[CONSPIRAÇÕES] Webdriver Torso: revelado o segredo do maior mistério do YouTube

rickroll.0_standard_640.0Há alguns meses (mais especificamente, desde 23 de setembro de 2013, data da postagem do primeiro vídeo), os usuários do YouTube têm quebrado a cabeça com um canal extremamente misterioso, identificado apenas como Webdriver Torso.

Esta conta enigmática começou a postar vídeos com uma frequência assustadora (uma média de um vídeo a cada dois minutos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem pausa ou descanso), sendo (quase) todos idênticos: 11 segundos de duração, contendo uma sequência de “slides” numerados de 0000 a 0009, cada um contendo um retângulo azul e um vermelho (com dimensões e posições aleatórias) sobre um fundo branco, com um apito arrepiante que muda de nota a cada slide. Já são perto de 80.000 vídeos até o momento. Veja um exemplar típico:

“Esquisito pra caramba” é o mínimo que dá pra dizer desse troço, seja pelo conteúdo bizarro, pela quantidade absurda de vídeos postados, mas principalmente pela total ausência de explicação ou informações sobre quem está por trás disso, ou quais suas motivações. Esse caráter misterioso, claro, atiçou a curiosidade da galera, que começou a especular loucamente sobre qual era o segredo do Webdriver Torso. Tinha algo a ver com o Cicada 3301? Seria uma versão pós-Web 2.0 das infames Estações de Números (cujo propósito também é desconhecido, mas especula-se que seja comunicações secretas entre espiões)? Ou seria talvez uma tentativa de contactar alienígenas?

Tem gente que quer acreditar de qualquer jeito...

Tem gente que quer acreditar de qualquer jeito…

Alguns, ao invés de ficar inventando hipóteses malucas, resolveram caçar as pouquíssimas pistas que o canal deixara. Uma delas era o próprio nome: “Webdriver Torso” não significa absolutamente nada (e não tinha nenhum resultado no Google antes de haver o próprio canal), mas a busca por “Webdriver” levou ao projeto Selenium, uma suite de softwares voltados à automação de navegadores de internet. Uma das ferramentas da Selenium se chama justamente Webdriver, algo feito para rodar testes automatizados em sites – o que seria uma possível explicação para os vídeos do Webdriver Torso. Entretanto, o pessoal da Selenium negou estar por trás do canal.

Em outra frente de investigação, algumas pessoas enfrentaram o arquivo de milhares de vídeos do canal em busca de algo diferente, e encontraram dois vídeos curiosos. Um deles, que por acaso foi o primeiro vídeo do canal (muito antes daqueles que o tornaram famoso), é um pequeno trecho do desenho Aqua Teen Hunger Force, que está disponível apenas para usuários da França que paguem 2 euros. (O que talvez explique o “aqua.flv” no rodapé dos vídeos, apesar de levantar muitas outras questões.) O segundo, perdido no meio dos misteriosos retângulos, é esse aqui:

Neste vídeo, foi encontrado o único comentário já feito pelo usuário “Webdriver Torso”, que diz apenas “Matei is highly intelligent” (Matei é altamente inteligente). Entre a Torre Eiffel, a restrição geográfica do outro vídeo e até mesmo as cores dos retângulos (pois a bandeira francesa é azul, branca e vermelha), isso pareceu indicar que o estranho canal era comandado por franceses.

Indo mais além, o site Channel Graphs (que analisa estatísticas do YouTube) lista o Webdriver Torso como sendo parte de uma rede que inclui também o canal “ytuploadtestpartner_torso”. Entrando na conta do Google+ deste último canal e seguindo a pista dos contatos, chegou-se a um tal “Johannes Leitner”, que aparece no Linkedin como sendo funcionário da Google em Zurique, Suíça, e que tem como um de seus amigos do Facebook um tal de Matei Gruber, também de Zurique (e que aparenta ser também funcionário da Google). Seria esse o tal de Matei “altamente inteligente”? Será que a Google estaria por trás do maior mistério do YouTube?

A verdadeira pergunta é: por trás do quê o Google NÃO está?

A verdadeira pergunta é: por trás do quê a Google NÃO está?

Talvez levados pela atenção que o canal atraiu, talvez pelo quão próximas as pessoas estavam de descobrir o segredo do Webdriver Torso, o canal resolveu brincar com seus seguidores (que, a essas alturas, já eram muitos). Em 02 de julho, entre os tradicionais vídeos de teste do canal, foi postado este aqui. Quem tem um pingo de vivência nas internetes da vida deve imediatamente reconhecer a figura dançante: é ninguém menos que Rick Astley, do infame vídeo do Rickroll, que, em uma das inexplicáveis piadas internas da internet, costumava ser postado no lugar de qualquer outra coisa só pra trollar a galera. Ao ser questionada pelo site Engadget, a administração do YouTube esclareceu tudo (usando trechos da música de Rick Astley, só de zuêra):

“We’re never gonna give you uploading that’s slow or loses video quality, and we’re never gonna let you down by playing YouTube in poor video quality. That’s why we’re always running tests like Webdriver Torso.”

(Em português, “Nós nunca vamos fornecer uploading lento ou que perca qualidade de vídeo, e nunca vamos decepcioná-lo tocando o YouTube com má qualidade de vídeo. É por isso que sempre rodaremos testes como o Webdriver Torso.”) Então é isso – nada mais do que uma ferramenta de testes automáticos de vídeo, utilizada pelo próprio pessoal responsável pelo YouTube como controle de qualidade. Os vídeos, que deveriam ser apenas para uso interno, acabaram chamando a atenção do público e gerando um enorme mistério, mas na verdade têm uma explicação extremamente simples. Agora só resta resolver o tal negócio da Cicada 3301

One thought on “[CONSPIRAÇÕES] Webdriver Torso: revelado o segredo do maior mistério do YouTube

Comments are closed.