[CINEMA] The Overlook Hotel: Alfonso Cuarón cotado para dirigir prequel de “O Iluminado”

6771009273_a19b6bb3a8_z

De acordo com o site Schmoes Know, o diretor Alfonso Cuarón (Gravidade, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Filhos da Esperança) foi convidado pela Warner Bros. para dirigir o filme The Overlook Hotel, uma prévia (prequel) do “cult” de Stanley Kubrick, O Iluminado. Importante ressaltar que, até o momento, isso é apenas um boato, e mesmo que seja verdade, Cuarón pode aceitar ou não o convite.

As primeiras notícias sobre a produção de uma prequel ao filme clássico de 1980 surgiram em 2012, quando foi anunciado que ela focaria em eventos anteriores à chegada de Jack Torrance e família ao terrível hotel, e envolveria como produtores Laeta Kalogridis (Ilha do Medo, Avatar), Bradley Fischer (Cisne Negro, Ilha do Medo, Zodíaco) e James Vanderbilt (Zodíaco, também roteirista de O Espetacular Homem-Aranha). No ano seguinte, noticiou-se que Glen Mazzara, produtor de The Walking Dead entre 2011 e 2013, estava cotado para escrever o roteiro do filme. Mazzara trabalhou como roteirista em várias séries, como Crash, HawthorneThe Shield, além da própria The Walking Dead.

O corredor do hotel com a decoração icônica

O corredor do hotel com a decoração icônica

Este não é o único filme que a WB está oferecendo a Cuarón – ele também está em negociação para dirigir Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastic Beasts and Where to Find Them), um spin-off de Harry Potter baseado no livro homônimo de J.K. Rowling, que também “existe” como livro didático dentro do universo fictício do bruxinho. Este filme seria sobre as aventuras de Newt Scamander, o autor da versão ficcional do livro, 70 anos antes da história de Harry. Vale lembrar que Cuarón já dirigiu o terceiro filme da franquia.

Fica a especulação sobre como seria um olhar de Cuarón sobre o universo sombrio criado por Stephen King. Seu intenso trabalho de personagens em Gravidade (que, aliás, foi comparado a 2001: Uma Odisséia no Espaço, outra obra de Kubrick) pode render boas coisas, e ele já demonstrou ter uma boa noção de suspense. Com o roteirista de Walking Dead, quem sabe pode sair algo que preste…

Jack Torrance em 1921 - será que essa foto vai ganhar uma explicação?

Jack Torrance em 1921 – será que essa foto vai ganhar uma explicação?

Stephen King, autor do livro que deu origem a O Iluminado (e que ganhou setembro passado uma sequência chamada Doctor Sleep, que acompanha a vida de Danny Torrance, já crescido e trabalhando como enfermeiro) já não gostou muito do trabalho feito por Kubrick em 1980, e se mostra ainda menos empolgado com essa prequel, conforme se depreende do comentário feito em uma entrevista do início de 2013:

P: Houve recentemente conversas sobre uma prequel em filme para O Iluminado. Ela será baseada em material que foi cortado de seu romance, sobre a história antiga do Overlook. A Warner Bros., que fez o filme de Kubrick, está explorando a idéia de haver outro filme lá. Como você se sente a respeito?

R: Há uma questão real sobre eles terem ou não os direitos a “Antes da Peça”, que foi o prólogo cortado do livro – porque o epílogo do livro foi chamado de “Após a Peça”. Portanto, foram a abertura e fechamento da obra, e havia coisas bem assustadoras no prólogo que não dariam um filme ruim. Se eu estou ansioso para ver isso acontecer? Não, não estou. E há uma questão real sobre quais direitos a Warner Bros. ainda tem. O Iluminado é um livro tão antigo que os direitos autorais voltam para mim. Pode-se dizer que o direito da adaptação cinematográfica prescreve – então veremos. Estamos dando uma olhada nisso. Não estou dizendo que eu vou impedir o projeto de seguir em frente, porque eu sou meio que um cara legal. Quando eu era criança, minha mãe disse, ‘Stephen, se você fosse garota, você estaria sempre grávida.’ Eu tenho uma tendência a deixar as pessoas desenvolverem as coisas. Estou sempre curioso para ver o que vai acontecer. Mas quer saber? Eu ficaria igualmente feliz se não acontecesse.

Pô Stephen, não joga água fria…

Curta nossa página no [Facebook] e nos siga no [Twitter] para mais notícias do universo Nerd Geek!