[CONSOLE] – PS4: O futuro chegou… e ele não é tão grande coisa assim.

11a

Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer ao nosso colega Vinicius Ribeiro por me emprestar sua sessão de tecnologia para eu falar dos trambolhos gameristicos do futuro. Mas então, o que rola é que a Sony colocou a nova geração em movimento e então vamos tentar fazer amizade, né?

O CONSOLE FANTASMA

11b

Mostrando que o negócio da sony é fazer sonyces, eles fizeram a pachorra de apresentar ao mundo o novo videogame… sem apresentar o videogame! Pode isso, Arnaldo?

Sério, a Sony anunciou o PS4 e simplesmente não mostrou o novo videogame. Como ele é, como ele se parece, do que ele se alimenta, tudo isso fica apenas na sua imaginação doentia, caro leitor. Eu nunca tinha visto isso, imagina se a Apple lança o iphone 15… sem mostrar o iphone! Ou se a Samsung faz uma apresentação da sua TV de 215 polegadas… sem mostrar a TV.

Sério, o que esses executivos da Sony tem na cabeça, alem das doses cavalares de haxixe que eles comem no café da manhã? Taqueopareo, viu…

É TUDO FREE, NÓIS NÃO VAMO PAGA NADA LALALA

11c

Eu tenho uma teoria, sempre que vou numa loja ou em um supermercado: se não tem preço no produto, é pq é de graça. Bem, aparentemente o PS4 deve ser grátis, pois o console fantasma da Sony não teve seu preço anunciado. Vou te dizer, arrumar uma conferencia pra lançar um dos seus produtos mais importantes sem mostrar o produto ou anunciar quanto ele custa… nem   a Apple teria a cara de pau de fazer uma lazarentisse dessas.

Então Sony, como o PS4 não tem preço eu vou querer 1542 unidades embrulhadas para presente em laços cor grená, ok?

COPIAR É PRECISO, VIVER NEM TANTO

11d

PELO MENOS eles mostraram o controle do PS4, o DualShock4 (que ja tinha vazado na net uma semana antes, mas enfim). Em comparação ao controle do PS3 a maior novidade é que ele tem uma tela sensivel ao toque. Pra que isso? Bem, a resposta mais simples é “pq a Nintendo lançou um controle-tablet”. Em nenhum momento foi anunciada nenhuma funcionalidade para  a tal “sensibilidade” do controle. Você deve estar pensando “ah deixa mão de ser chato, eles não podem ter feito isso só pelo prazer de copiar a Nintendo” e eu te respondo que não só eles fizeram isso como já fizeram isso no passado

Pouca gente sabe que o controle do PS3 tem um sistema de detecção de movimentos bem grosso apenas pelo prazer de imitar o controle do Wii. Em 7 anos de PS3 esse sistema não foi usado de verdade ou com o minimo de eficiencia sequer uma unica vez. Foi só pelo prazer de imitar a Nintendo mesmo…

BONITO, PERO NO MUCHO…

11e

Ao contrário do que se esperava a Sony falou bastante das tripas do PS4. Algumas coisas muito interessantes foram ditas e basicamente a configuração do console, tanto em RAM quanto em processamento ou video equivale a um PC de ultima geração – o que considerando que o PS3 é de 2006 é um salto gigantesco em processamento e imagem. Para quem gosta de termos tecnicos,  ele terá uma CPU de 8 núcleos com arquitetura 86X e 8 GB de memória RAM DDR5, muito mais do que o suficiente para até mesmo os jogos mais exigentes da atual geração. Ter bastante RAM é sempre uma vantagem, principalmente se os desenvolvedores conseguirem utilizar todo esse potencial. Da placa gráfica, pouco foi falado além do fato de ela ser “extremamente poderosa”. Os rumores anteriores à apresentação diziam que a GPU será equivalente à Radeon HD 7970 GPU.

A mídia usada será ainda o Blu-Ray, e a grande noticia é que a saída padrão será o HDMI – ou seja, aquela sua TV de 4k de resolução terá de esperar o PS5 mesmo. Quanto ap HD a Sony respondeu apenas que será “imenso”

AI COMO ERA GRANDE

LIBERDAAAAAAAAAAAAAAADDDDDDDEEEEEEEEEEEEE

11h

Por volta de 2005 a Sony reuniu o Dr Evil, todos os vilões das meninas superpoderosas e a Rita Repulsa dos Power Rangers para criar a pior dashboard ja imaginada para um videogame. Acessar o sistema operacional do PS3 é lento, pensar nele é lento, tudo nele é lento. No XBOX 360 quando voce conquista um troféu, basta apertar um botão para ver o que voce conquistou. No PS3 para fazer o mesmo, bom… voce tem programa para os proximos 5 minutos? No 360 quando voce quer conversar com alguem basta apertar não mais que cinco botões para iniciar um chat enquanto joga. No PS3… sério, enfiar coisas na sua uretra é mais divertido que conversar com alguem.

A grande novidade do PS4 é que a Sony vai dedicar um nucleo de processamento apenas para cuidar disso agora. Com o lema “nada entre voce e o jogo”, a dashboard do PS4 parece que vai receber a guaribada que tanto precisava. Voce poderá, por exemplo, pausar o jogo para pesquisar pornografia, digo, acessar a internet ou colocar a sua propria trilha sonora pra rodar sem ter que vender a alma pra isso, como já acontece no 360.

Mas Sony, já não dava pra ter arrumado isso no PS3? Dar dava, mas um avanço é melhor que nenhum né…
Eles prometeram inclusive acabar com a dor de parto que é instalar  os jogos antes de jogar (uau, comprei um jogo novo e ele chegou! Daqui a 3 horas vou ver como ele é!). Vamos ver no que isso dá…

11f

O FUTURO CHEGOU E NINGUÉM LIGA PRA ELE

11g

O futuro nos reserva coisas incriveis, como viagens a Marte e carros voadores, mas também coisas hediondas que ninguem aguenta, tipo pessoas falando nos smartphones o tempo todo. Nessa onda, a Sony colocou um botão chamado “share” no seu controle no lugar do tradicional Select. Pra que serve esse botão? Ora, simplesmente pra ENCHER O SACO DE TODO MUNDO. Agora a um toque de um botão voce pode compartilhar seus videos, conquistas e o que mais for no facebook, twitter, youtube e tatuar na sua prostata. Quem liga pra isso? Ninguem, mas a Sony achou tremendamente importante adicionar um botão de ENCHER O SACO no seu controle.

Eu mereço, viu…

VA DE RETRO SATANAS!

Assim como aconteceu com o PS3, o PS4 não terá retrocompatibilidade. Ou seja, voce não vai poder rodar seus joguitos de PS3 ou PS2 ou PS1 nele. Mas não fique tristinho! Assim como acontece com o PS3 atualmente, se voce quiser jogar seus jogos antigos no PS4 voce tem toda liberdade para compra-los denovo e rodar no console via streaming! Uau! Como voce é amigona heim Sony?

Ah sério cara, vão se foder! Vão tomar chimarrão com agua gelada!

BE DÁ JOGOS! BEU QUEBO JOGOS!

Alguns jogos e alguns demos foram mostrados (alguns não rodando diretamente no PS4 mas sim em um PC com configurações parecidas) e eu falarei rapidamente deles.

KNACK

O que acontece quando Katamary Damacy encontra God of War? Knack é um robozinho que pode absorver itens do cenário pra descer a porrada no que vier pela frente. A demo deveria impressionar pela capacidade do Ps4 gerenciar milhares de particulas ao mesmo tempo, mas impressiona mais mesmo é pela cara de filme da Pixar

KILLZONE: SHADOWFALL

Seguindo a tendencia lançada por Halo em 2001, temos mais um jogo de tiro com explosões, tiroteio desenfreado e cenários paradisiacos. Mais do mesmo, com gráficos melhores.

DRIVECLUB

Parece mais um simulador de corridas com foco no modo competição com outros jogadores. Segundo os desenvolvedores, até os fios dos carpetes de dentro do carro foram modelados. Talvez seja um exagero, mas não deixa de ser uma declaração ousada.

INFAMOUS: SECOND SON

Uma nova franquia da série inFAMOUS se inicia. Agora o seu personagem tem poderes de fogo e relacionados (fumaça e etc) ao invés de eletricidade

THE WITNESS

Não vou dizer que entendi realmente o jogo, mas parece uma mistura de Portal com fantasia medieval onde voce… liga linhas. Esquisito.

WATCHDOGS

Queridinho da E3 de 2012, o sandbox onde voce pode hackear tudo no mundo ja era esperado como anunciamento

DESTINY

Mais de dez anos depois e muitas tentativas fracassadas, a Sony finalmente vai ter o seu Halo. O novo jogo da criadora de Halo é visualmente bastante similar ao citado, o que fará muita felicidade no PS4

DIABLO 3

Dispensa apresentações, né?

RESULTADO FINAL

Tirando a inenarravel capacidade gráfica do PS4, a sensação final foi que a Sony serviu a farofa sem o salsichão. Nada de óculos de realidade virtual, de botão de socar as pessoas através da internet ne nada. Todos updates em relação ao PS3 são ótimos, mas honestamente eu não vi, nem nos updates, nem nos jogos anunciados, nada que não pudesse ter sido feito no proprio PS3. Se essa demonstração teve algum efeito, foi o de me fazer esperar pelo anuncio do XBOX 720.

O futuro pode ter chegado, mas ele não é lá essas coisas viu…

One thought on “[CONSOLE] – PS4: O futuro chegou… e ele não é tão grande coisa assim.

  1. Já que o post foi separado por títulos, também vou separar meus comentários assim. Vamos lá.

    O CONSOLE FANTASMA – Sim, a Sony realmente deveria ter apresentado o console ou alguma coisa dele em vez de apresentar só o controle. De qualquer forma, a data de lançamento está prevista só para o final do ano, o que levamos a acreditar que o console ainda está sendo terminado. Sendo assim, gera muito mais expectativa para o lançamento do console quando você ainda não sabe como vai ser do que apresentar “partes” do que está pronto, até porque o evento foi criado pela Sony para apresentar as últimas novidades e não o próprio console. Como todos sabem da briga entre Sony e Microsoft, óbvio que a Sony criaria alguma coisa para esfregar na cara da Microsoft o que está sendo produzido e terminar com um “chupa Microsoft! Quero ver fazer melhor!”.

    É TUDO FREE, NÓIS NÃO VAMO PAGA NADA LALALA – Nem preciso comentar essa parte, não é? Não tem como colocar preço em produto que não foi lançado. Ponto.

    COPIAR É PRECISO, VIVER NEM TANTO – A imagem do novo controle já tinha saído na internet sim, mas como tinham trezentas outras imagens diferentes dizendo que também eram o controle do PS4, fica difícil saber qual era a verdadeira, o que logo se confirmou no evento. A grande novidade realmente foi a tela sensível ao toque, só que acho difícil eles querem imitar a Nintendo. Essa tecnologia está sendo cada vez mais usada em qualquer tipo de aparelho tecnológico, sendo assim, não é só porque uma empresa lança um produto que possui essa tecnologia que outra empresa do mesmo segmento não possa utilizar ou ser tachada como “imitadora”. Tecnologias existem para facilitar e TODAS as empresas deveriam utilizar. As funcionalidades ainda não foram difinidas porque o console ainda não foi terminado. A detecção de movimentos do controle do PS3 é utilizada sim, em muitos jogos, inclusive o Killzone 3, e isso gera mais realismo ao jogo. A Sony também tem o PS Move, mas fez bem em parar por aí. Se eles lançassem diversos apetrechos de movimento que nem a Nintendo, o que mais podia se esperar? Joguinhos de dança e esporte? Interatividade familiar? Por favor, a Sony é vista como uma das melhores empresas no ramo de tecnologia com os melhores jogos lançados para a sua plataforma e, me desculpe, imitar uma empresa que o ápice são os jogos horrorosos de dancinha, não tem nem o que comentar.

    BONITO, PERO NO MUCHO… – Como dito antes, tecnologia veio para ser utilizada. Mais de 90% das TV à venda de hoje tem entrada HDMI e como a Sony pensa pra frente, seria mesmo necessário manter a entrada AV?

    LIBERDAAAAAAAAAAAAAAADDDDDDDEEEEEEEEEEEEE – A versão Online dos jogos no PS3 ainda era uma novidade e é óbvio que a interatividade não seria tão boa, mas você resolve a maioria desses problemas que você citou tendo um headset e não imagino que alguém iria parar o jogo para ver detalhes do troféu, que você pode conferir em uma lista detalhada depois que você finalizar o jogo ou voltar para o menu. Além disso, novidades e possibilidades de melhoria sempre vem com novas versões. Se eles não tivessem dito nada disso no evento, você nem saberia dessas possibilidades. Outra, instalar o jogo na plataforma antes de começar a jogar evita telas de loading desnecessárias, bugs e possíveis problemas de leitura do blu-ray. Todo mundo que sabe um pouco de informática entende que a leitura de um HD é infinitamente mais rápida que a leitura de um disco e depender da velocidade dessa leitura diretamente do blu-ray iria tornar a sua jogatina uma sucessão de travamentos.

    O FUTURO CHEGOU E NINGUÉM LIGA PRA ELE – Acho que essa parte foi a maior besteira de todas. A interatividade não está limitada a convite de jogos do facebook ou enviar fotinhos para os seus amigos. Com o alto desempenho do PS4, será possível você jogar, enviar, receber, interagir ou fazer quase qualquer coisa com outros usuários, sendo assim, a gama de possibilidade de um jogo aumenta absurdamente e deixa de ser apenas chegar no final e pronto. Games que antes tinham um roteiro pré-definido ganham inúmeras “extensões” e possibilidades e vai ser quase como se o jogo não acabasse nunca. Colocar essa interatividade como um dos carros-chefe do PS4 foi uma sacada genial da Sony.

    VA DE RETRO SATANAS! – Sim, o PS4 não terá retrocompatibilidade via mídia. A informação de que você terá que pagar novamente pelo título ainda não foi confirmada. Se tiver, será algo ruim, pena. Colocar os títulos via streaming também foi uma ótima ideia, da mesma forma que a criação da PSN. E, desculpe, a Sony não fabrica consoles especificamente para o Brasil e ela não tem culpa se a internet daqui é uma merda. Mundialmente falando, jogar via streaming será bem fácil.

    BE DÁ JOGOS! BEU QUEBO JOGOS! – Dispenso comentários.

    RESULTADO FINAL – É decepcionante ver que as pessoas falam sempre olhando para o próprio umbigo e o que não é bom pra você não é bom pra ninguém. A Sony não precisa se reinventar a cada lançamento porque ela já faz parte dos melhores. Melhorar a cada console é o que vem acontecendo e sempre vai acontecer . Porque eles não pensaram nisso para o PS3? Simples, o PS3 foi lançado em 2006 e de lá pra cá MUITA coisa mudou, sendo assim, a Sony está de parabéns por mais uma vez desenvolver um console digno da sua época e, por isso, a Sony é o que é.

    O futuro chegou e ele é muito mais do que você imagina…

Comments are closed.