[CIÊNCIA] Olha a cabeça: a estação espacial chinesa vai cair na Terra

5784b941789e8_spacestation1Você já sonhou em estar no cenário de um filme famoso? Pois em 2017 esse sonho pode se tornar realidade: o cenário pode ir até você!

A agencia de notícias Xinhua confirmou que a estação espacial Tiangong-1 (a mesma de Gravidade*) deve cair na Terra em algum momento do segundo semestre de 2017. O que seria perfeitamente normal, dado que é o que estações espaciais fazem, e cabe aos controles de suas missões cuidarem para que elas caiam no oceano because fuck you dolphins!

Só que aí é que entra o lado incrível da notícia: o governo chinês admitiu que perdeu o controle de um dos módulos da estação e que ele vai cair muito provavelmente em qualquer lugar. A maior parte de uma estação espacial (como quase tudo que tenta entrar na atmosfera não respeitando a legislação de trânsito vigente) se desintegra, mas algumas partes (como os motores) são tão densas que não vão queimar completamente.

Segundo o renomado astrofísico de Harvard, Jonathan McDowell, em entrevista ao The Guardian, essas partes podem ter 100kg ou mais – o que é mais do que suficiente para acabar com o dia de qualquer um.

Segundo o astrofísico, “Nós, provavelmente, só saberemos quando ela irá cair seis ou sete horas antes de acontecer. Não saber quando irá cair traduz-se como não saber onde irá pousar”.

Os cálculos são de que ela caia em algum lugar entre a latidude 43 graus norte e 43 graus sul. O que significa que entre a França e a Nova Zelândia, incluindo você, tudo é jogo!

Como a Terra é um lugar bastante grande, maiores ainda são as chances de que não dê nada e caia na água ou em uma região desabitada. Seria uma quantidade inenarrável MESMO de azar necessária para isso atingir uma região povoada, mas… Bem, você deve se fazer uma pergunta: “Estou me sentindo com sorte?”

* Sim, eu sei que o filme não foi filmado lá de verdade.