[CINEMA] Stephen King: TOP 20 adaptações – Parte II

gdfdgd

Vamos continuar com a minha polêmica lista das melhores adaptações dos livros do grande Stephen King para o cinema.  É claro que nem só de terror e suspense vive o escritor, e essa segunda parte, trás alguns dramas e mais diretores renomados como Rob Reiner e Frank Darabont, que dirigiram duas e três adaptações de King respectivamente, o grande Brian De Palma, além de outros dois mestres do terror no cinema: David Cronenberg  e John Carpenter.

Caso tenha perdido a Parte I clique aqui.

10° Na Hora da Zona Morta(The Dead Zone) – 1983Dead Zone

Direção: David Cronenberg

Johnny Smith (Christopher Walken) é um professor de literatura que estava prestes a se casar quando sofre um acidente de carro e fica cinco anos em coma. Ao recobrar a consciência, descobre que perdeu sua carreira e Sarah Bracknell (Brooke Adams), sua noiva, mas em compensação ganhou poderes paranormais que o permitem prever o futuro. Assim, ele tem o poder de alterar o curso dos acontecimentos e este é o seu dilema: interferir ou sofrer sozinho, sabendo das tragédias que estão por acontecer. O enredo também inspirou uma série: O Vidente(The Dead Zone).

9º O Aprendiz(Apt Pupil) – 1998Apt Pupil

Direção: Bryan Singer

Todd (Brad Renfro), um garoto, descobre que um de seus vizinhos é um ex-criminoso nazista(Sir. Ian McKellen), que vive com outra identidade em sua cidade. Para não entregá-lo às autoridades, exige que o fugitivo lhe relate suas memórias. A partir de então um tenso jogo psicológico surge entre os dois, ameaçando a sanidade do jovem.

8º A Maldição(Thinner) – 1996
Thinner

Direção: Tom Holland

Billy Halleck (Robert John Burke) é um advogado influente, que livrou recentemente o mafioso Richie Ginelli (Joe Mantegna) da prisão. Billy leva uma vida perfeita, com exceção da dificuldade em emagrecer. Um dia ele atropela uma cigana e, devido a isto, é lançado contra si uma maldição que fará com que emagreça cada vez mais, até morrer. Logo sua família acredita que ele está doente, mas não sabem como ajudá-lo. Apenas Richie acredita na história da maldição e tenta de alguma forma ajudá-lo.

7º Eclipse Total(Dolores Claiborne) – 1995
Dolores Clairbone

Direção: Taylor Hackford

Dolores Claiborne mora numa cidade do interior, onde trabalha como empregada de uma mulher muito rica. Esta um dia aparece morta, e Dolores é tida como principal suspeita. A filha, influente jornalista em Nova York, reencontra a mãe após vários anos na tentativa de ajudá-la, mas antes terá superar os traumas de infância. Assustadoras descobertas virão à tona.


6º Christine, O Carro Assassino(Christine) – 1993
Christine
Direção: John Carpenter

Christine, é um dos livros mais famosos do escritor,  e a adaptação conta a história de Arnie Cunningham (Keith Gordon) adora Christine, um carro modelo 1958 Plymouth Fury que não está em seu melhor estado. Decidido a restaurá-la a qualquer custo, Arnie dedica todo seu tempo para ela, o que faz com que se afaste dos amigos e da própria realidade. Leigh (Alexandra Paul), sua namorada, e Dennis (John Stockwell), seu melhor amigo, procuram o antigo dono de Christine e descobrem que o mesmo aconteceu com ele, antes de vender o carro. É quando eles chegam à conclusão que o único meio de resgatar Arnie é destruindo Christine.

5º Conta Comigo(Stand By Me) – 1986
Stand By Me

Direção: Rob Reiner

Drama dirigido por Rob Reiner que apresenta características diferentes de Mr. King como escritor. Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), um escritor, recorda quando tinha entre doze e treze anos no verão de 1959 e vivia em Castle Rock, Oregon, uma localidade com 1281 habitantes. Gordie tinha três amigos inseparáveis: Chris Chambers (River Phoenix), Teddy Duchamp (Corey Feldman) e Vern Tessio (Jerry O’Connell). Chris era o líder natural, Teddy era emocionalmente perturbado e, se Gordie era o intelectual do grupo, Vern era o mais infantil. Um dia Vern ouviu por acaso Billy Tessio (Casey Siemaszko) e Charlie Hogan (Gary Riley) comentando sobre o corpo de Ray Brower, garoto da idade deles que havia desaparecido. Cada um deu uma desculpa em casa e partiram para tentar encontrar o corpo. Nenhum deles imaginava que esta viagem se transformaria em uma jornada de auto-descoberta que os marcaria para sempre.

4° Carrie, A Estranha (Carrie) – 1976
Carrie
Direção: Brian De Palma

Carrie já ganhou mais duas versões recentes, em 2002 e em 2013, mas sem dúvida a melhor versão é a de 1973. Carrie White (Sissy Spacek) uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth (Piper Laurie), sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross (William Katt), seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson (Nancy Allen), uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.

3° À Espera de um Milagre (The Green Mile)  – 1999
The Green Mile
Direção: Frank Darabont

Mais um com o enredo um pouco diferente do que os fãs estão acostumados de Stephen King , porém o filme ganhou diversos prêmios e figura como uma das melhores adaptações em qualquer lista. Em 1935, no corredor da morte de uma prisão sulista. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe de guarda da prisão, que tem John Coffey (Michael Clarke Duncan) como um de seus prisioneiros. Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.

 2º Um Sonho de Liberdade(The Shawshank Redemption) – 1994
The Shawshank Redemption
Direção: Frank Darabont

Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo será apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição.

1º Louca Obsessão(Misery) 1991
Misery

Direção: Rob Reiner

Meu número 1 das adaptações, Misery é o ápice se tratando de ambientação e performance, e rendeu a  Kathy Bates nada menos que um Oscar. No enredo, o  famoso escritor Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie (Kathy Bates), que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde, mas um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem predileta será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele e Sheldon se vê à mercê das loucuras da admiradora.


Compre aqui obras de Stephen King!