[ANIMES] Cavaleiros do Zodíaco: Shiryu de Dragão

cavaleiros-do-zodiaco-shiryu-3

Continuando nossa série de perfis dos Cavaleiros do Zodíaco (Ainda não leu o do Seiya? Então dá um pulo aqui!), falarei hoje do Defensor de Athena dono dos cabelos mais sedosos e do golpe Cólera do Dragão: Shiryu.

dragon_shiryu_saint_seiya_by_memoryfore-d39tnoaNome de Cavaleiro: Shiryu de Dragão ou Shiryu de Libra

Nome japonês: 龍星座「ドラゴン」の紫龍(Doragon no Shiryu) [sendo que Shiryu é composto dos kanjis 紫 (Shi, roxo) e 龍 (Ryuu, dragão). Ou seja, seu nome significa, literalmente, “Dragão Roxo” ou “Dragão Púrpura”.]

Dados gerais:

Classificação: Cavaleiro de Bronze
Armadura: Armadura de Dragão
Constelação: Draco
Divindade: Atena

Dados básicos:

Gênero: Masculino
Idade: 14 anos a 18 anos
Aniversário: 04 de outubro de 1972
Signo zodiacal: Libra
Altura: 1,74 m
Peso: 53 kg
Tipo sanguíneo: A
Local de nascimento: Japão

Dados de treinamento:

Local de treinamento: Cinco Picos Antigos de Rozan, China
Mestre: Mestre Ancião (Dohko de Libra)

Dublador:

Gota Mágica:

  • Sérgio Rufino (1º dublador Brasil)
  • Elcio Sodré

Assim como Seiya de Pégaso, Shiryu de Dragão também é um dos Cavaleiros de Bronze do século XX cuja a missão é proteger a deusa Atena (que, apesar de ser uma deusa, é mais fraca que seus defensores, just because of reasons… u_u).

Seiya e Shiryu? Não, apenas Ryuuji Takane e Eido Jun de Ring Ni Kakero, outro mangá de Kurumada.

Seiya, Shiryu e Shunrei? Não, apenas Ryuuji Takane, Eido Jun e uma garota genérica da qual não pesquisei o nome de Ring Ni Kakero, outro mangá de Kurumada.

Origens

Semelhante ao que fez com Seiya, Masami Kurumada autoplagiou-se ficou sem idéias usou como base para a aparência de Shiryu o personagem Eido Jun, de Ring ni Kakero, mangá que escreveu e desenhou antes de Cavaleiros do Zodíaco. Há uma explicação pra isto: Kurumada é adepto da técnica “Sistema Estrela,” criada por Osamu Tezuka, que consistia em manter um elenco fixo de personagens que desempenham papéis diferentes ou similares nos trabalhos do autor.

Infância e Treinamento

shiryu e shunreiShiryu é um dos cem filhos do comedor geral de Mitsumasa Kido reunidos por ele para se tornarem Cavaleiros de Atena e protegerem sua neta, Saori Kido, a atual reencarnação de Atena (bonzinho o velho, né?).

Durante seis anos, Shiryu foi treinado nos Cinco Picos Antigos de Rozan na China para obter a armadura de bronze da constelação do Dragão. Seu instrutor foi o Mestre Ancião, que mais tarde revelou-se um cavaleiro de ouro, Dohko de Libra.

O objetivo do treinamento era tornar Shiryu capaz de reverter o fluxo das águas de uma enorme cachoeira, no fundo da qual estava a Armadura de Dragão.

shiryu e shunrei

Enquanto treinava em Rozan, Shiryu conheceu aquela que seria seu grande amor, Shunrei, que desde então sempre rezou pela segurança do rapaz, constantemente envolvido em batalhas de vida ou morte.

Habilidades

cavaleiros-do-zodiaco-shiryu-12

É importante destacar que uma das manifestações do cosmo de Shiryu é a aparição de uma tatuagem de Dragão em suas costas (basicamente um sinal visual para os inimigos de “corra para um dos Cinco Picos Antigos, porque agora f*deu!”). Ela também é um indicativo de sua força vital. Uma vez que ele enfraquece, o dragão das costas começa a desaparecer, e quando some por completo, é sinal de que seu cosmo zerou, e Shiryu morreu. 🙁 (o que não dura muito tempo, pois Athena sempre dá “aquele” jeitinho de ressuscitá-lo, e mostrar que é útil pra alguma coisa no fim das contas)

Shiryu aplicando seu Dragão Voador na cachoeira de Rozan.

Shiryu aplicando seu Dragão Voador na cachoeira de Rozan.

Ao longo da série Shiryu desenvolveu várias técnicas e golpes. O primeiro foi o Cólera do Dragão, usado para reverter o fluxo da cachoeira e ganhar sua armadura de bronze, que arremessa um adversário para o alto ao atingi-lo, como se fosse golpeado por um jato d’água muito forte (uma cachoeira invertida, basicamente). Mais tarde ele desenvolveu uma versão do golpe que expunha menos seu ponto fraco, chamada Dragão Voador, em que ele usava os pés no lugar dos punhos, porém, este não é tão potente quanto o Cólera. Seu terceiro golpe é o Último Dragão, uma técnica suicida em que ele se lança aos céus com o inimigo, até sair da atmosfera da Terra, morrendo de asfixia com o adversário.

Mas você, fã de Cavaleiros do Zodíaco, há de concordar que este é o mais popular de todos:

Além de suas técnicas próprias, Shiryu “herdou” de Shura, Cavaleiro de Ouro de Capricórnio, o golpe Excalibur, um movimento tão rápido e preciso do braço que, quando atinge o adversário, se comporta como a lâmina de uma espada. E também aprendeu do Mestre Ancião a Cólera dos Cem Dragões, seu golpe mais forte, que é a expressão máxima de seu cosmo, quando ele dispara contra o adversário várias rajadas de energia.

Shiryu ganhando Excalibur de Shura (ou tendo um momento muito romântico com ele, você decide ;P )

Shiryu ganhando Excalibur de Shura (ou tendo um momento muito romântico com ele, você decide ;P )

Momentos marcantes

Shiryu é um dos Defensores de Athena que mais se sacrificou por sua missão. Um destes sacrifícios foi cegar-se para derrotar Algol de Perseu, um Cavaleiro de Prata capaz de transformar em pedra quem olhasse para os olhos da figura da Medusa no escudo de sua armadura.

Shiryu cego derrotando Perseu de Argol.

Shiryu cego derrotando Perseu de Argol.

Apesar de ter sua visão restaurada após a Batalha do Santuário, Shiryu a perdeu novamente durante sua luta contra Krishna de Crisaor, um dos generais marinas de Poseidon (o cara não tem sorte mesmo…).

shiryu fanart 2Curiosidades

Shiryu foi o único Cavaleiro de Bronze capaz de dominar duas técnicas de nível supremo, desenvolvidas por dois Cavaleiros de Ouro: a Cólera dos 100 Dragões, de seu mestre Dohko de Libra; e Excalibur de Shura de Capricórnio. Daí dá pra calcular o nível de fodonice do rapaz!

Isto explica porque no Japão ele é o Cavaleiro de Bronze mais popular entre os fãs de Cavaleiros do Zodíaco. Talvez, além do fato de ter a armadura mais maneira, e ter a maior variedade de golpes, isto se deva também à sua personalidade mais serena, discreta e meditativa, que desenvolveu quando em contato com a filosofia de vida do Mestre Ancião – que na maior parte do tempo ficava sentado tranquilão lá no alto daquela rocha de onde instruía Shiryu (velhinho preguiçoso ele, hein?).

Ah sim!, e segundo Elcio Sodré, ele é o cavaleiro com o cabelo mais bonito. 😛 (ouça uma entrevista que fizemos com ele aqui)

Mas algo me diz que ele seria bem mais popular se fosse uma amazona:

555479_0937194

One thought on “[ANIMES] Cavaleiros do Zodíaco: Shiryu de Dragão

  1. wagner bueno 05/10/2014 ás 12:53 am. shiryu de dragão o poder dele é maneiro e bom principalmente o colera dos 100 dragões usou esse golpe contra os 3 juizes e os derrotou apesar que ele perdeu um pouco de controle apanhou mas também bateu nos 3 juizes essa foi uma boa batalha.eu acho a armadura dele muito louca e outra já vestiu a armadura de capricornio de shura e a armadura de libra do seu mestre dohko. apesar que fala que shiryu é muito popular dos cavaleiro de bronze no japão para aqueles que são fã de cavaleiros do zodiaco aqui no brasil ele tem muitos fãs mas ele fica empatado com hyoga de cisne na preferencia de cavaleiros de bronze em numeros de fãs e em votos aqui no brasil.ele é o terceiro cavaleiro de bronze preferido meu no meu ranking de cavaleiro de bronze mais preferido.

Comments are closed.