[ANIMES] JOJO’S BIZARRE ADVENTURE: STARDUST CRUSADERS (ou então, a convergência da poeira estelar…)

the_stardust_crusaders_by_drstuff-d7easww-pngExcelsior, true believers! Hoje vamos falar sobre a épica roadtrip homoerótica em que quatro bro’s atravessam o mundo para descobrir experiencias fantásticas e muita bizarrice. O que? Não, cara, não estou falando de Final Fantasy XV e sim da mãe de todos os bromances, as bizarras e fantásticas aventuras da família Joestar! (mas sim, FF XV se inspirou bastante em um dos mangas mais influentes de todos os tempos, finalmente com sua terceira fase animada!)

tumblr_n7het1xyfi1r5gow3o1_500Até onde havíamos acompanhado a saga da família Joestar, tínhamos parado quando o jovem Joseph Joestar enfrentava membros de uma raça precursora da humanidade composta por homens musculosos seminus gigantes em meio a nazistas nos anos 40. E então você se pergunta como, apenas como, algo pode rivalizar em bizarrice e esplendor com tamanha insanidade?

Simples, babe: agora estamos nos anos 80! Fuck yeah, peguem suas ombreiras e seus vinis do Locomia, porque aqui o bagulho vai ficar insano!

Quarenta anos após os eventos de Battle Tendency, acompanhamos agora um já idoso (mas não menos menino das artimanhas) Joseph Joestar visitando seu neto no Japão, o bad boy adolescente Jotaro Kujo (porque por algum motivo idiota ainda mantemos costumes medievais da mulher mudar de nome, mas no nosso coração ele sempre será Jotaro Joestar) – o JoJo desta geração.

A treta começa quando pessoas no mundo todo passam a despertar manifestações das suas psiques na forma de avatares (usualmente na forma de caras bombadões), chamadas de Stands. Jotaro é uma dessas pessoas, assim como Joseph (que agora tem Stand e Ramon, o véio tá com tudo!). Sim, se isso parece muito com Persona, é porque Persona se inspirou pra caralho em Jojo – eu não disse que saporra era influente pacas?

Ok, mas e cade a fabulosidade, né? Ora, acontece que algumas pessoas que despertaram stands não estavam preparadas para isso e sua stand vai acabar sufocando seu usuario. Como é o caso da mãe de Jotaro (e filha de Joseph, é a mesma pessoa). Oh noes! E agora, como salvar a – posso estar me desviando do assunto – formosa e desposavel Holly Kujo Joestar de um destino terrível?

Simples, indo até a fonte do problema e socando ela na cara. Certo, mas qual a fonte do problema? O que causou esse subito surgimento de Stands pelo mundo? Ora, ninguém menos do que ELE. Sim, ELE está de volta, o vampiro mais fabuloso da história dos vampiros fabulosos, o inegavel, o divo, o maravilhoso… DIO!

tumblr_n7quoypnt61shub75o2_500

Yeah, babe! Após cem anos em um caixão em alto mar, Dio is back!

Assim, Joseph e Jotaro Joestar partem em uma jornada de desafios e amizade até o Egito para acertar as contas com o grande nemesis da família Joestar, Dio, acompanhados do velho amigo de Joseph – o vidente bombadão Avdoll – e um colega de classe de Jotaro não menos bombado – o estudante japones que se orgulha muito de ser estudante, Kakyoin!

A eles se juntam um assassino (adivinhem só) bombadão enviado por Dio que se recupera do controle mental imposto a ele e jura vingança por seu orgulho, o seduzente francês Polnareff.

Armados com suas stands batizadas com nomes de cartas de tarô (por motivo nenhum que senão a bizarrice), nossos heróis partem em um voô para o Egito. Só que o voô é atacado por um dos enviados de DIO e logo eles percebem que o unico modo seguro de chegar até o Egito é fazer a viagem por terra e mar mesmo. Assim começa a épica e medonha roadtrip pelo sudeste asiático em plenos anos 80!

Não preciso dizer mais nada, né?

stardustcrusadersdeparts

Porque toda jornada homoerótica com seus bro’s ao Egito começa com um primeiro passo. Um primeiro passo desnecessariamente juntinho, é claro!

HIROHIKO ARAKI NÃO TEM MEDO DE SAIR DE SUA ZONA DE CONFORTO

Muitos autores, principalmente de mangas, buscam estabelecer uma determinada zona de conforto e nela se estabelecer escrevendo apenas mais do mesmo porque sabem que isso vai vender e tá certo. Tendo criado um dos mangás mais influentes de todos os tempos, Araki podia fácilmente ter se jogado nas cordas e apenas vivido reprisando o que ele já tinha feito.

Podia, mas para nossa imensa felicidade não o fez.

Ele simplesmente jogou tudo pra lá e começo praticamente do zero, com uma nova mitologia, um novo cenário, novos estilos de luta. É como se após uma fase de Dragon Ball Z, Akira Toriyama resolvesse escrever uma luta de Naruto – que é um estilo de luta completamente diferente. Aqui as coisas são tipo assim. Sai de cena o Ramon (embora o velho Joseph ainda use um pouco) e agora se destacam as Stands. E como uma Stand pode ser qualquer coisa e ter absolutamente qualquer poder, nas mãos de um cara extremamente criativo isso é ouro puro.

O que significa que nem todas as Stands são resolvidas através de lutas. Algumas são disputas de … videogame? Ou imitações? Ou uma Stand que subverte desejos? Ou sobreviver a atrações magnéticas em escadas rolantes?

Joseph Joestar, o eterno menino das artimanhas!

Então temos todo tipo de bizarrice que você pode imaginar, tanto nos usuarios quanto nos poderes das Stands em si.

Eu sei, a mente humana só pode imaginar até determinado ponto mas não tema, Araki certamente não é humano e as capacidades de bizarrices dele vão além do possível. E eu estou falando de um cara que nos acostumou com cyborgues nazistas homoeróticos, o quão mais bizarro eu posso estar falando?

ESSE nível de bizarrice. Sim, os Joestar e sua gangue enfrentam os irmãos Oingo Boingo que usam Stands de deuses egipcios.

Sim, porque em determinado ponto o Araki achou que essa coisa de Stands baseadas em cartas de tarô já deu o que tinha que dar e agora as Stands são baseadas nos deuses egipcios. Porque deu vontade, tal é Hirohiko Araki.

13c3fda8fcecede1504dffbd6f1d09c4AS MAIORES BIZARRICES SÃO AS QUE SÃO VERDADE

Agora a coisa mais admiravel do roadtrip é que Araki fez sua pesquisa e desencavou os detalhes mais bizarros e inacreditaveis dos lugares por onde a galera passou. Talvez você nunca tenha se perguntado como funcionam as privadas no Paquistão dos anos 80, ou o sindicato dos mendigos egipicios (sim, isso existe). Araki pesquisou isso e os resultados ultrapassam os niveis já absurdamente altos de bizarrice estabelecidos

Algumas coisas são tão malucas que você deve ter achado que saiu da mente do mesmo cara que colocou um macaco taradão pedófilo cuja Stand é um navio cargueiro (sim, é sério isso) mas quando você pesquisa e vê que ele realmente se baseou em coisas reais. Coisas pequenas como hábitos locais e costumes que só quem esteve realmente lá pode dizer.

o9momanUM ANIME SOBRE O PODER DA AMIZADE E CACHORROS PEIDORREIROS

Phantom Blood era sobre a jornada do herói solitário, de Jonathan Joestar. Battle Tendency colocar um foco central sobre o bromance entre Joseph e Caesar Zeppelli. Stardust Crusaders é sobre os laços e confiança forjada entre uma gangue inteira. Cada membro da equipe tem algo a oferecer: Jotaro é o badass cabeça fria, Kakyoin o cérebro, Avdol a bússola moral, Polnareff o coração, e Joseph Joestar é Joseph Joestar, oras. Oh, e Iggy que é um cachorro com problemas de gases e péssima personalidade (além de um usuario de Stand) que se junta a eles no meio do caminho.

O meu ponto é que ao longo de sua jornada, a relação entre os homens é construída de maneira crível. Esses caras (e cão) se amam como verdadeiros amigos, e a sanha dos cruzados da poeira estelar brilha nisso em seu melhor nesse ponto. Às vezes, expressar o vínculo sagrado da amizade é tão simples como sorrir e encolher os ombros quando seu amigo espirra em você. A força de toda a equipe é o cerne do que torna este arco grande – seus triunfos, suas perdas e sua dor.

1309886648608383816Assim temos uma jornada épica de amor e amizade entre manos que culmina em um não menos épico e dramático confronto contra um dos maiores vilões da história dos animes, e não te desaponta em nenhum momento. Como antes, Araki tem um dominio magistral de quando não se levar a sério e de quanto construir algo épico.

tumblr_o9vlp10dkc1vux0v6o1_500Se você já assistiu as primeiras duas partes do anime, não tem muito o que eu precise dizer para te convencer a assistir a terceira parte de um dos animes mais divertidos de todos os tempos. E se você ainda não assistiu… OH MY GOOOOOOOODDDDDDD O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM A SUA VIDA?!?

forever_anime1

O gorila capitão fumando cachimbo enquanto resolve um cubo de Rubik protegido pela carta de tarô da Força. Isso é JOJO!