[BLURAY/DVD] AKIRA [EXTRAS]

SHOTARO KANEDA

Não estou de sacanagem com vocês. Vou falar somente dos extras. Não esperem por uma sinopse convencional.

Liguem seus motores e corram atrás dessa magnífica obra de arte.

Como o mangá será relançado por aqui através da JBC no final desse ano e a película irá completar 27 rotações no dia 16 de julho, resolvi comparecer e dar umas cutucadas gerais sobre o assunto.

Já havia assistido tudo isso um milhão de vezes. Mas não em Blu-ray! O trabalho de remasterização realizado me revelou um mundo de sons intrincados e cores que até então eram imperceptíveis para os meus sentidos. Imaginem só: 327 cores diferentes. E cerca de 40 ou 50 delas foram criadas especialmente para essa ocasião! Todas essas janelas foram pintadas com pincéis, com escalas milimétricas friamente calculadas!

REACTION

Assim como foi feito no DVD, incluíram também nessa versão a excelente entrevista com o autor. Nela são mostrados cadernos antigos com preciosas anotações e prodigiosos estudos artísticos, diversas divagações sobre suas primeiras experiências e inspirações e, além disso, detalhes importantes sobre suas perspectivas quanto a evolução das tecnologias e as diferenças cooperativas entre desenhistas e animadores. Ao acessar as notas de produção, pude acompanhar os depoimentos de todos os principais profissionais envolvidos. Cada detalhe, por mais pequeno que fosse, desde um comercial sobre ração para cães até a lista de regras escolares escrita na carteira de estudante de Kaneda, foi mostrado durante esses 124 minutos.

Além de, na época, estar trabalhando no mangá (iniciado em 1982 e concluído em 1990), Katsuhiro Otomo escreveu mais de 2 mil páginas de roteiro, desenhou e analisou 738 páginas de storyboards e supervisionou mais de 160 mil frames produzidos por uma tropa de quase 70 artistas extremamente dedicados. Algumas das cenas desenvolvidas pelo estúdio encarregado possuem 9 camadas de profundidade, muitas delas fotografadas com técnicas de luz transmitida para simular efeitos holográficos. Tudo feito com as mãos nuas!

Acham que estou exagerando? Vocês precisam ver para crer? Então assistam a porra do material extra! Vocês irão se descabelar!

Como se não bastasse, esse japa maluco dirigiu as sessões interpretadas pelo elenco de atores antes de animar os frames preliminares e testá-los num gravador rápido que corrigiu até os menores erros de timing. Mas ele teve um bom motivo pra isso: um detalhe que sempre me chamou atenção, que foi o oneroso recurso de “prescoring”. Os diálogos foram gravados antes da produção do filme começar, para que os movimentos dos lábios dos personagens fossem sincronizados.

E, por último, a minha parte favorita: a trilha sonora.

YAMASHIRO

Utilizando-se de instrumentos étnicos aliados ao Synclavier (sistema de áudio que permite a manipulação de vários efeitos sonoros num único teclado), Shoji Yamashiro e seu grupo germinaram um mantra sagrado que se ramificou dentro da trama. Durante a composição, que levou seis meses para ser concluída, cada faixa foi perfeitamente harmonizada com as 500 vozes que participaram do Réquiem, conjurando uma poderosa imersão transcendental dentro da ambientação de Neo Tokyo.

E se vocês não se convenceram, então só tenho mais uma coisa para dizer:

EXPLOSION

GO FUCK YOURSELF!

nota-5

Título: AKIRA
Direção e Roteiro: Katsuhiro Otomo
Gênero: Animação | Sci-fi | Cyberpunk
Lançamento: 2001
Duração: 124 minutos
Padrão de Cores: NTSC
Padrão de Som: Dobly Digital 5.1
Formato de Mídia: Bluray Disc
Formato de Tela: Widescreen 16×9 1080p

Galeria de fan arts

2 thoughts on “[BLURAY/DVD] AKIRA [EXTRAS]

Comments are closed.