[BOARDGAMES] Guia do iniciante – parte 2 (como começar a jogar)

No ultimo post eu tive varios pedidos para colocar o nome dos jogos que ilustram a matéria, passo que passarei a faze-lo. Este, por exemplo, é o Modern Architecture Board Game

No ultimo post eu tive varios pedidos para colocar o nome dos jogos que ilustram a matéria, passo que passarei a faze-lo. Este, por exemplo, é o Modern Architecture Board Game

Olá amigo nerd, geek ou feeling, bem vindo de volta. No último episódio da nossa epopeica jornada ao maravilhoso mundo dos boardgames você ficou sabendo os termos básicos deste riquíssimo universo e deu pra ter uma ideia do quão profundo o negócio é.

ótimo! Agora vamos ao coração das cartas e por as mãozinhas na massa (lembre-se de lava-las depois de comer cheetos, aquela porra não só é aderente como desafia as leis da física e se espalha sem diminuir sua quantidade): comofas/ para começar a jogar?

COMEÇANDO A JOGAR

 Survive: Escape from Atlantis

Survive: Escape from Atlantis

PASSO 1: Arrecadando pessoas

No meu melhor momento Annonymous Gourmet (netflix, fikdik) vou começar a receita dizendo para que para jogar boardgames em primeiro lugar você precisa de … PESSOAS!  Sim, seres humanos, homos erectuses (sério, qual o plural desse negócio?), mencaindi e etc.

Mas de onde arrumar pessoas, você me pergunta?

Bem, vamos pular a parte óbvia de dizer que você deve perverter seus amigos, famílias e o seu perfil no par perfeito para essa finalidade porque obviamente você é um rapazinho esperto e já pensou nisso por conta própria. Se você ainda está lendo isso é porque teve dificuldades nessa parte (de todas as pessoas do mundo eu realmente te entendo, dude) Dito isso, existem dois caminhos que eu posso recomendar

Carcassonne

Carcassonne

A) CAÇANDO NO FACEBOOK

A grande coisa dos boardgames é que eles tem um fandom mais amplo do que voce possa imaginar de modo que é muito, mas  muito, mas muito mesmo, jogar jogos de tabuleiro do que RPG por exemplo (dado que você esteja começando do zero como eu fiz).

O primeiro lugar que eu te recomendo são grupos de Board Games no facebook (daqui a alguns anos, quando o facebook for uma velharia tipo o orkut é hoje eu vou ler esse post e rir). Mas há uma pegadinha nisso e é aqui que mora o segredo.

Voce pode, e deve, entrar em grupos de board games genéricos como o BoardGames Brasil.ou a BoardGames BR Lá você vai encontrar bastante gente (até mesmo algumas garotas O.o”) e pode tirar suas duvidas, conversar e ficar por dentro das novidades.

Legal, mas o que você quer mesmo é jogar, certo? Se não der certo perguntar no BoardGames Brasil, pois bem, como eu disse tinha uma pegadinha nisso: o segredo é entrar em um grupo de Jogos de Tabuleiro da sua região! Ahá!

Entre em grupos como o BoardGames Rio de Janeiro, o BoardGames Paraíba, o Jogos de Tabuleiro RS, a Taverna (de Recife), ou o Board Game BH . Acho que deu pra entender a idéia, não é?

Apenas ponha seus dedinhos para digitar na barra de pesquisa do face e então selecione “grupos” na barra “tipos de resultados” na esquerda. Go wild!

Fiquei com vontade de jogar esse só pelo nome kkk

Fiquei com vontade de jogar esse só pelo nome kkk

B) RUMO A INTERWEBZ!

Mas digamos que, por qualquer motivo, você não quer mexer com essas coisas estranhas das redes sociais ou não conseguiu entrar em algum grupo porque seu perfil tem a foto de uma marmota sendo exorcizada (sério, o que há de errado com você?). O que fazer nesta situação?

Obviamente a resposta é criar um char feminino e começar a mendigar itens (não, essa dica é do meu guia do iniciante para Ragnarock, desculpem) pesquisar na internet. Fóruns,  mais precisamente.

Os maiores fóruns da internet para se encontrar pessoas são o BoardGame Geek (cuja parte do forum para a América do Sul – e a maior parte Brasil porque a gente manda nessa porra caraí pode ser encontrada clicando aqui), o fórum do Redomanet e o fórum da Ilha do Tabuleiro.

Todos estes são fóruns grandes repletos de pessoas limpas, cheirosas e algumas chamadas Bobson. A esta altura você realmente deve ter tido problemas em encontrar pessoas com quem jogar MAS caso ainda tenha dificuldade neste ponto tema nada meu lúdico amigo, o próximo passo vai resolver definitivamente os seus problemas. Aguarde e confie!

"EU PRECISO" do dia

“EU PRECISO” do dia

PASSO 2: Começando a jogar – Indo ao encontro do mais forte dos jogos

repararam que eu citei jogar antes de comprar qualquer coisa? Poise rapah, estou aqui para te ensinar os macetes desse paranauê.

E aí você me pergunta: “Mas mestre Cilon, rei das manhas nerdicas que tem uma namorada ruiva natural, como eu posso jogar antes de ter qualquer jogo?”

A) LUDERIAS

Ora, jovem ludonauta, as pessoas acham que comprar e jogar é uma linha direta de causa e efeito mas na realidade os jogos são mais timey-wimey-wibly-wobly things…

Eis o truque: imagine se existisse um clube que você pudesse entrar, pegar uma mesa, escolher um jogo de uma biblioteca generosa, e tocar o terror enquanto toma cafés que você postará  no seu instagram para pagar de chique? Não, espera, melhor ainda, e se você pudesse alugar os jogos como nos bons e velhos tempos da videolocadoras e levar para o conforto do seu lar e ser o rei da cocada afro-descendente entre seus pares?

Pois esse lugar existe! O que você está procurando, jovem, se chama LUDERIA.

E agora que você sabe o que procurar, está a um google de distancia dos seus sonhos molhados lúdicos virarem realidade, não? Mas como eu sou um cara muito legal vou te dar um start up:

Em São Paulo:
– tem a Ludus Luderia
– a Funbox Ludolocadora

Em Porto Alegre:
– A Lends Luderia

Em Juíz de Fora
Tabuleiro Gamebar

Em Fortaleza
Balboa’s Luderia e Cheesesteak House

Em QUALQUER LUGAR DO BRASIL  (aluguel online)
BGC (Board Game em Casa)

Novamente, minha intenção não é listar todas as luderias do Brasil (mas se tiver alguma sugestão é só avisar nos comentários que eu atualizo a lista) e sim apenas te dar uma idéia do que procurar. Converse com as pessoas, pergunte em fóruns e comunidades no facebook, agora que você já sabe O QUE procurar fica muito fácil, certo?

Freddy-vs-Jason-GameB) EVENTOS DE GRUPOS

Além das lojas temáticas, outra forma de começar a jogar é encontrar um grupo de jogo que realiza eventos, ir até lá e começar a jogar. Simples assim? é, simples assim! Lembre-se que a grande graça dos Board Games é que eles precisam de pessoas para funcionar (ao contrário da maior parte dos hobbies nerdicos) e quanto mais melhor! Então sim, quanto mais melhor (sério, eu tenho um modificador de carisma -3 e consegui, pra ver como não é difícil)

Mas onde caçar estes grupos? Sair batendo de porta em porta na sua cidade? Uma opção, mas a outra é conferir essa BAITA MEGALISTA que foi postada pelo Garotas Geeks com um super apanhado dos eventos e grupos no BRASIL INTEIRO ao qual você pode simplesmente correr para o abraço!

Clique aqui e seja feliz!

Ufa… agora você já tem um tutorial de como conseguir pessoas e onde jogar. O que falta ainda? Ora, comprar os seus próprios jogos é claro! Mas como fazer isso?

Confira na próxima parte da matéria, até mais pessoal!

2 thoughts on “[BOARDGAMES] Guia do iniciante – parte 2 (como começar a jogar)

  1. Os Jogadores de Card Games, Board Games e rpg ganharam um novo espaço em SP- Capital.

    Inaugurada no bairro do Tatuapé, prox ao metrô a loja suporta até 60 players

    Venha conhecer a loja e jogar no nosso salão de terça a sexta das 13 as 22, sabado das 11 as 20:00

    https://www.facebook.com/medievalcards/

Comments are closed.