[CINEMA] Nas Montanhas da Loucura: Guillermo del Toro volta a falar da adaptação de H.P. Lovecraft

at-the-mountains-of-madness-city-of-the-old-ones-concept-art

Guillermo del Toro é um sujeito determinado. Depois de lutar por uma continuação de Círculo de Fogo (Pacific Rim), e conseguir sinal verde para começar a desenvolvê-la, agora ele voltou a focar-se num de seus sonhos mais antigos: a adaptação do livro Nas Montanhas da Loucura, de H.P. Lovecraft, para os cinemas.

Por pouco que o projeto não começou a ser filmado em 2010, quando del Toro conseguiu James Cameron como produtor e Tom Cruise para o papel principal. Na época ele filmaria o longa em 3D, com um orçamento em torno de U$120 milhões de dólares. Mas, no fim das contas, a Universal Pictures vetou, porque del Toro queria uma censura maior para o filme, por conta da violência gráfica que a história pedia.

Depois disto, em 2012, veio Prometheus, de Ridley Scott, que abordava temas semelhantes aos discutidos no romance de Lovecraft, o que fez del Toro desistir de adaptá-lo.

Mas o mundo dá voltas, e depois de conseguir convencer a Legendary Pictures a produzir a continuação de Círculo de Fogo, del Toro agora está tentando convencer a produtora a ajudá-lo a realizar seu sonho, e está até mesmo disposto a diminuir a censura, o que sacrificaria as cenas de violência gráfica e sanguinolência. A respeito disto, o diretor disse o seguinte:

Acho que da forma como vejo hoje a censura PG-13 [menores de 13 anos entram no cinema somente acompanhados dos pais], ela tornou-se mais flexível, e acho que posso fazer [Nas Montanhas da Loucura] com esta censura, por isto vou explorar a ideia [com a Legendary], torná-la a mais horrorizante quanto eu puder, mas sem ser muito gráfico. Há basicamente uma ou duas cenas do livro das quais as pessoas não se lembra que são bem gráficas. No caso seria a autópsia humana que os alienígenas fazem, que é um momento bem chocante. Mas acho que posso encontrar maneiras de fazer isto. Veremos. Certamente é uma possibilidade para o futuro. A Legendary já esteve bem próxima de produzi-lo, e eu sei que eles adoraram o roteiro. Então, veremos. Espero que aconteça. Sem dúvida é um dos filmes que eu adoraria fazer.

Pra quem estiver torcendo o nariz neste instante por causa da censura, posso garantir que a obra original (disponível para compra aqui), apesar de ter algumas cenas violentas, sustenta-se mais na atmosfera apreensiva e enervante, e no assombro das descobertas que os personagens fazem em meio às ruínas de uma cidade ancestral no meio da Antártida, do que na violência gráfica. E del Toro já mostrou que sabe assustar sem precisar apelar para cenas sangrentas e grafismos gore.

Os próximos projetos do diretor são a série The Strain, que estréia dia 13 de julho no canal FX, o horror de época Crimson Peak, previsto pra estrear nos cinemas em 16 de outubro de 2015, e Pacific Rim 2, com lançamento marcado para 7 de abril de 2017. Todos os fãs do diretor desde já de dedos cruzados para Nas Montanhas da Loucura finalmente ir pras telonas, e quem sabe, finalmente, uma das obras de Lovecraft ganhar uma adaptação decente pros cinemas.

Fique de olho no NERD GEEK FEELINGS para mais novidades sobre Nas Montanhas da Loucura, e mais sobre a obra de H.P. Lovecraft!

One thought on “[CINEMA] Nas Montanhas da Loucura: Guillermo del Toro volta a falar da adaptação de H.P. Lovecraft

  1. ão sou diretor nem manjo porra nenhuma de cinema, mas na boa. Prometheus fudeu com as expectativas dos fãs de aliens, assim como eu. Uma porcaria de filme, cadê o terror, cadê o suspense de alien? Circulo de fogo até que é legalzinho, mas ficou muito tipo, os pilotos americanos são mother fuckers e os demais são uns paus no cú. Ridículo os Russos perderem daquela forma entre os outros pilotos. não tem segredo porra… prova disso foi o magnifico filme do diretor Bryan Singer, X-man dias de um futuro esquecido. top…. filme ficou muito animal… perdendo em nd para o X-man primeira Classe. Henrique me disse uma fez é é fato. Bons diretores fazem bons filmes e concordo plenamente com isso. A formalua de como não fazer flmes de ação ja foi deixada bem clara pelo fracasso do Diretor Michael Bay de Transformes…. Porraaaa espero que esse fdp não foda com um dos melhores contos do HP… e vai tomar no cu… Tom Cruse? ha vai se foder…

Comments are closed.