[CIÊNCIA] Truque ou revolução das máquinas? Como pode um helicóptero levantar voo sem movimentar suas hélices?!

Verdade ou mentira? Um helicóptero que levanta voo com as hélices completamente paradas.

Será mesmo?! Ah, e só uma dica: pode apostar que não é computação gráfica.

As imagens são claras: um helicóptero se preparando para voar e decolando com a hélice completamente parada. Mas, se ouvir atentamente, ouvirá o som característico da mesma em movimento.

Esse mesmo vídeo deixou em pavorosa muita gente por seu mistério indecifrável. Bem, nem tão indecifrável assim, mas garanto que muito difícil de reproduzir.

Vocês sabem que, assim como as câmeras têm uma velocidade de captura (geralmente as de vídeo trabalham em 30 quadros por segundo), assim também a hélice possui sua velocidade. Se as duas estiverem trabalhando em sincronia esse lindo efeito misterioso e confuso aparece.

Difícil de entender? Então vamos lá:

Se o vídeo é de 30 quadros por segundo, veríamos o movimento das hélices (isso em ocasiões normais), mas se a velocidade de giro das hélices forem, coincidentemente, 30 vezes por segundo, as pás estarão em seu ponto de partida toda vez que houver a captura de imagem, o que nos dá a impressão de total inercia.

Simples, não é mesmo? Podem ficar tranquilos agora, não é uma falha na matrix, ou o mundo enlouquecendo, nem mesmo Magneto revelando sua existência (que pena…). Mas pode admitir que é um bom vídeo para assustar qualquer desavisado (rsrs).