[ANIMES] SAINT SEIYA: SOUL OF GOLD (assista online)

Saint-seiya-soul of gold

Se existe uma formula que dá certo entre cenários de fantasia é criar um grupo de elite realmente impressionante e de respeito, e deixar os fãs sedentos de mais coisas sobre eles.

Star Wars tem os Jedi – que na trilogia clássica são apenas lendas do passado – a Terra-Média tem os místicos elfos, e Saint Seiya tem os Cavaleiros de Ouro. Embora sejam os favoritos dos fãs (e das vendas de bonecos), os mais fodões entre os protetores de Athena nunca haviam recebido muita atenção nas adaptações para a televisão.

Isso mudou com a nova estratégia da Toei, que parece ter dado um tempo em fisgar novos fãs (com Saint Seiya Omega e A Lenda do Santuário), e dar à velha geração o que passamos mais de vinte anos esperando: os Cavaleiros de Ouro como protagonistas.

soul of gold aioliaKURUMADA NÃO KURUMANDO

Se tem um ponto no qual Cavaleiros do Zodíaco nunca foi muito forte, foi a parte dos roteiros. Entre clichês e coisas que estão lá apenas porque parecem legais, CdZ sempre foi meio troncho nesse aspecto.

Por isso, é com grande surpresa que a primeira coisa que chama atenção em Soul of Gold é o quanto sua história parece bem amarradinha e, pasmem, faz sentido com a mitologia! Espera, Cavaleiros do Zodíaco não está cagando para a mitologia e usando os nomes apenas por usar? Uau…

A história começa exatamente no momento em que os Cavaleiros de Ouro queimaram suas almas para derrubar o muro das lamentações no inferno. Ao contrário do que se poderia esperar, Aiolia de Leão não morreu e acordou fodido pra caralho em Asgard.

Sim, AQUELA Asgard, a de Hilda e dos Guerreiros Deuses, onde se passou uma das sagas mais legais da série. Pelo que Aiolia consegue apurar, ele foi salvo da morte por Odin, porque a treta está pegando no país do picolé pronto. O que surpreendentemente faz sentido, porque ressucitar guerreiros valorosos mortos, como Einherjar, para lutar por ele no dia que a treta der na água.

soul of gold aiolia 2Parece que muitas tretas estão acontecendo, porque um maluco deu um golpe de estado, e tomou o lugar da Hilda, trouxe a árvore Yggdrasil de volta à vida, e novos guerreiros deuses.

E dessa vez os Cavaleiros de Bronze não poderão ajudar, porque nesse exato momento eles estão nos Elíseos tentando chutar a bunda de deuses – a série se passa durante os dias na Terra do Grande Eclipse de Hades.

A série mistura nostalgia com questões interessantes e, em algo raro para CdZ, vale a pena ser assistida pelo seu desenvolvimento, e não apenas pelas lutas. Dá pra ver claramente que a série se inspirou bastante em Lost Canvas, e isso é o melhor elogio que se pode fazer a algo relacionado a Cavaleiros do Zodíaco.

A animação também é muito boa, adequada a 2015, e não lembra em nada a desgraça que foi os capítulos dos Elíseos.

soul of gold aiolia 3

Estou em Asgard novamente ou isso é apenas um recolor da Bandai?

O NÃO TÃO DOURADO ASSIM

Se o capítulo é bom em propor uma trama e fazer referências bem feitas – algo que nunca foi o forte de CdZ – por outro lado é um tanto fraco no que a série tradicionalmente teve de melhor.

Falta ação no episódio – o que é compreensível, por ser o primeiro – e quando ela aparece, não é tão interessante assim. A luta é meio palha, e a transformação da armadura de leão em armadura divina é bastante sem tesão e desinspirada. O inimigo também possui o carisma de um saco de batatas murchas.

Felizmente isso é fácil de corrigir e, dado que a proposta é interessante, vale a pena continuar assistindo.

CLOTH MITH EVERYWHERE

Não é segredo para ninguém que a Bandai financiou este anime para vender mais brinquedos. Não sou eu que vou reclamar disso (talvez reclame de não poder comprar tudo que eu gostaria, mas acho que esse era o ponto da Bandai), mas nós ganhamos mais do que uma nova linha de colecionáveis: para que o anime chegue ao maior número de pessoas possível, a Bandai liberou a exibição online com legendas prontas em vários idiomas – inclusive o nosso português!

Sim, os episódios estarão legalmente online legendados e esperando por você. CLIQUE AQUI para ver o primeiro grátis, free na faixa! (não esqueça de mudar as legendas para português na opção “subtitles” dentro do balãozinho no vídeo)

nota-3

One thought on “[ANIMES] SAINT SEIYA: SOUL OF GOLD (assista online)

Comments are closed.