[CINEMA] H.P. Lovecraft: Filmes e documentário baseados na obra do escritor

Enquanto preparamos resenhas, galerias de imagens e muito  mais para essa semana Lovecraftiana, resolvi começar as postagens sobre o escritor falando de três… Filmes.

Lovecraft tem uma enorme quantidade de obras baseadas em sua mitologia: são livros, quadrinhos, músicas, pinturas, peças de teatro, programas de rádio, seitas ocultistas “sérias” e o que mais você possa imaginar. Uma busca rápida no youtube, por exemplo, pode revelar dezenas de curtas e animações sobre a mitologia Lovecraftiana. Bem, vamos então aos filmes, sem enrolação.

 

Um Sussurro nas Trevas (The Whisperer In Darkness, 2011)

download[1]O filme, baseado no conto de mesmo nome, foi produzido pela HPLHS (H.P. Lovecraft Historical Society), grupo que mantém o site Cthulhu Lives! e é responsável pela produção de materiais baseados em obras do autor. O grupo atua em diversas mídias, como livros, quadrinhos, trilhas sonoras e programas de rádio, além de já ter feito dois filmes (o outro também será apresentado aqui).

“Um sussurro nas trevas (escrito em 1930) narra os acontecimentos ocorridos após as grandes enchentes de Vermont em 1927. Ao ouvir histórias sobre cadáveres de animais desconhecidos boiando nas águas, o acadêmico Albert N. Wilmarth tenta vincular os relatos às crenças populares da região. O assunto ganha os jornais e a seguir entra em cena Henry Wentworth Akeley, o folclorista de Vermont que acredita na existência de cultos secretos e criaturas inumanas nas colinas do Estado – e logo percebe estar diante de coisas muito mais poderosas do que seria capaz de imaginar. Um sussurro nas trevas é um dos grandes expoentes do “horror cósmico” de Lovecraft” (resenha retirada do skoob).

O filme tem um clima totalmente noir, tanto que muitos desavisados creem, ao vê-lo, que se trata de uma obra originalmente criada na década de 30 ou 40. O estilo, um tributo aos clássicos da época, chamado pelos criadores de Mythoscope, foi imaginado justamente para ser usado nas adaptações das obras de Lovecraft (Para ver o filme clique AQUI).

 

 

O Chamado de Cthulhu (The Call Of Cthulhu, 2005)

CallOfCthulhuTitle[1]

Seguindo a mesma linha do filme anterior (o filme é da mesma produtora), parece uma obra feita ainda antes, nos tempos do cinema mudo (década de 20). Tudo é completamente estilizado como um filme antigo, a trilha sonora, as fontes, as posições da câmera e as falas. O clima de terror cósmico, o deus monstro de proporção épica, o medo e o suspense… A obra tem tudo.

É a história de  um professor moribundo que deixa a seu neto uma coleção de documentos relacionados ao Culto de Cthulhu. O neto começa a descobrir porque os estudos do Culto fascinavam tanto seu avô. Pouco a pouco ele começa a se admirar com o Culto, assim como seu avô, e começa a investigar, tomando isso como sua própria cruzada. Quando começa a perceber a perturbadora e mortal realidade da situação, sua sanidade começa a desmoronar.

 

Lovecraft, Medo do Desconhecido (Fear of the unknown, 2008)

Fear-Poster[1]

Um incrível e premiado documentário sobre a vida e obra do autor, com mais de uma hora de duração e que conta com testemunhos de gente de peso como Neil Gaiman, Guillermo del Toro, John Carpenter, Peter Straub e outros.

Não custa lembrar que essas foram apenas algumas indicações pessoais, indicadas principalmente para quem deseja conhecer a obra de H.P. Lovecraft. Há dezenas de filmes inspirados em seus contos – alguns clássicos, como Re-Animator. Mas, para fins de introdução no clima e na mitologia criada por ele, creio que essas foram as escolhas mais certeiras!  Uma frase famosa atribuida a Lovecraft é: “A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido.” E ele, como poucos, conseguiu através de suas obras imputar esse medo em todos os leitores ao redor do globo, sem dúvida alguma.


Compre aqui obras de H.P. Lovecraft!

One thought on “[CINEMA] H.P. Lovecraft: Filmes e documentário baseados na obra do escritor

Comments are closed.