[CAMPANHA] Ajude o Guia dos Quadrinhos a crescer e continuar online!

Como leitor e colecionador de quadrinhos, é frequente a necessidade de consultar informações como, por exemplo, quais edições originais de Os Vingadores foram reunidas em determinado encadernado lançado pela Panini Comics. Pra isto eu sempre uso o banco de dados do Guia dos Quadrinhos.

Criado por Edson Diogo, o Guia dos Quadrinhos existe desde 2007, e atualmente é maior banco de dados sobre quadrinhos do Brasil, o que não é pouca coisa num país em que a cultura é tão menosprezada pela maioria da população.

Desde setembro está online no Apoia.se uma campanha de arrecadação para ajudar na manutenção do Guia dos Quadrinhos, uma ferramenta que se tornou essencial para caras como eu, que gostam de colecionar HQs.

Abaixo você encontra mais informações sobre a campanha:

O Guia dos Quadrinhos entrou no ar em março de 2007 com a finalidade de catalogar todos os quadrinhos que foram publicados no Brasil. Mas isso foi só começo. Hoje, o site tem o maior banco de dados e acervo de capas de gibis do país. Além disso, o Guia também é uma rede social onde é possível criar a própria página de perfil, para trocar informações sobre os gibis que possui, conferir o item que falta para completar sua coleção, conhecer outros colecionadores com quem possa trocar informações sobre HQs, pesquisar novos títulos para enriquecer seu acervo, apenas citando algumas das possibilidades que o site oferece.

Nos últimos três anos, os números do site têm crescido muito. São mais de 250 mil visitantes que navegam por 5 milhões de páginas por mês, mais de 345 mil arquivos no servidor, entre páginas, imagens, banco de dados e monografias. Só a tabela que contém as coleções dos usuários tem quase 6 milhões de revistas.

Até 2013, o site tinha alguns banners de publicidade, mas, além de deixar o sistema lento, já na época isso não cobria todas as contas. Para que o site possa crescer, são necessários novos servidores e a implementação de ferramentas mais recentes. Um exemplo dessa limitação: desde 2014, o Guia passou a cadastrar edições estrangeiras. Por enquanto essas revistas não podem ser adicionadas às coleções dos usuários, já que, por questões de custos, há um limite no tamanho do atual banco de dados.

Pela forma como o site foi construído, a melhor maneira que encontrei para cobrir os custos talvez seja o financiamento coletivo. Por isso estou aqui, pedindo para que você ajude na manutenção e no crescimento do maior banco de dados sobre quadrinhos publicados no Brasil.

Você pode contribuir com qualquer valores começando com R$ 2. Confira ao lado as recompensas disponíveis para os apoiadores. Há diferentes prêmios de acordo com a quantia que você contribuir. Você irá concorrer a diversos sorteios e participar de promoções. As recompensas serão entregues no mês subsequente ao apoio.

Posso cancelar meu apoio?

Sim! A qualquer momento! O APOIA.se é uma plataforma que conta com a boa vontade de seus apoiadores e permite que estes retirem seus apoios no momento em que quiserem. Para cancelar o apoio é só clicar no botão “Cancelar o apoio” na parte superior direita ou inferior central da página.

Posso alterar o valor do apoio?

Sim! No canto superior direito clique no botão botão “Editar apoio” e você será levado a uma tela para editar o valor do seu apoio.

Contamos com sua ajuda para manter o Guia dos Quadrinhos vivo e sempre evoluindo!

Deixe uma resposta