[CINEMA] – 5 coisas que você lembra errado de Star Wars

Star Wars é, possívelmente, a maior franquia de todas os tempos da história do cinema. Você pode questionar a qualidade dos filmes e o bom gosto do George Lucas para nomear personagens (Conde Doku e mestre jedi Sipho Dyas são foda), mas não se pode negar a relevancia cultural e nerdica destes filmes que geraram mais spin offs que o Roberto Carlos tem de especiais.Mas uma coisa muito interessante sobre Star Wars é que muitos de seus momentos mais marcantes, lembrados com carinho e fanboyice pelos fãns… simplesmente nunca aconteceram. Existe um bom numero de coisas que as pessoas “lembram” de Star Wars que efetivamente não estão nos filmes e esta tarde eu vos nomearei cinco delas.

Boba Fett é um manezão

boba_fett_vs_road_runner_by_lost_angel_less-d4uhq8v

Para quem não sabe (e não imagino como voce poderia não saber, seu herege imundo!), Boba Fett é o Daryl Dixon de Star Wars: o personagem que age cool e não tem como ser estragado porque ele fala pouco demais para poder cagar o seu estilo fodonico. Será?

Talvez eu seja banido da nerdsfera por dizer isso, mas alguém tem que dizer. Pegue dez fãs de Star Wars e pergunte qual o seu personagem favorito. 11 lhe dirão que é o caçador de recompensas Bobba Fett, outros 9 dirão que é o Darth Vader e um dirá que é o Jar Jar Binks. Esse um só assistiu a Ameaça Fantasma e é uma garota pagando de nerd (não que exista outro tipo) pra receber massagem no ego. E enquanto voce se pergunta da onde começou a sair esse povo todo eu queria tirar um momentinho para lhe falar sobre a palavra do Senhor, digo, refletir sobre Boba Fett.

Ok, eu admito que visualmente ele parece bem cool (não que com os efeitos especiais e o bom gosto dos anos 70 isso seja tão dificil assim), mas alguém pode me nomear nos filmes UMA ÚNICA COISA que ele tenha feito direito? Tirando ter o acaso de estar no lugar certo na hora certa, este cara não faz uma única coisa relevante na série inteira e ainda tem uma morte que serve de alivio comico no episódio VI. Sério, alivio comico, sabe quem mais foi alivio comico em Star Wars? Jar Jar binks. Pois é, estou falando de um cara que tem uma grande reputação entre os fãs mas que no fundo é um Jar Jar Binks com armadura mais legal.

Alguém tinha que dizer.

Ninguém usa a palavra Ewok uma única vez durante toda saga

dilma-parece-ou-n-o--large-msg-128589134614

George Lucas deve ter uns parentes japoneses, deve ser descendente do lendário samurai ronin Georgiro Pisanajaca, algo do tipo. Porque volta e meia ele tem uns ataques de mal gosto que deus me livre. Não, eu não odeio os Ewoks e acho que colocar elementos um tanto infantis ajuda a manter o clima familia e impedir que a série se torne sombria e seria demais (pq sério, Star Wars sempre foi pra ser blockbuster pipoca familia e não esse ode cult profundo que os fãs querem vender). O problema não é essem o problema é que os filhotes lazarentos da presidentA Dilma são putaqueopariumente feios, bichinhos desgraçados de feios pqp, parece uma cruza de aye-aye com coala (que são monstros assustadores e psicóticos, como todos sabem)

Outra coisa que chama atenção sobre esses filhotes de cruz-credo é que eles não se chamam ewok. Sério, essa palavra não é dita uma única vez durante todos os filmes. Em nenhum momento é dito o nome da raça de criaturas ela apenas aparece nos creditos finais mas que relevancia possuem os créditos finais afinal? Pra mim, absolutamente a mesma que a Rowling vir trinta e cinco anos depois dizer que o Dumbledore dá ré no quibe. Desculpe mas nada disso está nos livros então não conta, da mesma forma que o que não está nos filmes não conta. Uma obra é o que uma obra é, não o que o autor gostaria que ela fosse nos bastidores. Tivesse pensado nisso na hora de fazer.

De igual maneira a Estrela da Morte não é mencionada uma única vez

deathstar

Deathstaratron vs Millenium Prime, na série os maiores confrontos de todos os tempos

Sei que você deve estar me olhando com essa cara de “ah larga mão de ser trouxa, e aquela hora em que…. não… bom, tem aquele dialogo em que eles falam claramente que…”. Ok, vai pensando aí que eu vou te adiantar que essa expressão não é dita nem uma única vez durante nenhum dos filmes por mais que voce tenha absoluta certeza que ouviu pelo menos a princesa Leia xingando como um zagueiro com essas palavras, mas não. Suas memórias estão erradas.

Para ser um tanto justo a expressão “Estrela da Morte” aparece uma única vez: na tela dos rebeldes quando a Estação Espacial está se aproximando para obliterar a lua em que eles se esconderam (e que por algum motivo ela leva mais tempo para contornar um único planeta do que levou para cruzar a galaxia inteira de uma ponta a outra, mas isso é outra história)

Luke, eu sou seu pai


Essa é um cráaaaaaaaaaaassicossauro rex! A frase mais iconica de toda saga, uma das frases mais parafraseadas e repetidas a exaustão de toda cultura pop simplesmente nunca foi dita! Aha! Pegadinha do malandro!

No dialogo original Luke diz para o Darth Vader que o cabeça de balde havia matado o Sr. Skywalker ao que o pegador da mulher do Thor responde que “Não, eu sou o seu pai”. Porque caralhos equinos magicos virou “Luke, eu sou seu pai” eu não sei. Pessoalmente eu até acho que soa bem melhor, mas o fato é que essa frase não existe tanto quanto o Will Smith nunca disse “Welcome to Earf” (o Earf ele disse, o bemvindo que nunca foi dito)

Lado negro e o lado da luz não é sobre o bem e o mal

tumblr_lbhrxnbHxs1qzq2voo1_400

“O medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento, e o sofrimento leva a ataque de pelancas.” 

“O que é o lado negro”? Essa parece bem fácil, não é? É usar a Força para o mal, certo? ERRADO. Em nenhum momento, nenhum mesmo é dito que ser um jedi ou um sith tem haver com ser bom ou ser mau. Mas espera, então pq os jedi são bonzinhos e os sith são filhos da puta?

Porque, e isso é dito várias vezes durante a saga, que o que importa é sobre se deixar levar e a temperança. Não é realmente uma coisa cristã sobre bem ou mau, e sim mais uma filosofia oriental de conhecimento interior. Os jedi não realmente lutam pela paz e pela bondade (tanto é que existe escravidão a rodo na galaxia e eles nem ligam) e sim sobre equilibrio e paz interior. Do mesmo modo os sith não fazem as coisas pq são maus como pica-paus e sim porque eles seguem seus sentmentos. E como o id é um feladaputa, se voce fizer tudo que tem vontade vai acabar sendo um safadão. Isso não quer dizer que os sith não possam usar o lado negro para o bem, já que o lado negro na verdade é sobre se deixar levar e ficar boladão. O aprendiz (Starkiller, do Force Unleashed) é o melhor exemplo disso em que ele usa a raiva e o destempero que aprendeu para socar os caras maus.

Por isso até eu sinceramente acho que o Luke é um personagem muito subestimado já que o grande feito dele não foi a medição de tamanho do pinto contra o Imperador e o próprio Darth Vader e sim ter o equilibrio emocional de não sequer cogitar ceder as emoções e tacar o foda-se. Neste sentido, e que é o sentido que importa já que no fundo o lado da luz é sobre isso, ele é um dos melhores jedi de toda saga. Senão o melhor.

Sim, eu disse que o Luke é um jedi melhor que o Yoda e o Obi Wan. Me amem.