[CIENCIA] BRONTOSSAUROS voltam a existir!

LandBeforeTimePlatvoetmetmoeder

Junto com o Tiranossauro Rex e o triceratops, o brontossauro é um dos dinossauros mais populares que existem, e qualquer criança consegue identificá-lo como “um dinossauro”. A coisa, no entanto, é que não existia realmente um dinossauro chamado “brontossauro”, não de acordo com a ciência.

Descoberto em 1870, pelos últimos 100 anos se creditou na verdade o “brontossauro” como apenas um subgênero do apatossauro. Mais precisamente, era a junção de um apatossauro com a cabeça de um camarassauro.

brontossauro

O brontossauro tem uma história bem interessante: no século 19, haviam dois paleontólogos rivais, que disputavam para ver quem era o paleontólogo mais fodão e mestre dos dinossauros capturando todos os pokémons, catalogando a maior quantidade de dinossauros possíveis. Esse episódio da paleontologia, a batalha entre Otoniel Marsh e Edward Cope, ficou conhecida como “Guerra dos Ossos“,  e muita treta rolou entre os dois envolvendo suborno, destruição de fósseis e mentiras.

Acontece que, em 1877, Otoniel Marsh descobriu e catalogou o apatossauro. Até aí sussinha, beleza, até o momento em que ele descobriu um gênero levemente diferente de apatossauro. Querendo que sua descoberta contasse como uma espécie a mais para o seu placar, ele tacou uma cabeça de camarassauro, e bradou que tinha descoberto um dinossauro novo, o brontossauro.

Sim, o brontossauro era uma fraude. Que feio, seu Marsh…

brontossauro

Mas o que não se sabia até o momento, no entanto, é que Marsh estava de fato certo. Tirando a palhaçada da cabeça falsa, o dinossauro que ele descobriu não era apenas um “apatossauro diferente”, e sim espécie completamente nova.

Foi o que foi concluído na última terça-feira, quando foi a Universidade de Lisboa divulgou um estudo, considerando que o brontossauro e o apatossauro possuem, sim, diferenças o suficiente para serem considerados duas espécies diferentes.

é claro que a taxonomia é um pouco mais complicada do que isso, e não é só porque alguém divulgou uma pesquisa que isso vira verdade imediatamente (até hoje há muita discussão se o homo sapiens e o neanderthal são ou não a mesma espécie, por exemplo), mas já é um começo.

Agora só falta alguém provar que peixes existem de verdade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=lJZNVGpuQ7o]