[CINE MONIQUE] The Road Within: Síndrome de Tourette, TOC e Anorexia dentro de um carro

Sabe aqueles filmes engraçadinhos típicos de Sessão da Tarde, mas que tratam de assuntos bem complicados? Pois bem, The Road Within é um desses filmes. Produzido em 2014, com direção de Gren Wells, trata-se de uma comédia dramática sobre um garoto chamado Vicent (Robert Sheenan).the road within (4)

Vincent sofre da Síndrome de Tourette, e seus sintomas são piorados com a morte da mãe. Seu pai, Robert (Robert Patrick), um candidato preocupado com sua reputação pré-eleição, decide internar o filho em uma clínica, com o intuito de “melhorá-lo”.

Na clínica, ele acaba dividindo um quarto com outro garoto, Alex (Dev Patel), que tem um intenso Transtorno Obsessivo Compulsivo, voltado principalmente para a limpeza, e que definitivamente não quer a companhia de Vincent e de toda a sua sujeira.the road within (5)

Mas é com Marie (Zoë Kravitz) que inicialmente Vincent acaba fazendo uma amizade. A garota problemática sofre de Anorexia, e aparentemente encontra-se em um estágio bem avançado, visto seu físico, e os problemas de saúde que já apresenta.

E dessa amizade acaba surgindo a ideia de fugir da clínica, uma vez que Marie consegue pegar as chaves do carro da Dra. Rosa (Kyra Sedgwick) sem que ela percebesse.the road within (2) Porém, na noite de fuga, o casal de amigos acaba “sequestrando” Alex, para que pudessem fugir sem que ele os dedurasse no dia seguinte.

É nessa viagem que vamos entendendo um pouco melhor o problema de cada personagem, e todas as consequências que estes problemas trazem para eles: reclusão, bullying, brigas familiares, baixa auto-estima, vergonha, entre outros.the road within (3)

Mais do que esses transtornos psicológicos, o filme também aborda a necessidade de libertação que as pessoas com esses diagnósticos sentem. Em um mundo repleto de julgamentos e apontamentos, os garotos fogem na busca de um lugar para poderem ser quem realmente são!

Filme altamente recomendado para quem gosta de filmes que envolvam transtornos psicológicos, ou apenas uma comédia com um draminha de leve.

nota-3