[CINEMA] MILES MORALES: quem é o provável novo Homem-Aranha dos filmes da Marvel?

milesmoralespeterparker_cine

Recentemente ficamos sabendo que não teremos um ator branco interpretando o Homem-Aranha nos filmes da Marvel. Isso muito provavelmente quer dizer que não teremos Peter Parker sob a batuta da Marvel/Disney. O produtor da Marvel disse que é 95% certo que o escalador de paredes deva ser negro e/ou latino, e o mais indicado para assumir esse papel é o personagem Miles Morales, que por acaso é as duas coisas (negro de origem latina, para este propósito).

Enquanto boa parte das pessoas ficou discutindo se gostava ou não de ter o Peter Parker (de novo!) fora da parada, outra boa parte ficou se perguntando: “QUEM?!”

Se você não é tão aficionado dos quadrinhos, boas são as chances de que você nunca tenha ouvido falar em Miles Morales, e hoje vamos iluminá-lo sobre isso.

miles no moreORIGEM

Miles apareceu pela primeira vez em agosto de 2011 na HQ “Ultimate Comics: Fallout #4” (Ultimate Marvel #27, no Brasil). No universo Ultimate (uma das versões alternativas do Universo Marvel 616), Norman Osborn usa o sangue de Peter Parker para recriar o composto que deu poderes ao Homem-Aranha, mas o ladrão o Aaron Davis rouba a fórmula e, no processo, uma das aranhas geneticamente modificadas pela Oscorp entra na sua bolsa.

Dias depois, o sobrinho de Aaron Davis, Miles Morales, vai visitar o tio e é mordido pela aranha, ganhando alguns poderes. Inicialmente, Miles não acha que ter poderes tem que fazer dele um herói, porque ele só queria ter uma vida normal, não é problema dele e blablabla. Isso muda quando ele vê a morte de Peter Parker pelo Duende Verde na televisão, e percebe que ele poderia ter ajudado.

Miles, então, decide assumir o posto de escalador de paredes favorito de Nova York

PODERES

Miles what the fuck

Miles tem força e agilidade similares ao Homem-Aranha, assim como a capacidade de aderir a paredes e o “sentido aranha” (embora não tão apurado). Adicionalmente, ele tem a habilidade de “camuflagem”, que o permite alterar sua pele e roupas para se misturar ao ambiente, e uma capacidade de toque paralisante, que pode paralisar qualquer criatura com uma consciência (como o Electro ou o Homem-Formiga em sua versão gigante, por exemplo), e que pode ser conduzido através de materiais – ele não precisa tocar diretamente no alvo, pode conduzir o seu “toque paralisante” através de metal ou das próprias teias.

Ele usa disparadores de teia, assim como o Homem-Aranha clássico, mas não criados por ele, e sim dados pela S.H.I.E.L.D.

Também há uma questão não exatamente clara sobre sua resistência física, e Miles pode aguentar, sem se machucar, coisas que certamente matariam um humano comum, mas não é exatamente claro o quão “indestrutível” ele é.

PERSONALIDADE

miles vs peter parkerMiles Morales é bastante diferente de Peter Parker neste sentido. Ele não é um gênio da ciência (embora seja muito inteligente, claro), e nem tem o mesmo senso de humor debochado do predecessor.

Na verdade, Miles é introvertido, e fala relativamente pouco, e embora ele faça algumas piadas enquanto lute, elas são mais sarcásticas, e até mesmo arrogantes, do que a zoeira habitual do Peter Parker.

Nos mesmos moldes de seu antecessor, pode-se dizer que, de alguma forma, Morales é apenas um garoto negro fodido comum, que tem uma inteligencia acima da média, mas bastante noção da realidade e fala pouco. Eu diria que ele lembra bastante o Chris de “Todo Mundo Odeia o Chris” (Todo mundo odeia o Miles?)

A coisa mais notável sobre Miles, no entanto, é o quanto é importante para ele ser “normal”. Todo seu arco inicial é justamente sobre aceitar ter poderes, em grande parte porque o seu pai é bastante racista contra mutantes e pessoas com super-poderes em geral, o que faz Miles hesitar em “ser diferente”.

Criado em uma realidade diferente, Miles tem uma noção própria do que é certo ou errado, e definitivamente não faz o estilo “herói escoteiro”. Na verdade, ele tem uma noção da realidade boa o suficiente para achar que pular em cima de um cara com uma metralhadora parece mais maluquice do que legal.

NÊMESIS

miles morales picadoSeu maior inimigo é o vilão Prowler, que na verdade é o seu tio Aaron, que também acabou mordido pela aranha modificada, mas usa seus poderes de forma não heroica. Diferente do tradicional, no entanto, Aaron têm uma relação mais complexa com Miles, sem limites muito fixos sobre certo e errado para ambos os lados.