[CINEMA] Os Caça-Fantasmas completam 30 anos hoje!

ghostbusters-crew

Dia 8 de junho de 1984 estreou Os Caça-Fantasmas nos cinemas nos Estados Unidos, comédia com toques de terror e ficção científica que desde então passou a ser cultuada por um crescente número de fãs, e que hoje completa 30 anos.

Dirigida por Ivan Reitman, e estrelada por Bill Murray, Dan Aykroyd e o falecido Harold Ramis (os dois últimos também co-escreveram o roteiro), Os Caça-Fantasmas foi a síntese do trabalho de todos os quatro. Todos eles trabalharam juntos antes do filme – Murray e Aykroyd no programa humorístico Saturday Night Live; Murray e Ramis na comédia Recrutas da Pesada (1981), que foi dirigida por Reitman, com quem Murray também trabalhou na comédia de acampamento de verão Almôndegas (1979) – e conseguiram fazer criar com Os Caça-Fantasmas um filme para toda a família que marcou gerações, e é muito querido até hoje.

ghostbusters-neutrino-wand

A mistura de diálogos dinâmicos, frases de efeito bem encaixadas e certeiras – a maioria delas vindas de Peter Venkman, interpretado por Bill Murray – com os efeitos especiais de Richard Edlund, que deram forma à crescente onda de atividades paranormais e fantasmas que passam a aterrorizar Nova York, fizeram do filme um grande sucesso, e uma das melhores combinações de comédia e terror já concebidas.

O sucesso do filme na época de seu lançamento foi comparável ao de Star Wars e Tubarão, rendendo a produção de brinquedos, pôsteres, desenhos animados, e uma continuação em 1989.

ghostbusters-Stay-Puft-Marshmallow-Man

Além de toda a qualidade do roteiro e do talentoso e bem entrosado elenco, Os Caça-Fantasmas ainda apresentou um dos carros mais estilosos do cinema, uma ambulância Cadillac Miller-Meteor de 1959 customizada, que desde então é o sonho de consumo de muitos fãs da franquia. E é claro que não podemos esquecer da clássica música-tema escrita e cantada por Ray Parker Jr.


Abaixo uma galeria de fan arts para homenagear a data:

Que tal comemorar o aniversário aproveitando este sábado pra rever o filme? 🙂