[CIÊNCIA] Cientistas explicam porque a inteligência é sexy

inteligence is sexy cat readingVocê sabe o que é um sapiosexual? Caso tenha respondido não, respondo: é alguém que acha a inteligência a característica mais sexualmente atraente num indivíduo. E, sim, já existe uma explicação científica para o fato de algumas pessoas acharem a inteligência algo sexy.

Passo a palavra a Diana Rabb, uma Ph.D em psicologia transpessoal: “O cérebro é o maior órgão sexual. Aqueles que admitem ser sapiosexuais dirão que ficam excitados pelo cérebro e tendem a ser estimulados por insights de outra pessoa. Como preliminar, uma pessoa sapiosexual pode travar discussões filosóficas, políticas ou psicológicas porque fica excitada com elas.”

Uma das características comuns entre os sapiosexuais é a capacidade quase instantânea de identificar inteligência em outras pessoas, o que acham extremamente atraente quando encontram. Digamos que você está lendo um livro sobre um poeta russo obscuro, e alguém se aproxima de você e comenta sobre o livro. Este conhecimento de outra pessoa sobre coisas que interessam seu cérebro, para um sapiosexual, é o cenário mais sexy que ele pode imaginar. Infelizmente, para os sapiosexuais, tal causa de atração é considerada estranha pela sociedade atual, embora tenha fundamentos.

A Inteligência é Mais Realizadora

inteligence is sexy albert einstein quote

Ao contrário das características físicas, que são atraentes apenas por um período de nossas vidas, a inteligência dura mais tempo. Os sapiosexuais acham uma boa conversa mais realizadora do que ser bonito(a) nu(a). Pessoas inteligentes sabem que o conteúdo tem maior durabilidade. Por isto elas tendem a compartilhá-lo, e são muito seletivas ao escolherem com quem o dividirá.

Q.I. Elevado Significa Elevado Desejo Sexual

inteligence is sexy smart woman naked

De acordo com a Lovehoney, uma revendedora de brinquedos sexuais, há uma correlação entre inteligência e desejo sexual. Com base em suas vendas, foi constatado um “elevado interesse em sexo entre os universitários de elite do Russell Group.” Disto é possível extrapolar que pessoas inteligentes têm elevado desejo sexual. O que não significa que elas fazem mais sexo. De acordo com um artigo de 2007 intitulado “Intercurso e Inteligência,” 80% dos homens e 75% das mulheres dos Estados Unidos fizeram sexo aos 19 anos. Compare isto com os 56% dos graduandos de Princeton, os 59% dos graduandos de Harvard e os 51% dos graduandos do MIT que relataram intercursos sexuais nestaidade. Incrivelmente, apenas 65% dos graduandos do MIT admitem ter feito sexo. Dados que podem indicar que são mais seletivos e espertos com relação a isto.

História Evolucionária

inteligence is sexy evolution

Ao testar a saúde do esperma de 400 homens de inteligência variada, o Professor Geoffrey Miller, da Universidade do Novo México, descobriu que aqueles que se provaram mais inteligentes em testes cognitivos tinham um esperma mais saudável e de melhor qualidade. Miller acredita que tal característica pode ser passada através das gerações, e explica que “a linguagem, o humor e a inteligência evoluíram em ambos os sexos, porque são sexualmente atraentes para ambos.”

Ou seja, linguagem e humor, como são partes da inteligência, se desenvolveram como uma forma de indicar que um homem tem bom esperma. Tendo em mente a evolução humana, nossos ancestrais desejavam parceiros inteligentes simplesmente porque tinham mais chances de sobreviver com eles. Parceiros idiotas significavam menos segurança. Asseguradas nossa sobrevivência e segurança, somos criaturas mais evoluídas atualmente (bom, alguns de nós, ao menos…), ainda carregamos aqueles instintos básicos. Queremos parceiros engraçados, inteligentes e capazes de tornar nossas vidas melhores.

E você, concorda com tais conclusões? Diga nos comentários.

Fonte: I Heart Intelligence

3 thoughts on “[CIÊNCIA] Cientistas explicam porque a inteligência é sexy

Comments are closed.