[CINEMA] 10 Cinebiografias de grandes nomes da música

capaNão é de hoje que alguns dos grandes nomes(ou não) da música tem suas histórias contadas no cinema. Através da sétima arte, muitos são imortalizados, e alcançam uma legião nova de fãs. Algumas vezes contam com interpretações brilhantes ou com diretores renomados, sempre com uma trilha sonora digna.

Separamos uma lista de algumas das inúmeras cinebiografias que valem a pena dar uma conferida:

10 – Sid & Nancy –  O Amor Mata(Sid and Nancy) 1987MSDSIAN EC001Músico – Sid Vicious(Gary Oldman), baixista do Sex Pistols

Direção – Alex Cox

Baixista do grupo Sex Pistols, ícone do punk rock inglês do final dos anos 70, Sid Vicious já vivia uma vida problemática e revoltada, mas seu comportamento só piorou depois de conhecer a jovem Nancy Spungen (Chloe Webb), com quem experimentou momentos de extrema loucura, muitas vezes regado à drogas e álcool, afastando o músico da banda. O casal protagonista impressiona nas atuações, e nos leva numa alucinante viagem aos becos e porões do movimento punk na Inglaterra. 

9 – Piaf – Um Hino ao Amor(La Môme) 2007apiafMúsico – Edith Piaf(Marion Cotillard )

Direção – Olivier Dahan

A vida de Edith Piaf foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública. Rendeu a Marion Cotillard o Oscar de Melhor Atriz, e o Globo de Ouro.

8 – Bird(Bird) 19888 - Bird 1988Músico – Charles “Bird” Parker(Forest Withaker)

Direção – Clint Eastwood

Clint sai da sua zona de conforto para trazer a vida a história  do saxofonista americano Charles “Bird” Parker, um dos mais famosos jazzman que já existiram. Sua arte e sua vida, cercada de drogas, álcool e amores.

7 – O Garoto de Liverpool (Nowhere Boy) 20097 - O Garoto de Liverpool (Nowhere Boy) 2009Músico – John Lennon(Aaron Taylor-Johnson)

Direção – Sam Taylor-Johnson

John Lennon é um jovem que não aceita bem as regras impostas na escola e dentro de casa. Abandonado pela mãe quando tinha cinco anos, ele vive com seus tios George (David Threfall) e Mimi (Kristin Scott Thomas). John encontra no Rock´n´roll um lugar para expor seus dilemas e energia. E foi ao lado de Paul, sua melhor sintonia, que este garoto de Liverpool conquistou o mundo com sua genialidade, nesta verdadeira e emocionante história.

6 – Johnny And June (Walk The Line) 20056 - Johnny And June (Walk The Line) 2005Músicos – Johnny Cash(Joaquin Pheonix) / June Carter(Reese Witherspoon)

Direção – James Mangold

A história de um dos maiores cantores da música country, desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Johnny Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter (Reese Whiterspoon), o grande amor de sua vida, pode salvar.

5 – The Doors(The Doors) 1991The Doors 1991Músico – Jim Morrison(Val Kilmer), vocalista do The Doors

Direção – Oliver Stone

Jim Morrison, a voz e a alma dos Doors, um homem que marcou várias gerações e que ainda hoje nos faz interrogar se algum dia alguém o conheceu realmente. Anos 60. A ascensão e em meio ao sucesso, o uso indiscriminado de drogas e a passagem pelo conturbado mundo do rock´n roll, onde as drogas e o sexo reinavam.

4 – Controle – A História de Ian Curtis(Control) 20074 - Controle - A História de Ian Curtis(Control) 2007Músico – Ian Curtis (Sam Riley), vocalista do Joy Division

Direção – Anton Corbijn

Uma narativa dos últimos anos da vida de Ian Curtis, vocalista da lendária banda inglesa Joy Division. O músico que teve uma trajetória curta e intensa, ficou famoso por seu talento de letrista e por suas performances épicas à frente da banda. Sofrendo com os ataques de epilepsia, sem saber como lidar com o seu talento e dividido entre o amor por sua mulher e filha e um caso extraconjugal.

3 – Eu Não Estou Lá(I’m Not There) 20073 -Eu Não Estou Lá(I'm Not There) 2007Músico – Bob Dylan (Christian Bale/Cate Blanchett/Heath Ledger/Marcus Carl Franklin/Richard Gere/Ben Whishaw)

Direção – Todd Haynes

Ícone musical, poeta e porta-voz de uma geração. Bob Dylan sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De jovem menestrel a profeta folk, de poeta moderno a roqueiro, de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar. Cada uma das fases do músico é interpretada por um dos cinco atores, além da atriz Cate Blanchett.

2 – Ray (Ray)20042 - Ray 2004Músico – Ray Charles (Jamie Foxx)

Direção – Taylor Hackford

Em 1932 Ray Charlesnasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, incorpora o gospel , country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista. Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pois sua vida pessoal e profissional é afetada ao se tornar um viciado em heroína.

1 – Cadillac Records(Cadillac Records) 20081 - Cadillac Records 2008Músicos – Muddy Waters (Jeffrey Wright), Little Walter (Columbus Short), Howlin’ Wolf(Eamonn Walker), Chuck Berry(Mos Def) Etta James (Beyoncé Knowles)

Direção – Darnell Martin

1947. O filme narra, com muitos detalhes e cuidado, o inicio do blues até surgir o rock ‘n’roll. O Chess Records é um pequeno estúdio musical, localizado na parte sul de Chicago. De início trabalha o blues, tendo como principais ícones Muddy Waters e Little Walter. Chuck Berry , um dos precursores do rock, também gravou nele. Leonard Chess é o produtor do estúdio e tem um ouvido refinado para identificar diferentes tipos de música. Ele acredita que pode ganhar dinheiro ao assinar com talentos ascendentes do meio musical, como o compositor Willie Dixon e Howlin’ Wolf . Leonard os trata como se fosse parte de sua família, o que não é algo simples pela grande quantia gasta para que esta situação aconteça. Quando Chuck Berry é preso, ele decide apostar no talento de outra cantora: Etta James.

Achou que faltou alguma? Deixe sua sugestão nos comentários.

One thought on “[CINEMA] 10 Cinebiografias de grandes nomes da música

Comments are closed.