[CINE MONIQUE] O Abrigo – esquizofrenia ou premonição?

take shelterFrequentemente eu me vejo assistindo filmes aleatórios sem nem saber o nome direito. O Abrigo (Take Shelter) foi um desses.

Inicialmente achei que fosse mais um daqueles filmes de ficção científica, tipo Presságio, o que já me deixou um pouco receosa quanto a sua qualidade. Mas essa primeira impressão passou logo.

O Abrigo é um longa produzido em 2011, com direção de Jeff Nichols, e gira em torno de Curti LaForche (Michael Shannon) após o personagem se pegar tendo pesadelos frequentes sobre uma suposta vinda de uma intensa tempestade. take shelter (2)

Devido à recorrência de seus sonhos, Curti passa ampliar seu abrigo de tempestade com medo de que esses sonhos sejam na verdade premonições.

Mas esse não é o único meio que ele usa para se defender.

Conforme seus amigos e familiares vão aparecendo em seus pesadelos, sempre tentando o matar, Curti começa a se afastar também dessas pessoas – incluindo seu melhor amigo, e Samantha (Jessica Chastain), sua esposa.take shelter (1)

E é fato que isso vai aos poucos arruinando sua vida.

Ao ver todas as consequências que tudo aquilo estava lhe causando, Curti decide então procurar ajuda médica.

Tanto ele, quanto os médicos, parecem acreditar que o diagnóstico mais provável seja de esquizofrenia, provavelmente encadeada pela mãe de Curtis, que também sofre da doença.take shelter (3) A partir de então, ele começa a traçar uma luta para tentar compreender o que é real e o que não é em sua vida. Frequentemente vê e ouve coisas que ninguém mais vê ou ouve, mas isso não o impede de continuar tentando se prevenir da tempestade apocalíptica de seus sonhos.

O final no filme me surpreendeu, e eu estou pensando até agora se os sonhos de Curtis eram realmente esquizofrenia, ou premonições, como ele mesmo acreditava.

Mas apesar de considerar o final interessante e enigmático, achei meio cansativo, e volta e meia me pegava mexendo no celular. De qualquer forma, ainda continuo achando que o título é uma boa recomendação. nota-3