[CONTO] A Fênix na Espada, de Robert E. Howard (micro-resenha)

Como um amante da literatura de fantasia, quero indicar a você, meu prezado amigo nerd, um excelente conto do grande escritor Robert E.Howard (pai do gênero espada e magia): A Fênix na Espada.

Uma história curta sobre Conan (o nosso cimério favorito), carregada de ação, com pitadas de humor (eu me peguei dando algumas boas risadas ao presenciar Conan praguejando). Com uma escrita enxuta (praticamente sem rodeios) e envolvente, Howard nos presentei com um pequeno fragmento do mundo criado por ele (fiquei sabendo que Asgard e Vanaheim fazem fronteira com a Ciméria).

Não vou esmiuçar a trama (até por que vou dar spoiler se falar muito), apenas direi que tudo ocorre ao redor de um Conan rei de Aquilônia, e que o final deixa um gosto de quero mais.

A Fênix na Espada é o primeiro conto de Robert onde Conan aparece. É a história que deu origem ao bárbaro mitológico. Tudo ocorre em cinco capítulos (mini-capítulos). O conto já foi adaptado para o mundo das HQs, assim como várias outras aventuras do Cimério.

Robert é fonte de inspiração de vários escritores, como Tolkien e Martin. Ele é um autor que deve ser apreciado (e se você, assim como eu, é um aspirante a escritor, se embriague nessa fonte).

O conto A Fênix na Espada está disponível no site Crônicas da Ciméria, onde há vários outros contos de Howard: http://cronicasdacimeria.blogspot.com.br/2009/06/fenix-na-espada.html