[ANIMES] Cavaleiros do Zodíaco: Hyoga de Cisne

1212638541_f

Continuando nossa série de perfis dos Cavaleiros do Zodíaco (Ainda não leu o do Seiya? Então dá um pulo aqui! E para o Shiryu clique aqui), falarei hoje do Defensor de Athena de passado polêmico (o que acontece na casa de Libra fica na casa de Libra) e que mais sofreu na adaptação do mangá para a televisão: o bailarino mais amado dos animes, Hyoga de Cisne!

1348Nome japonês: 白鳥星座の氷河 [Kigunasu no Hyōga] sendo que, pela composição do seu nome em kanjis, significa “rio gelado.”

Dados gerais:

Classificação: Cavaleiro de Bronze
Armadura: Armadura de Cisne (ocasionalmente veste a armadura de Aquário)
Constelação: Cisne (até a Idade Média a constelação de Cisne era traduzida do árabe como “galinha”, ia ficar bonitaço o Cavaleiro de Galinha, hein?)
Divindade: Atena

Dados básicos:

Gênero: Masculino
Idade: 14 anos (no começo da série)
Aniversário: 23 de janeiro de 1972
Signo zodiacal: Aquário
Altura: 1,73 m
Peso: 60kg
Tipo sanguíneo: O
Local de nascimento: Sibéria, Rússia

Dados de treinamento:

Local de treinamento: Sibéria, Rússia
Mestre: Cavaleiro de Cristal (na série de TV clássica)
Camus de Aquário (no mangá e em todas as séries que não sejam a clássica da TV)

Dublador:

  • Francisco Bretas (clique aqui para ouvir a entrevista dele para o NGF!)
Acuario_Camus_y_Cisne_Hyoga

Existem rumores que, depois de Hyoga, Camus de Aquário treinou outro aprendiz e que, para este, ensinou todos seus dotes trollisticos. Atualmente este outro aprendiz é conhecido como Rocket Raccoon.

Infância e Treinamento

Oh deus (qualquer um deles, para o propósito deste anime),  temos mesmo que falar sobre as origens do Hyoga? É que a Toei fez uma bagunça tão grande no anime por “razões” que tá louco, mas vamos lá…

NO MANGA: Hyoga é o filho 415 de Mitsumasa Kido com a russa Natassia. Rejeitado pelo pai foi criado pela avó mãe que morreu no acidente mais irônico de todos os tempos (sério, um navio pegar fogo no meio do mar da Sibéria? Tá de brincaxion with me, só pode!) e  então foi despachado para a Fundação Graad para ser pelego da Saori.

Provando que a sorte é uma vadia muito sacana, acabou sendo mandado de volta para a Sibéria para se tornar o Cavaleiro de Cisne. Justamente na região onde o navio de sua mãe tinha afundado! Oh noes!

Ou porque o Kurumada  não tem lá muita vergonha de usar clichês, né? Sério, esse guri foi e voltou tantas vezes da linha Sibéria-Japão que parece novela do Manoel Carlos.

Na Sibéria ele foi treinado pelo cavaleiro de ouro Camus de Aquário (aparentemente os Cavaleiros de Ouro só não podem deixar o Santuário para ajudar a salvar o mundo, como na Saga de Poseidon, sair de férias tá ok) junto com o jovem Isaac.

Isaac (futuro general marina de Kraken) quase morreu devido a patetice e complexo de Édipo doentio do futuro cavaleiro de Cisne, e assim, sem concorrência… Hyoga nunca se tornou cavaleiro de bronze mesmo assim.

Porque aparentemente Camus é um dos raros Cavaleiros de Ouro que têm alguma coisa na cabeça (aquarianos são foda, desculpa ae) e viu que desse mato não saia coelho. Até que um dia, Hyoga recebeu uma carta do Santuário dizendo onde estava a armadura de bronze (que ele foi lá e pegou, depois de destruir uma montanha e matar vários alpinistas) com a condição de que ele matasse os Cavaleiros de Bronze renegados que tinham apanhado as armaduras de bronze ao redor do mundo para disputar rinha de Pokémon (o que, convenhamos, realmente é um sacrilégio).

HYOGAClaro que, ao chegar no Torneio Galáctico para matar geral, Hyoga se derrete pelo poder da  amizade e mimimi, rolou aquela trocada de olhar seduzente com o Shun, e o bem vence o mal e espanta o temporal.

NO ANIME: Mantém a coisa da mãe dele, mas tira o Cavaleiro de Ouro e enfia um cavaleiro de prata genérico (o Cavaleiro de Cristal) para vender mais boneco. Aparentemente a Toei fez essa merda sem ler o mangá, porque a relação de Hyoga com o seu mestre Camus de Aquário é uma das partes mais legais da Batalha das 12 casas – o que resultou na aberrante expressão “o mestre do meu mestre”, VTNC FLW!

Seja como for, o pai de Hyoga nunca é mencionado também – na TV o Kido não comeu ninguém, pelo que parece – e Hyoga nunca foi realmente um assassino designado para fazer justiça fria.

Ah, e sabe o seu colega de treino, Isaac? Esquece ele. Ah não, esquece ele, e só toca no assunto quando chegar na hora da saga de Poseidon, aí ele tem um melhor amigo, que ele fudeu caindo magicamente do céu. Sério Toei, vocês estão ao menos tentando?

Habilidades

Deus, não, sério… por que vocês me odeiam tanto? Não bastasse eu ter que falar da lambança que a Toei fez com o Hyoga na hora de adaptar o mangá para o anime, eu vou ter que falar da lambança maior ainda que é o Kurumada mostrando que dormiu direto nas aulas de física? Por que vocês me odeiam tanto? Não, sério mesmo, por quê?

SEJE como for…

1050Hyoga pertence a uma classe de guerreiros conhecida como “Cavaleiros de Gelo,” que ao invés de usar o cosmo para dar um socão megafudido no oponente, usa o mesmo para baixar a temperatura e matar o oponente… de frio… eu acho… mas que, de alguma forma, às vezes envolve o socão… e em outras é só ar gelado mesmo… embora eu tenha bastante impressão que não é bem assim que a hipotermia funcione… Porque, sério, os caras são atingidos por rajadas de ar frio, e ficam parecendo como se tivessem sido atropelados por um caminhão… O que não faz o menor sentido… Mesmo, Kurumada, qual é a tua, cara?

Como se a vida de Hyoga não fosse fudida o suficiente, ele ainda teve o azar de pegar um puta de um troll como mestre (sério, não confie em caras que nunca sorriem, são os mais fdp).

Para começar, a sua técnica básica: Pó de Diamante. O golpe é muito legal, ele dispara uma rajada de ar gelado com lascas de gelo – o que deve doer pra caralho, caso você já tenha se cortado em um dia frio. O problema é que, para fazer isso, ele tem que fazer uma dancinha do cisne de masculinidade questionável, ao passo que o próprio Camus faz isso apenas com uma mão.

“No lugar onde eu recebi o meu treinamento de cavaleiro, entre o Mar do Norte e o Ártico, a neve cai em forma de cristais …
A neve cintilante no céu parece jóia brilhando no ar …
Mas esta beleza também representa o frio e a morte dos seres vivos …
O povo do Ártico, com uma mistura de terror e orgulho, chama o fenômeno de …
PÓ DE DIAMANTE !!!”

Mas espera que piora: apenas porque ele gosta de ser safado, Camus ensinou uma técnica muito imbecil de congelar as pernas do oponente, enquanto ele fica tomando lambada nas costas. A coisa foi tão sacanagem que nem nome tem! E, sério, que espécie de doente manda um moleque de 10 anos tentar congelar as pernas de um urso polar, enquanto deixa as patas de cima soltas? Camus é o rei dos trolls, isso é um fato.

Além do já citado Pó-de-Diamante, Hyoga possui algumas variações desse golpe, conhecidas como Trovão Aurora Ataque, que é um tipo de Pó de Diamante que envolve socão (oh god why).

Mas, para não dizer que não falei de flores, Camus eventualmente ensina a Hyoga a técnica de gelo mais poderosa ever: a Execução Aurora… Quer dizer, ensina é o caralho, ele usa a técnica nele duas vezes para matar o moleque (porque, segundo a analise de Camus, era melhor ele morrer ali nas doze casas do que ser sodomizado pelos espectros de Hades depois… tá, tem sentido essa lógica) e ele aprende na marra.

Porra Camus, tu só tava querendo mesmo era dar umas risadas quando aceitou treinar o guri, vai dizer!

lie-down-try-not-to-cry-cry-a-lot

Ainda sim, a Execução Aurora é uma técnica formidável que abaixa a temperatura até… o zero absoluto… a temperatura em que todas as  coisas congelam… tipo, até mesmo a armadura de ouro… ou o ar… ou as pessoas… e… CARALHO KURUMADA! A luta do Hyoga contra o Camus é uma das coisas mais bonitas da história dos animes, mas se tu for pensar sobre isso, ela não faz nenhum sentido a um ponto que chega a ser ofensivo!

Momentos marcantes

Como dito, a batalha de Hyoga e seu mestre na casa de Aquário é um dos momentos mais bonitos do anime. O ponto negativo disso é que, fora isso, Hyoga não faz realmente grandes coisas na série. Ele derrota alguns espectros chulé mais pra frente, e com certeza dá aquele bônus esperto de +2 para derrotar os deuses, mas todas as vezes que eu penso nisso, honestamente, eu não consigo ver nada que o Camus não teria feito melhor.

Sério, o sacrifício dele é realmente bonito, mas do jeito que as coisas se desenrolam, teria sido muito mais jogo ele ter matado o Hyoga quando teve a chance, e o próprio cavaleiro de ouro tivesse ficado vivo. Ajudaria mais, com certeza.

"Morri por nada nessaporra"

“Morri por nada nessaporra”

Outro momento marcante na série é quando Hyoga reencontra seu parceiro de treinamento Isaac, agora um general marina a serviço de Poseidon. Percebendo que fez uma merda sem tamanho com o seu chapa no passado, Hyoga decide deixar Isaac furar o seu olho (não farei piadas com amigos fura-olho, estou além disso) e então matá-lo para pagar sua dívida.

Hyoga e seu poderoso golpe "AVAPAPUTAQUEOPAREO!"

Hyoga e seu poderoso golpe “AVAPAPUTAQUEOPAREO!”

E de fato Hyoga perde a visão do olho direito (o que dá um bonus de estilo para ele daí pra frente), mas, antes de ser morto, ele começa a ouvir as merdas que Isaac tá falando, e percebe que aquele abostado tinha perdido a noção da realidade. Então, seguindo a sina de ter que matar tudo que ama (corra por sua vida, Shun!), ele tem que, mais uma vez, ir e matar algumas das poucas pessoas do seu passado. Mas tu é um fudido mesmo, Hyoga, vai te benzer cara, sério! Tá louco, quanta lazarentice…

Mas, talvez o momento mais marcante que você deva lembrar seja o famigerado episódio da CASA DE LIBRA.

Enquanto os Cavaleiros de Bronze subiam as doze casas para salvar Atena, e os Cavaleiros de Ouro tentavam impedi-los porque, afinal, são pagos pra isso. Camus de Aquário – o rei máximo dos trolls – não podia se importar menos senão com a sua própria agenda.

Então ele foi e congelou Hyoga em um esquife de gelo, para que ele não tivesse um destino pior do que a própria morte (dado que a ideia era enfrentar o deus dos mortos, e como funciona o sistema de prisões do inferno, fazia todo sentido). Aí seus amigos o encontram e usam as armas da armadura de Libra para soltá-lo. Sim, deixaram o CARA CEGO PEGAR UMA ESPADA E CORTAR O BLOCO DE GELO! QUAL A CHANCE DISSO DAR MERDA, PELAMOR DE KRATOS?!? (sim, no mangá Shiryu nunca recuperou a visão realmente)

Seja como for, uma vez libertado, Hyoga ainda tinha o problema de estar morrendo de hipotermia, porque bloco de gelo né? Então, seu amigão Shun de Andromeda se oferece para ficar e dar uma “aquecidinha” básica nele e… o que acontece na casa de libra fica na casa de libra! É tudo que direi!

165895_391878867517717_1750406170_n

Curiosidades

Inicialmente, Masami Kurumada pretendia fazer de Miro de Escorpião o mestre de Hyoga, inclusive o autor chegou a escrever e ilustrar algumas páginas de seu mangá, em que Hyoga e Miro interagiam como mestre e discípulo. Kurumada resolveu reescrever e redesenhar as páginas, após definir Camus de Aquário como mestre do Cavaleiro de Cisne. A mudança teria ocorrido porque o autor percebeu que poderia haver uma relação entre as constelações de Aquário e Cisne, isto porque ambos utilizam técnicas baseadas em gelo. As páginas não publicadas do mangá com Miro como mestre de Hyoga podem ser encontradas na internet e em algumas publicações especiais sobre Saint Seiya.

Hyoga tem uma relação muito interessante com personagens fillers (que não foram concebidos pelo autor em sua obra original e criados apenas nas adaptações). Eri Aizawa do  primeiro longa, Freya (a irmã de Elsa… digo, de Hilda, na Saga de Asgard) e o seu “mestre”, o cavaleiro de Cristal.

E como despedida informo que este texto foi escrito na manhã do dia 11/09/2014, ou seja algumas horas antes do filme estrear no Brasil. Espero sinceramente que as Torres Gêmeas não sejam a única tragédia a ficar marcada na história da humanidade nesta data!

8 thoughts on “[ANIMES] Cavaleiros do Zodíaco: Hyoga de Cisne

  1. Obrigado pelo toque, já arrumei mas tanto que ele é de 23 de janeiro.
    é que a casa de libra marcou, sabe como é…

  2. wagner bueno 24/01/2015 ás 01;08;
    o assunto é sobre hyoga de cisne; ele é o meu cavaleiro de bronze mais preferido tem um grande poder do gelo ele consegue controlar tão bem quanto seus mestres camus e cristal. a armadura dele eu gosto em duas versões no final da batalha das 12 casas a armadura do cisne de hyoga foi restaurada por miro de escorpião mudando da cor azul para o branco e reformulando os detalhes ficou legal e outra ele vestiu a armadura de ouro de aquario do seu mestre camus no final da saga de poseidon. ele é o segundo mais forte cavaleiro de bronze depois de ikki. hyoga é uma pessoa bastante impulsivo e também é instavél sim é o guerreiro de gelo.

  3. Quando hyoga foi para a casa de libra e na quela hora que camus afunda o barco que afundou no mar da siberia camus não queria fazer isso de proposito ele fez isso pra tira essa trinteza no seu coração porque ele e um cavaleiro e tambem não e so isso não ele fez tambem para que hyoga alcansase o zero abisoluto que o ar de hyoga não estava frio o bastante quando hyoga foi derrotado na casa de libra shiryu o salvou seu amigo ele tambem tem seiya eo shun que shun almenta seu cosmo suplemo para salvar seu amigo o hyoga quando hyoga acordou pegou shun pelos braços e o levou para o seiya eo shiryu quando chegou na casa de aquario hyoga falou que ele nao e o mesmo hyoga que foi derrotado na casa de libra e camus lutou com hyoga e desta vez o hyoga ganha do seu mestre camus de aquario que hyoga ganha alcansando o zero abisoluto o cosmo supremo

  4. o poder que hyoga tem ele consegue controlar tão bem quanto seus mestres: camus e cristal, é bastante mortal o seu poder congelante, camus ensinou o hyoga a desenvolver o setimo sentido e principalmente o zero absoluto conduzindo a sua propria vida o treinamento de hyoga foi encerrado ali na casa de aquario.
    o zero absoluto hyoga controla muito bem.

Comments are closed.