[CINEMA] Semana Sci-Fi: Filmes obrigatórios do gênero

url

O universo da Ficção Científica faz parte do cinema desde sempre. E fazem parte desse universo filmes clássicos e franquias de sucesso, quase sempre com grande bilheteria. Muitos deles foram carro-chefe para o estilo e inspiração pra os que vieram depois

Então falaremos de alguns dos filmes e franquias que ajudaram a consolidar o gênero:

Tron – Uma Odisséia Eletrônica(1982)Tron

Contando com Jeff Bridges como protagonista, Tron foi um dos primeiros filmes a explorar a idéia de realidade virtual. Muito a frente de seu tempo, impressionou pelos efeitos sofisticados para a época. No enredo, Kevin Flynn(Bridges) acessa o computador de seu ex-chefe, para tentar provar que fora trapaceado por outro executivo,e é levado literalmente para dentro do mundo virtual. Transformado no programa Clu, junta-se aos gladiadores computadorizados e, ao lado do programa especializado em segurança Tron, enfrenta o Programa Central que domina o mundo digital. O filme rendeu uma sequência de 2010: Tron: O Legado, que conta a história de Sam, filho de Kevin, que procura respostas sobre o pai, e também acaba dentro do mundo virtual.

Alien, O Oitavo Passageiro(1979)Alien

O diretor Ridley Scott(Gladiador/Prometheus) nos presenteia, em um dos seus primeiros longas, com o embrião de uma das franquias mais conhecidas do universo sci-fi. A saga ainda rendeu mais três filmes (um deles dirigidos por James Cameron), crossovers, como Alien VS Predador, além de diversos vídeo-games baseados na franquia. A história é sobre uma nave espacial, ao retornar Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser, mas o que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

O Exterminador do Futuro (1984)Terminator

Existe alguém que não conheça esse filme? Espero que não. O Exterminador do Futuro, foi criação de James Cameron(Titanic/Avatar), que dirigiu o filme e sua sequência, O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final. Foi um dos pontos altos da carreira de Arnold Schwarzenegger, que interpretou o androide antagonista do filme. Além do segundo filme, esse universo ainda rendeu mais 2 e em breve terá seu 5º lançado, Terminator: Genisys. Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um androide com a missão de matar a mãe daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.

Blade Runner – O Caçador de Andróides(1982)Blade Runner

Mais um de Ridley Scott, que inclusive dirigiu um documentário bacana sobre sci-fi. Blade Runner, foi um fracasso de bilheterias, porém se tornou um clássico-cult no universo nerd. Harisson Ford foi o protagonista da trama que se passa no início do século XXI. Uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Ford) é encarregado de caçá-los.

 O Planeta dos Macacos (1968)Planet of the Apes

O universo dos macacos também é uma das franquias mais conhecidas e já contou com um remake de Tim Burton em 2001, além do mais recente reboot da série, iniciado em 2011. O arco original de cinco filmes tem início com esse longa de 68 e nos apresenta uma visão totalmente nova de uma civilização de macacos que atingiram a superioridade. Um grupo de astronautas americanos, viaja por séculos em estado de hibernação. Ao acordar, ele e seus companheiros se vêem em um planeta dominado por macacos, no qual os humanos são tratados como escravos e nem mesmo tem o dom da fala.

Matrix (1999)Matrix

A trilogia dirigida pelos Irmãos Wachowski, ficou conhecida no mundo todo. O primeiro filme se passa num futuro próximo, onde Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado Messias, capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)Star Wars

Obrigatória é a saga toda de Star Wars, porém o primeiro filme a ser lançado foi algo especial e deu inicio a um novo conceito no gênero. Pelo tamanho e notoriedade da franquia nem se faz necessário dizer muito, a não ser o seguinte: se nunca viu, veja. Correndo. Luke Skywalker (Mark Hamil) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros Jedi e a Han Solo (Harrison Ford), um mercenário, e junto com membros da resistência tentam destruir esta terrível ameaça.

O Vingador do Futuro(1993)Total Recall

Em 2084, Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) é um construtor e tem pesadelos recorrentes envolvendo uma viagem a Marte. Ele vai até a Rekall Inc., uma empresa que realiza implantes de memória que dão a sensação aos clientes de terem um final de semana dos sonhos. A intenção de Douglas é que seja implantada a memória de uma viagem a Marte, mas durante o processo algo sai errado. Ele perde a memória e passa a ser perseguido por assassinos, entre eles sua esposa Lori (Sharon Stone). Desorientado, Douglas descobre que na verdade chama-se Hauser e que é um agente da inteligência marciana. Em busca de respostas, ele viaja para Marte. Existe um reboot de 2012 com Colin Farrell no papel de Hauser.

2001 – Uma Odisséia no Espaço(1968)2001

Até Stanley Kubrick contribuiu para o legado da ficção científica. O diretor apresenta em um dos seus mais conhecidos filmes, o que muitos consideram como um dos maiores marcos da historia do cinema. Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

 Metrópolis (1927)Metropolis

Praticamente o pioneiro do gênero na sétima arte, Metrópolis virou símbolo de ficção-científica, do cinema mudo, do cinema alemão e de super produção. Muitos nem tem idéia de como o filme é influente uma vez que já estamos acostumados com muitas das coisas estabelecidas por ele, mas sua importância é inegável.

O enredo é ambientado no século XXI, numa grande cidade governada autocraticamente por um poderoso empresário. Os seus colaboradores constituem a classe privilegiada, vivendo num jardim idílico, como Freder, único herdeiro do dirigente de Metropolis. Os trabalhadores são escravizados pelas máquinas, e condenados a viver e trabalhar em galerias no subsolo. Num meio de miséria entre os operários, uma jovem, Maria, destaca-se, exortando os trabalhadores a se organizarem para reivindicar seus direitos através de um escolhido que virá para representá-los.

Futura, o design original de C-3PO de “Guerra nas Estrelas” e o C-3PO como conhecemos: inspiração total.

Futura, o design original de C-3PO de “Star Wars” e o C-3PO como conhecemos

Através de cenas de forte expressão visual, e recursos de efeitos especiais, algumas se tornaram clássicas, como a panorâmica da cidade com os seus veículos voadores e passagens suspensas. Alusões bíblicas, mistério, ação e romance, completam o leque que envolve o público e o mantém em suspense até ao final.

À época, Metropolis impressionou tanto Hitler que, quando ele chegou ao poder, solicitou ao ministro Goebbels que abordasse Lang, convidando-o a fazer filmes para o partido nazista. Enquanto Thea Von Harbou, sua esposa à época, mergulhou no projeto, Lang evadiu-se para Paris, aonde chegou a produzir filmes de conteúdo antinazista, viajando posteriormente para os Estados Unidos, onde faleceu.

A obra demonstra uma preocupação crítica com a mecanização da vida industrial nos grandes centros urbanos, questionando a importância do sentimento humano, perdido no processo. Como pano de fundo, a valorização da cultura, expressa no filme através da tecnologia e principalmente, da arquitetura.

E aí o que achou? Concorda?