[CINEMA] As Tartarugas Ninja: Nem tão Santa a Tartaruga!

tartarugas-ninja-2014-poster-fragment

O filme novo das Tartarugas Ninja, produzido por Michael Bay, mesmo diretor da franquia Transformers, chegou fazendo sucesso junto com outros títulos nerds que estrearam nesse período pós-férias – Lucy e Guardiões da Galáxia – porém, com uma pegada mais juvenil. Vale a pena ressaltar aqui algumas coisas boas e outras nem tanto desse filme que, sem muitas surpresas, conseguiu até agradar bastante a horda nerd que arriscou a sessão de cinema. Como arrisquei duas vezes, deixo aqui meu parecer (sujeito a opiniões pessoais).

Megan Fox usada do jeito certo

tartarugas-ninja-2014-megan-fox-april-o-neil

Por Deus, nunca achei que fôssemos ter uma maturidade tão grande num filme de adolescentes (ainda que os adolescentes sejam tartarugas) e para adolescentes [falaremos disso na parte dos argumentos (premissa) do filme]. Apesar de haverem escalado a atriz Megan Fox – conhecida pela beleza – certamente por seus atributos predominantemente físicos, dessa vez a escalação de um rostinho bonito não se deveu a isto. Apesar da primeira parte do filme focar basicamente em April – papel de Megan – fica clara a intenção de fazê-la integrar-se ao personagem… Digo isso pela fórmula cinematográfica comum: se eu colocar um ator / atriz bonito (a), acabarei por chamar mais espectadores às salas de cinema. Dessa vez, apesar do fator estético, Megan acaba interpretando uma jornalista desastrada e desacreditada, protagonizando cenas embaraçosas. Nada sexy… Que bom!

Porrada sincera

TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES

Um dos aspectos que mais chamou atenção no filme (e creio que esse mérito se deva muito às tendências nerds de Michael Bay) foi a feitura de cenas de “porrada sincera,” ou seja, plasticamente bem estruturadas o suficiente para empolgar quem estava sentadinho nas cadeiras do cinema. Apesar do filme não ser repleto de momentos de embate físico – e nem creio que fosse esse o objetivo -, os poucos instantes de confrontamento espalhados ao longo da película foram bastante convincentes. Mesmo sendo protagonizados por tartarugas…

Pra quê economizar nas Gags?

tartarugas-ninja-2014-elevador

Para um filme classificado como COMÉDIA, e que tem um apelo basicamente juvenil (sem violência real, nenhum tipo de piada sexual, nada de uma trama complexa, etc, etc, etc ), pra quê economizar nas piadinhas? Acredito que, nesse ponto, houve uma falha notável por parte da produção do filme. Afinal de contas, por que não colocar mais brincadeiras e piadas infames? Se o ritmo do filme pede esse tipo de abordagem pelos personagens, e muitas cenas com comicidade, por que economizar? Acabou que o filme teve muitos momentos engraçadinhos, mas nada que pudesse fazer o público rir pra valer. Mas devo dizer que as brincadeirinhas envolvendo Batman, o final da série Lost, e um ou outro easter egg, valeram a pena. Isso sem falar na cena do elevador. Convenhamos… No quesito graça, a versão de 1990 foi muito além… (E nem foi tão boa assim…)

Uma premissa muito suspeita

tartarugas-ninja-2014-eric-e-destruidor

Após ver Guardiões da Galáxia, e me surpreender com o melhor filme de super-heróis (actually, a bunch of assholes) dos últimos tempos, acreditei inocentemente que veria novamente um filme com muitas camadas, muitas referências, ligações e remissão a histórias anteriores e um bom argumento. Mas… Porém… Contudo… Entretanto… No meio do filme me dei conta de que, na verdade, não estava assistindo a uma história muito calculada, cheia de detalhes, mas sim a um filme proveniente de quadrinhos também donos de uma premissa bem simples. No fim das contas, o argumento que chama os heróis / vigilantes/ tartarugas mutantes adolescentes ninjas à aventura é bem próximo daqueles que não convenciam nem as crianças da década de ’90. Mas, inegavelmente, a premissa seguiu o tom do filme (nada grandioso), permitindo ao público apenas desligar o cérebro… E rir.

Transformers feelings

tartarugas-ninja-2014-destruidor-vs-mestre-splinter

Até certo ponto de Tartarugas Ninja, temos um filme diferente, onde revemos nossos amigos de infância (se você tem 20 e poucos anos) lutando, falando bobagens e demonstrando um vício peculiar por pizza. Mas… Após a ofensiva do inimigo (quem aí lembra do Destruidor?!?), temos a corrida dos mutantes para deter o plano do malfeitor… E… Um grande corte de Transformers: explosões, tudo acontecendo em velocidades incríveis, explosões, carros sendo destruídos, explosões, muito corre-corre e gritaria, atos heroicos inacreditáveis e, pra variar, explosões.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=XyIbTFGygeA]

Não mentirei… Apesar de rever toda estética dos filmes dos carros robôs (por um momento esperei Optimus Prime chegar e pedir calma), até que as cenas mais agitadas, nas quais a adrenalina chegou ao topo (literalmente), foram bem interessantes e abraçaram a proposta do filme.

Gráficos de jogos

tartarugas-ninja-2014-april-e-as-tartarugas

Não sou gamer. Nunca fui e, pela minha idade avançada (1/4 de século) nunca serei. Mas existe um reconhecimento geral quanto ao filme das Tartarugas Guerreiras: o público tem ressaltado bastante a semelhança dos efeitos especiais (AKA o filme todo) com aqueles utilizados em jogos de videogame e computador. Isso é um fator muito positivo, se levarmos em conta que o filme de fato rendeu as tais “porradas sinceras” já comentadas. Esteticamente, as tartarugas não ficaram muito simpáticas… Ou pelo menos não eram bichinhos verdes gigantes de espuma hiper-sorridentes que viviam às voltas com pizza. Mas creio que até a aparência mais ameaçadora ou menos convidativa de cada ninja foi proposital, fazendo o filme chegar um pouco mais perto dos quadrinhos.

Beatrix Kiddo e Pai Mei?

TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES

tartarugas-ninja-2014-pai-meitartarugas-ninja-2014-beatrix-kiddoSe você já assistiu Kill Bill, e tem uma mente minimamente maligna, deve ter notado, não sem risos, que durante todo o filme das Tartarugas Ninja, April usava uma jaqueta amarela mostarda (mentira… amarelo cádmio escuro). Talvez a jaqueta nem tenha chamado atenção de primeira… Até que damos de cara com um enorme rato, treinador, mestre, sensei, with lasers… E com uns bigodes bastante familiares… Posso estar imaginando demais, pra variar, mas quem mais achou muito próxima a imagem dessa dupla – Mestre Splinter e April – com a dupla tarantinesca Beatrix Kiddo e Pai Mei?

Um de nós entre eles

tartarugas-ninja-2014-donatelloComo sempre, identificamos cada uma das tartarugas por sua voz, pelas armas, pela cor da faixa, pelo nome (cada um dos nomes muito incomum… Quase renascentista, eu diria). E, dessa vez, pudemos reconhecer cada ninja por sua personalidade, não como no desenho ou nos quadrinhos, onde as marcas pessoais acabam ficando suprimidas por causa dos enredos corridos e a necessidade de cenas de ação em maior quantidade. No entanto, foi com grande alegria que eu identifiquei um membro da resistência nerd entre os ninjas. Não me lembrava dele. Usando óculos de aro quebrado (quem nunca?), tímido ao extremo (quem não?) e dono de uma mente mais avançada (claro, assim como nós), Donatello é o que podemos chamar de geek, dadas as suas habilidades com tecnologias em geral. Não por acaso, é Donatello que soluciona boa parte dos problemas, usando sua inteligência e perspicácia. Fiquei feliz ao ver um nerd como protagonista. Merecido espaço.

No fim, temos em Tartarugas Ninja um filme divertido, com uma ou outra referência legal, muita ação, alguns momentos de forte vergonha alheia… E uma diversão bem leve, pra quem pretende desligar o cérebro. Mas faltou um…

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=BVTrLVwI7ps]

Ah, se faltou…

One thought on “[CINEMA] As Tartarugas Ninja: Nem tão Santa a Tartaruga!

  1. Não gostei do filme, as tartarugas parecem mais o Hulk do que as simpáticas tartarugas ninjas da minha infância, outra coisa que ficou faltando foi a comédia e o humor negro, que vemos nos desenhos como nos filmes anteriores. fui para o cinema esperando um tipo de filme alegre e divertido de se ver, e vi outro completamente diferente chato com criaturas bizarras e sem graça.

Comments are closed.