[CIÊNCIA] Oumuamua – O charuto que veio do espaço!

Em outubro, uma equipe de pesquisa que operava o telescópio Pan-STARRS1 da Universidade do Havaí detectou algo em sua pesquisa do céu que era diferente de qualquer coisa que já havia sido vista em nosso sistema solar antes: um asteroide 10 vezes mais comprido do que sua largura, com 400 metros de comprimento, e que girava em torno de seu eixo a cada 7,3 horas, e vinha da direção da estrela brilhante Vega, pertencente a outro sistema planetário.

Ele recebeu o nome de “Oumuamua” pela equipe que o observava, que em havaiano quer dizer algo como “mensageiro de muito longe que chega primeiro” ou “o primeiro a ir além”. Mas o engraçado é que ele se parece muito com um objeto que estamos acostumados a ver aqui na Terra: um charuto. Sim um tabaco cubano, que fica principalmente nas bocas de homens sisudos (Tony Montana e Wolverine que o digam).

A NASA financiou parcialmente as observações e análises responsáveis ​​pela descoberta de “Oumuamua”, e relata que ele estava viajando através da Via Láctea há centenas de milhões de anos antes do encontro com nosso sistema solar (há relatos de ser uma nave camuflada nos espionando). A Oumuamua fornecerá aos cientistas uma oportunidade única para estudar a formação de outros sistemas solares, já que se pensa que ele foi ejetado do seu sistema solar parental durante o desenvolvimento inicial.

Agora Oumuamua está saindo do nosso sistema solar. Ele passará pela órbita de Júpiter em maio de 2018 e, em seguida, pela órbita de Saturno em janeiro de 2019, antes de sair do nosso sistema solar, e dirigir-se para a constelação Pegasus. Tudo o que podemos dizer é: que sua jornada pelo esgoto glorioso de Deus seja longa e próspera.

Deixe uma resposta