[CINEMA] Homem-Pássaro: descubra o truque por trás da “tomada única” do filme

Homem-Pássaro (Birdman), novo filme de Alejandro González Iñárritu (21 Gramas, Babel), estrelado por Michael Keaton, já estreou nos Estados Unidos, e vem chamando atenção por parecer que ele inteiro foi filmado numa só tomada, chamada de plano-sequência. Um making of foi lançado na internet pra mostrar como isto foi feito.

Além de ter quase duas horas de duração, o filme ocorre ao longo de vários dias, em diversas locações, o que tornaria tecnicamente impossível que ele fosse filmado numa só tomada. Para isto, foram necessários alguns truques de montagem e manipulação digital para obter o efeito. Assista abaixo a explicação:

Homem-Pássaro conta a história de Riggan (Michael Keaton), um ator que ficou famoso por interpretar o super-herói que dá nome ao filme em uma trilogia cinematográfica, e que deseja recuperar o respeito de Hollywood estrelando uma peça de teatro baseada em sua carreira como Homem-Pássaro. Ao longo do filme a consciência heroica de Riggan se manifesta de tempos em tempo sob a forma do super-herói que ele interpretou, como pode ser conferido no trailer abaixo:

Homem-Pássaro, que também conta com Emma Stone, Naomi Watts e Edward Norton no elenco, estréia no Brasil dia 22 de janeiro de 2015.