piadas geniais sobre isso).

O novo modelo de televisão que a Fox esta implantando (e tendo como carro chefe uma série de respeito como Cosmos) é diferente e baseado no que a Netflix vem fazendo com infinitos níveis de sucesso: pegue uma idéia, abrace-a, deixe os homens trabalharem e quando estiver pronto aí então os executivos entram e usam os canhões de dinheiro da televisão para fazer o marketing e vender o peixe. Quando a Netflix implantou esse modelo deu certo com Lillyhammer e deu puta infinita ninjamente certo com House of Cards.

E acredite que a Fox não está brincando quando eu digo que eles estão usando sua força para entrar de voadora no marketing: Cosmos tem introdução gravada pelo presidente Barack Obama! Agora a porra ficou séria!

Ou seja, o novo modelo da Fox é fazer series de TV do mesmo modo que são feitos os filmes ao contrário do modelo de “novela brasileira” que é adotado atualmente. Pense nas suas séries favoritas e pense no quanto elas já sofreram por causa dessa incerteza e novelização da sua produção, como as temporadas finais de Battlestar Galactica por exemplo. Agora não mais!

Mas as similaridades com o cinema não acabam por aí: a idéia da Fox é distribuir suas séries globalmente para que, alem dos ganhos infinitos da venda do produto, o boca-a-boca da internet varra o globo em uma única onda. Por exemplo a Fox usou seus contatos para que Cosmos será lançada quase simultaneamente em dez países diferentes. E de brinde com as séries sendo lançadas em escala global simultanea enfraquece a pirataria porque a série passa na TV quase antes dos caras terem tempo de legendar!

Cosmos é a estrela radioativa no centro de tudo isso. Grande orçamento, grande conceito, séries com começo meio e fim (ou gancho de temporada) previamente planejados semana apos semana em escala global. Esse é o começo de uma revolução!

cosmos3FAZEDORES DE CIÊNCIA! ASSEMBLE!

“Nós vivemos em uma sociedade incrivelmente dependente de ciencia e tecnologia
Na qual ninguém sabe quase nada sobre ciencia e tecnologia”
– Carl Sagan

fbd

3 thoughts on “[SERIES] COSMOS (assista online): Indo audaciosamente onde nenhum meme jamais esteve

  1. Olá!
    Preciso muito de uma ajuda para baixar pois está dando erro com o link deixado na publicação ou eu estou fazendo algo errado. Almas boas que por aqui passam, me ajudem por favor.
    é isso. Obg.

Comments are closed.