[ANIMES PARA MAIORES] Mudando para animes levemente melhores

Diga-me se a sensação é familiar: você agora é um rapazinho crescido e, de vez em quando, assiste animes apenas para lembrar o quanto já passou dessa fase. Romances infantilizados (eu gosto de você, mas não posso admitir nem nada, baka, porque temos eternamente 12 anos mentalmente), roteiros formulaicos, personagens estereotipados (se você é como eu, já até sabe que existe um pool de falas que pode sair da boca de um personagem de anime), fan service apenas pelo fan service… Aí você se pergunta: “O que diabos aconteceu com os animes? Quer dizer, costumava ser ótimo quando eu era mais novo, por que eles ficaram tão ruins assim?“.

A resposta, meu amigo, é uma que você já imagina. Não aconteceu nada com os animes, aconteceu com você. Agora você é uma pessoa melhor, com gostos melhores e mais refinados. Certamente você não tem mais paciência para 250 episódios de lutas decididas pelo poder da amizade, ou narizes sangrando quando o cidadão vê um decote, então, que tal passarmos para animes levemente melhores do que estamos acostumados a assistir?

Eis aqui algumas sugestões de como continuar assistindo o que você gosta, só que melhor!

SAO FAN SERVICESE VOCÊ QUER ALGO A MAIS DO QUE…

SWORD ART ONLINE: Tem uma premissa interessante, mas rapidamente deteriora para atender fetiches masculinos adolescentes. Retrocedimento no desenvolvimento de personagens (personagens femininas fortes “involuem” para se tornarem troféus de harém sem personalidade, vilões patéticos (todos os vilões têm que parecerem bundões perto do protagonista), e sistemática perda das raízes com MMO, até se tornar uma fantasia completamente genérica, fazem Desse anime muito melhor quando você tem menos de 18 anos, e fan service com closes ginecológicos em pré-adolescentes é tudo que basta para te manter entretido.

… VOCÊ DEVERIA TENTAR:

Log-HorizonLOG HORIZON: Guildas, raids, política interna, tudo aqui funciona como em um MMO mesmo, e o elenco é diversificado e bem balanceado. Não é estritamente melhor que SAO em cada aspecto possível, e a abordagem nerd para “presos em um MMO” pode não ter tanto respaldo com quem nunca mergulhou nesse mundo realmente, mas pelo menos não é um insulto à sua inteligência.

Mais ou menos nessa area, você pode tentar também NGNL (No Game No Life) e Overlord.

Naruto_Shippuuden_178-01SE VOCÊ QUER EVOLUIR DE…

SHOUNENS POPULARES: Naruto, Fairy Tail, Bleach, Dragon Ball Super – todos eles são divertidos e tal, e provavelmente foram o primeiro anime de muita gente. Mas sejamos honestos: eles são meio que o fast food dos animes. “Poder da amizade supera tudo”, história sem fim e sem propósito maior que derrotar o malvadão do dia, arcos inteiros de filler – é apenas questão de tempo até muitas pessoas chegarem à conclusão de que mais um episódio ou cem disso não vai acrescentar grande coisa à sua vida.

… VOCÊ DEVERIA TENTAR:

FourHeroesSHOUNENS MELHORES: Existem duas formas de um shounen ser melhor. A primeira é saber rir de si mesmo e dos absurdos do gênero, e para isso você quer assistir Gintama e One Punch Man. A outra é o shounen ser mais ambicioso e ter alguma coisa para contar, algum ponto a provar, e para isso você quer as obras de Yoshihiro Togashi como Hunter x Hunter e Yu Yu Hakusho.

Ou então assista Jojo’s Bizarre Adventure, porque Jojo é totalmente divo!

WRECKING BALLSE VOCÊ NÃO AGUENTA ESPERAR A SEGUNDA TEMPORADA DE…

ATAQUE DOS TITÃS: Shingeki no Kyojin tem um puta de um cenário! Adolescentes no exército e todo mundo pode morrer… só que não. Apesar do começo arregaçador de mentes – praticamente um terror de zumbis com tiozões pelados gigantes no lugar – a coisa logo degringola para o bom e velho “adolescente especial tem o poder de salvar o mundo com monólogos intermináveis”. SnK não é um anime ruim, mas a queda de qualidade na metade em diante é palpável, e deixa muito a ser desejado.

… VOCÊ DEVERIA TENTAR:

EDFULLMETAL ALCHEMIST BROTHERHOOD: Adolescentes no exército em um mundo steampunk também, só que dessa vez são apenas dois deles (verdade seja dita, apenas um, e ele leva o outro de contrapeso) em um mundo de adultos. Faz toda diferença na credibilidade do cenário, acredite. O plot de multicamadas se move em direção a uma conclusão épica e satisfatória, e os temas morais e filosóficos implícitos são surpreendentemente sérios.

Se você quer mais desconstrução de “adolescente especial salva o mundo com o poder do protagonismo”, tente outras descontruções de genero como Neon Genesis Evangelion e Puella Magi Madoka Magica.

misa-death-note-cosplay-06SE VOCÊ NÃO ACHOU QUE ISSO FOI BOM O BASTANTE…

DEATH NOTE: É um bom anime introdutório, mas um pouco mais de calo nesse oficio e você não consegue deixar de notar como alguns personagens são porcamente escritos, ao ponto de estragarem a imersão na coisa toda, e todo o arco final deixa muito a ser desejado. Até hoje eu nunca conheci ninguém que não descrevesse Death Note como “É bom, mas deveria ter terminado quando…”. Sim, você sabe exatamente do que eu estou falando.

… VOCÊ DEVERIA TENTAR:

MONSTER: Uma abordagem mais complexa para uma audiência mais exigente. Monster é um thriller de terror psicológico que se aprofunda na mente de um psicopata. A animação é um tanto datada, mas se você puder superar isso é um baita anime.

akame-ga-kill-0506SE VOCÊ FICOU IMENSAMENTE DESAPONTADO COM…

AKAME GA KILL: Todo mundo morre até que você pára de se importar. Um shounen que tenta chocar por chocar, e acaba sendo exatamente igual aos outros. “Tons de cinza na moralidade” acaba significando “mocinhos podem matar também, mas os vilões ainda são cartunescamente maus como pica-paus”. E tem o final corrido. É o tipo de coisa que você acha o máximo quando tem 16 anos, mas depois olha e apenas sente vergonha de ter gostado um dia.

… VOCÊ DEVERIA TENTAR:

KILL LA KILL MAKOKILL LA KILL: Mantemos as lutas de espadas muito loucas, mas coloquemos isso em uma comédia de ação que acaba se tornando improvavelmente épica! Agora, se é atrás do clima dark que você está atrás (e “dark” do tipo “Dark Souls” que estamos falando aqui), então dê uma checadinha no clássico Berserk (tem um novo anime saindo agora em 2016, e até o momento parece melhor ainda!).

SE VOCÊ ACHA QUE ESTÁ VELHO DEMAIS PARA ISSO…

GORES POPULARES: Elfen Lied, Tokyo Ghoul, Another, Highschool of Dead têm quantidades imensas de tripas e sangue para todo o lado. Se isso é tudo que você quer, beleza. Entretanto, se você acha que merece algo mais bem escrito, com personagens que faça sentido, e uma história mais ambiciosa, talvez apenas encher a tela de vermelho pode não ser o suficiente para você.

… VOCÊ DEVERIA ASSISTIR:

Wallpaper_04SHINSEKAI YORI: Em um estilo artístico estranho, imagine se juntássemos na mesma panela Fallout, Akira e Admirável Mundo Novo. O resultado é um cenário pós-apocalíptico psíquico com uma sociedade fundamentalmente perturbadora. O anime não deixa a bola cair, é um horror com drama de mistério, acompanhando a vida de um grupo de pessoas nessa sociedade, desde a infância até o fim da vida, e como elas mudarão esse mundo para sempre. Não poderia ser mais épico nem que tentasse.

Para um show de gore popular, Parasyte não é nada ruim também. Agora se o seu negócio for sociedades distópicas, então tente Psycho-Pass ou Texhnolyze.

Love_Hina_Again_3_6SE VOCÊ NÃO AGUENTA MAIS…

HARENS QUE NÃO VÃO A LUGAR NENHUM: Se você assistiu anime, sabe do que eu estou falando. Existe um Zé (moldado nos mínimos detalhes para o japonês mediano se imaginar no lugar dele), e por algum motivo ele passa a conviver com um harém de novinhas “secretamente” apaixonadas por ele e… nada acontece. Sem progressão romântica, o protagonista permanece um idiota sem noção que as moças querem brincar no seu playground do amor e talvez, quem sabe no último episódio, você sabe que essa porra não vai dar em nada mesmo (exceto fan service, vai dar em MUITO fan service). Poderia passar dias citando exemplos como Nikesoi, Rosario Vampire, Love Hina

… VOCÊ DEVERIA TENTAR:

bakemonogatari12-018ROMANCES QUE DÃO EM ALGUMA COISA: E se, olha só que louco, mas E SE de repente tivéssemos um anime com um relacionamento que é desenvolvido? Não seria doido? Existem alguns animes que se aventuram neste campo Exódia-o-proibido como Toradora, Clannad, Spicy&Wolf e o super recomendado Nana.

Claro, outra opção são haréns que sabem rir de si mesmos e não têm vergonha de apontar isso, como Bakemonogatari ou Saekano: How to Raise a Boring Girlfriend (embora esse seja um caso mais complicado, falarei dele em breve)

SE VOCÊ ESPERAVA MAIS DE…

__gasai_yuno___mirai_nikki_____you_can_t_hide__by_manon_blutsanguen-d69s4w4MIRAI NIKKI: Desde que o modelo Battle Royale (adolescentes têm que lutar até a morte presos em um espaço determinado) se tornou um gênero em si próprio – em grande parte devido ao sucesso de Jogos Vorazes – muitos animes seguem essa fórmula com resultados menos do que excelentes. Um dos mais populares deles, Mirai Nikki, tem uma premissa muito interessante: doze pessoas recebem diários que podem prever o futuro, e têm que sair à caça uma das outras, pois o sobrevivente se tornará o novo Deus. Isso é tão interessante quanto sua execução é desastrosa e ruim, povoado por personagens que fazem você desejar sofrer uma vasectomia com instrumentos enferrujados, e uma edição que não faz sentido nem com toda vodka do mundo.

… VOCÊ DEVERIA TENTAR:

ISKANDARFATE\ZERO: Agora sim é como se faz um “Battle Royale” adequadamente. Personagens interessantes com motivações críveis em um cenário bem construído e com regras que são respeitadas. Adicione a isso elementos de RPG e campeões da história da humanidade – alguns tão fodas que se tornaram lendas – e temos alguma coisa. Quem nunca quis vêr o Rei Arthur, Gilgamesh e Alexandre o Grande discutindo sobre o que significa ser um rei, não é?

Também é recomendado sua continuação FATE\stay night: Unlimited Blade works, que é um remake do FATE\stay night original. Fuja do original como o diabo foge de pagode, porque essa lazarentice é puro cancro embalado em episódios de 20 minutos.

SE VOCÊ QUER ALGO MAIS PROFUNDO DO QUE:

MELODRAMAS: “Oh, meus feelz!” pode ser bom lavar os olhos chorando de tempos em tempos, mas frequentemente muitos animes apostam em truques baratos para apelar às emoções mais simples do espectador, a fim de ocultar os seus defeitos como ritmo pavoroso, design de personagens pobre, subplots que simplesmente são subutilizados e um final abrupto. Sim, Angel Beats, estou olhando pra você! E Anohana, não pense que eu não te vi no cantinho aí não!

… VOCÊ DEVERIA TENTAR:

Haibane.Renmei.full.122982DRAMAS: a catarse de terminar uma série dramática pode ser uma das experiências mais memoráveis se ela for algo mais do que uma coleção de truques baratos para emocionar a audiência. Um plot multidimensional ou uma grande mensagem que fazem você pensar fazem toda a diferença do mundo. Experimente Haibane Henmei, Garden of Sinners, Tatami Galaxy ou Tokyo Magnitude 8.0

AND LET THE OPINIONS HIT THE FLOOR!

5 thoughts on “[ANIMES PARA MAIORES] Mudando para animes levemente melhores

  1. Resumir Tokyo Ghoul a “gore popular” é o cúmulo. Quem acha que Tokyo Ghoul são apenas tripas e sangue jorrando precisa urgentemente rever a obra com os olhos certos.

  2. ” Aí você se pergunta: “O que diabos aconteceu com os animes? Quer dizer, costumava ser ótimo quando eu era mais novo, por que eles ficaram tão ruins assim?“.” O primeiro paragrafo me descreveu completamente
    Vou tentar algum destes indicados, desesperançoso mas vou tentar

Comments are closed.