[ANIMES] Cavaleiros do Zodíaco: Shun de Andrômeda

cavaleiros-do-zodiaco-shun-5

Continuando nossa série de perfis dos Cavaleiros do Zodíaco, chegou a vez do defensor mais… delicado e… sensível de Atena: Shun de Andrômeda!

Perdeu os perfis anteriores? Leia-os nos links abaixo:

cavaleiros-do-zodiaco-fanart-andromeda_shun_saint_seiya_omega_by_jounai_974-d676jayNome de Cavaleiro: Shun de Andrômeda

Nome japonês: アンドロメダ星座の瞬 (Andoromeda Seiza no Shun – sendo que “shun” significa “brilho” ou “instante”. “Brilho fugaz.”)

Dados gerais:

Classificação: Cavaleiro de Bronze
Armadura: Armadura de Andrômeda
Constelação: Andrômeda
Divindade: Atena

Dados básicos:

Gênero: Masculino (há controvérsias)
Idade: 13 anos (no início do anime)
Aniversário: 9 de setembro de 1973
Signo zodiacal: Virgem
Altura: 1,65 m
Peso: 51 kg
Tipo sanguíneo: O
Local de nascimento: Japão

Dados de treinamento:

Local de treinamento: Ilha de Andrômeda, Etiópia
Mestre: Albiore de Cefeu (anime), Daidalos de Cefeu (mangá)

Dublador:

Gota Mágica:

  • Ulisses Bezerra

Ao lado de Seiya, Shiryu e Hyoga, Shun também é um dos Cavaleiros de Bronze do século XX cuja a missão é proteger a deusa Atena (ou chamar seu irmão Ikki pra fazer isto quando ele não der conta do recado).

Origens

Jindai Naoto (à esquerda) e Shun (direita).

Jindai Naoto (à esquerda) e Shun (direita).

Daichi Ai (à esquerda) de Aoi Tori no Shiwa

Daichi Ai (à esquerda) de Aoi Tori no Shiwa

Da mesma forma que fez com Seiya e Shiryu, Masami Kurumada usou sua malandragem nipônica e copiou na cara dura o visual de personagens de seus mangás anteriores pra definir a aparência de Shun. O garoto com visual andrógino é muito parecido com Jindai Naoto de Otoko Zaka, mangá que Kurumada havia escrito e desenhado um ano antes de começar Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya), e também com Daichi Ai, do mangá de baseball Aoi Tori no Shinwa, escrito e desenhado por Kurumada anos antes de CdZ.

1ª armadura de Andrômeda do anime. 1ª armadura de Andrômeda do anime.

1ª armadura de Andrômeda do anime.

A respeito do visual andrógeno de Shun, ele se deve à feminilidade da constelação de Andrômeda, o que acabou influenciando na adaptação de sua 1ª armadura para o anime, onde ganhou detalhes que se assemelhavam a seios. Isto tudo fez com que muitos espectadores, e até personagens do mangá e do anime, confundissem Shun com uma mulher. Talvez uma das consequências mais… incestuosas homossexuais bizarras disto seja o fato de Ikki, seu irmão, ter feito “amizade” com uma garota chamada Esmeralda, moradora da Ilha da Rainha da Morte, que ele achava muito parecida com seu irmão, com a única diferença de ter os cabelos loiros (além do fato de ter seios e uma vagina, é claro… u.u)

Outra curiosidade é sobre o cabelo, que no mangá é castanho, e no anime ficou verde para “equilibrar melhor as cores” do personagem, pois castanho com rosa não dá uma combinação muito boa. E sua armadura é rosa, segundo Kurumada, porque esta é a cor que identifica a Nebulosa de Andrômeda.

Já as Correntes de Andrômeda foram criadas com base nos conhecimentos de Kurumada em artes marciais, especificamente sobre uma arma tradicional chamada manriki-gusari, cujo corpo é feito de correntes, e pode ser usada tanto para se defender, como para atacar, da mesma forma que as correntes da armadura de Shun.

Manriki-Chrome

Infância e Treinamento

cavaleiros-do-zodiaco-7

Se você já leu os perfis de Seiya, Shiryu e Hyoga, já sabe que Shun também é – pelo menos no mangá – um dos trocentos filhos que Mitsumasa Kido concebeu mundo afora porque, bem… era sua missão sair engravidando mulheres pra gerar um bando de moleques que defenderiam sua neta Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena.

cavaleiros-do-zodiaco-fanart-433b1018e32d80e8aa8ee5c3cd621a65-d50trho

Guilty (Pleasure?) só quer te dar “amor”

Acontece que, no sorteio que definiu onde cada garoto seria treinado, Shun tirou o papelzinho onde estava escrito o seguinte: Ilha da Rainha da Morte, o que significava que ele estava condenado a ser surrado e currado todos os dias por esta simpatia em pessoa aí à esquerda, porque era um rapazinho sensível e bonitinho, e que lembrava muito uma garota (e a filha de Guilty – o que levanta hipóteses ainda mais doentias sobre o que acontecia com a pobre Esmeralda naquela ilha…).

Num universo paralelo...

Num universo paralelo…

Foi pensando nisto que Ikki se ofereceu pra ir no lugar do irmão, e acabou se ferrando, obviamente (mais detalhes sobre isto no próximo perfil). Isto fez com que Shun fosse para a Ilha de Andrômeda, onde aprendeu a controlar seu Cosmo interior com sensibilidade e força (ownnn! :3).

Lá ele fez amizade com June, que bem que tentou se engraçar pro lado do rapaz, mas logo concluiu que ele não era “chegado na fruta” que ela estava oferecendo, e eles só continuaram amigos mesmo.

Anos se passaram, e chegou o dia da prova final, quando ele foi preso com correntes num rochedo à beira-mar, enquanto a maré subia, reencenando o sacrifício da princesa Andrômeda da mitologia grega. O objetivo era libertar-se das correntes antes que a maré subisse até uma altura que o afogasse, coisa que ele só conseguiu por queimar seu cosmo lembrando-se de seu irmão Ikki, e de sua vontade de reencontrar-se com ele (ownnnnnn! :3).

Jorge-LafondAo quebrar as correntes que o prendiam, Shun fez por merecer a Armadura de Andrômeda, que no mangá tem só uma tirinha mequetrefe e umas correntes sem vergonha, enquanto no anime ela é a representação visual do desejo íntimo de Shun ser… bem… uma quase mulher, como diria o saudoso Jorge Lafond.

Habilidades

shun fanart 2Além de ser capaz de controlar as correntes, arrumando-as em várias formas de ataque e defesa, Shun, quando desprovido delas – seja por tê-las destruídas por um inimigo mais forte (o que vira e mexe acontece), ou simplesmente porque elas ficaram inutilizadas por algum paranauê que anulou seu controle sobre elas – ele é capaz de… gritar com muita força pelo nome do irmão, que sempre aparece do nada pra ajudá-lo, em primeiro lugar. Mas quando isto não funciona, ele tem uma, ou melhor, duas cartas na manga: a Corrente Nebulosa e a Tempestade Nebulosa.

A Corrente Nebulosa é uma manifestação de seu cosmo em forma de ventania, que paralisa o inimigo em meio a correntes de ar. Se o adversário não desiste de lutar, a corrente se transforma na Tempestade Nebulosa, que arremessa o inimigo pro alto, golpeando-o com fortíssimas correntes de ar, e deixando-o cair com tudo no chão, provocando normalmente danos mortais.

Momentos marcantes

Cá entre nós, pode não ser o momento mais importante dele na série, mas ninguém consegue pensar no Shun sem lembrar da cena na Casa de Libra, que já foi mencionada no perfil do Hyoga escrito pelo Cilon, então vou apenas deixar isto aqui, e seguir em frente:

cavaleiros-do-zodiaco-shun-e-hyoga-1

Curiosidades

shun constelacao andromedaEle é o 3º Cavaleiro de Bronze mais popular entre os fãs do anime no Japão.

Além disto, sua corrente, simbolicamente, manifesta características dos sexos masculino e feminino. É uma joia (símbolo feminino), que pode mudar de comprimento, tornar-se flexível ou rígida (como um pênis), e ser usada defensiva ou ofensivamente, representando, com isto, sua ambiguidade sexual.

Por tudo isto, Shun é um dos preferidos dos autores de versões yaoi de Cavaleiros do Zodíaco, que pra quem não sabe são histórias que focam mais na vida amorosa dos personagens masculinos, assumindo que todos são homossexuais e se relacionam uns com os outros. Na verdade, pela relação de amizade e carinho que os cinco têm entre si, todos são passíveis dessa reinterpretação (mas só Shun pode usar suas armas para fins sexuais, se é que me entendem 😉 ).

cavaleiros-do-zodiaco-shun-7

4 thoughts on “[ANIMES] Cavaleiros do Zodíaco: Shun de Andrômeda

  1. Piadinhas a parte, o curioso é que o Shun é o mais forte dos cavaleiros de Bronze. Ooohh!
    Mas ele é o único que chega em um cavaleiro de ouro e diz “cara, para quieto por favor que eu não quero te machucar” e está realmente falando muito sério, não é botar banca. Quantos mais tem essa moral? O mesmo vale para o general marina que ele enfrenta, quando ele decide realmente lutar com o cara dá um pau nele sem nem suar (ao contrário dos outros cavaleiros de bronze)

    Acontece que o Shun escolhe não lutar porque ele é pacifista ao nível monge tibetano, sabe o cara que não pisa nem em formiga porque toda vida é sagrada? Isso é explicado melhor em Lost Canvas, que Hades na verdade escolhe reencarnar na pessoa mais pura e inocente DO MUNDO (hmm, divaaaaa) e o Shun é essa meiguice toda por isso.
    Alias, sim, o Shun é a reencarnação de um deus tanto quanto a Saori e por isso ele é tão mais foda que os outros… quando descide descer das tamancas e lutar. O que é uma vez na vida e outra na morte.

  2. wagner bueno 19/12/2014 ás 14;55td
    a pergnuta é se o shun de andromeda é forte; bom se ele não é um cavaleiro fraco então vou responder da seguinte maneira ele tem mais tecnicas dos 5 cavaleiros de bronze inclusive a poderosissíma tempestade nebulosa com o poder que ele tem ele foi capaz de aprender,contrlolar e dominar.também ele foi hospedeiro na saga de hades porque foi a reencarnaçaõ do deus dos mortos. certo ele é forte mas na minha opinião ele fica em 3° lugar no ranking de cavaleiro de bronze mais forte ou poderoso ficando atrás de ikki e hyoga e outra shun também pega adversários bem dificeis só que a personalidade dele frouxa atrapalha agora se o shun lutar serio mesmo ai mostra todo seu potencial e outra nunca precisou da a athena em suas batalhas só do ikki de fenix ás vezes.

  3. Puxa, eu fico chateado c esse texto. Não acho errado citar que shun seja delicado, gay ou oq for, o que me incomoda eh a forma preconceituosa como fazem isso. Povo imbecil, não podem ver alguém fora dos padrões que ficam zuando. Coisa mais idiota, gosto é gosto. Bando de superficiais.

Comments are closed.