[CINEMA] J.J. Abrams revela a presença de Obi-Wan e Yoda em “Star Wars: O Despertar da Força”

Se você ainda não viu o filme saiba desde já que este texto contém SPOILER!

O diretor J.J. Abrams fez de Star Wars: O Despertar da Força um filme grandioso casando nostalgia com a novidade. Não só novos personagens foram apresentados, mas personagens clássicos como Han Solo, Leia e Luke Skywalker estavam de volta. Mas eles não foram os únicos.

Talvez você não tenha percebido (eu confesso que também não percebi), mas segundo J.J. Abrams, “O Despertar da Força” também contou com as presenças de Obi-Wan e Yoda.

Lembre a cena onde Rey vai ao porão do castelo de Maz Kanata e descobre um baú que contem o sabre de luz perdido de Luke. Ao tocá-lo, Rey é inundada por visões mostrando os temíveis Cavaleiros de Ren e o próprio Luke estendendo sua mão robótica para tocar R2-D2. No meio de todas essas visões, várias vozes se sobrepõem e duas soam familiares: são as vozes de Obi-Wan e Yoda.

Em entrevista para a EW, o diretor J.J. Abrams e os co-roteiristas Lawrence Kasdan e Michael Arndt revelaram como e porque essa cena foi feita.

Abrams revelou que Ewan McGregor e Frank Oz retornaram para reprisar seus papéis, assim como Alec Guinness, através de gravação da sua voz, já que o ator morreu em 2000 aos 86 anos.

“A ideia das vozes era que queríamos que o público sentisse – mas não necessariamente apresentados na sua cara – a ideia de que vozes familiares da Força estavam se conectando com ela. Pelo menos tão bem quanto poderiam”, revelou Abrams.

Mas no meio de todas aquelas visões, não só Rey, mas como a própria audiência estava atordoada para se ater nesses detalhes, então, o que disse cada voz?

“Você ouve um pouco do Yoda. Você ouve Luke gritando ‘nããooo’ do momento de ‘Império [Contra-Ataca]. E você ouve Obi-Wan no final dizendo: ‘Rey… estes são os seus primeiros passos'”, diz Abrams.

ObiWanEwan-570x298Ewan McGregor retornou apenas para fazer essa fala e Abrams disse que o ator se mostrou incrível e doce. Mas, Bryan Burk, amigo de Abrams  e produtor do filme, um dia trouxe uma grata surpresa: a voz de Obi-Wan Kenobi dizendo o nome “Rey …”. O diretor perguntou se era da participação de Ewan McGregor e Burk disse em seguida: ‘Não, nós temos uma fala de Alec Guinness dizendo ‘com medo’ [Afraid].”

Nada seria mais perfeito para J.J Abrams do que aquela junção de elementos, a cadência da voz naquela palavra truncada, como ele próprio revela:

“Eles cortaram-na, e você ouve o desempenho – ele está dizendo da maneira que eu teria implorado a Alec Guinness dizer isso. É tão perfeitamente louco. Então, quando você ouve Obi-Wan falar com Rey é tanto Alec Guinness e Ewan McGregor fazendo a voz.”

star_wars_67483

Frank Oz, um veterano dos Muppets e quem também manipulava o boneco e dava e voz a Yoda, retornou para uma fala em “O Despertar da Força”, apesar de terem sido usadas gravações dos filmes anteriores.

“Ele era incrivelmente generoso e veio a Bad Robot, onde tivemos uma área de gravação, e ele estava fazendo Yoda, dizendo as falas que demos a ele. Toda esta experiência tem sido um momento chocante após o outro. Apenas assistir Frank Oz, você olha para ele e fala com ele e sua voz é muito profunda. Eu não sei por que eu teria pensado que ele soava como Miss Piggy!”

Oz se mostrou muito disposto no retorno a voz de Yoda. “Ele era muito generoso para dizer, ‘Tudo o que torna o filme melhor, eu estou feliz em ajudar”, disse Abrams.

0yoda

One thought on “[CINEMA] J.J. Abrams revela a presença de Obi-Wan e Yoda em “Star Wars: O Despertar da Força”

Comments are closed.