[ANIME] Qual a força de um Cavaleiro de Ouro? (ATUALIZADO)

Gold-Saints-saint-seiya-knights-of-the-zodiac-1143007_700_226

Bom dia meninos e meninas, hoje eu vou vim lhes propor um exercício. Não se preocupem porque suas cabecinhas lindas de deus não vão doer (muito), apenas me acompanhem enquanto eu vos explico um dos maiores segredos do universo.

Afinal, qual a real força do golpe de um cavaleiro de ouro?

031

Bem, vamos começar do pressuposto que todos os caveleiros de ouro regulam em poder de alguma forma. Não só isso é dito no anime diversas vezes como a série toda não faria muito sentido de outra forma afinal o único motivo dos cavaleiros de ouro aliados como Mu e Aiolia não ajudarem na batalha das doze casas é porque a luta entre dois cavaleiros de ouro sempre vai terminar empatada.

Dito isso, agora vamos aos calculos.

A potencia do soco de um lutador profissional gira em torno de algo como uma tonelada e meia de impacto. O golpe do lutador GPS é avaliado em 3477 libras (1,57 toneladas) conforme o vídeo abaixo.

Podemos assumir que um cavaleiro é tão forte quanto um lutador profissional, certo?

Agora vamos considerar que os golpes são dados na velocidade da luz (esse é um ponto muito importante sobre os cavaleiros de ouro) e a velocidade é fundamental para calcular o impacto de um ataque.

Para isso usaremos o que provavelmente deve ser a única formula matemática que você lembra do segundo grau:

F=m*a

Ou seja, força é igual à massa vezes a aceleração (segunda lei de Newton). Então um corpo de massa m que esteja sujeito a uma força F está sujeito a uma aceleração a.

Sendo:

F -medido em newtons (N)
m – em quilos (kg) (quantidade de matéria)
a- em metros por segundo ao quadrado (m/s2).

Bem, realisticamente é impossível (de um ponto de vista fisico) atingir a velocidade da luz mas  vamos supor que seja 99,9% da velocidade da luz. Também não é dito qual o tempo real da duração do golpe mas vamos pressupor modestamente que estamos falando algo de um milhonésimo de segundo (tenha em mente no entanto que esse numero é apenas exemplificativo para fazermos a conta, o tempo real deve ser MUITO menor e logo a potencia final mais forte)

030

Para calcular a aceleração é bastante simples: um corpo vai de zero 300 mil m/s em 0,000001s. Isso dá uma aceleração de 300000000000 m/s2

Agora é a hora de colocar nossa pequena formula em números. Qual a força de um golpe de uma tonelada e meia acelerado a velocidade da luz?

F = 1 577kg x 300000000000
F = 473100000000000 N,

ou seja, a força é equivalente a 48226299694189,6 kg ou ainda 48,226 MEGATONS!

014

Para se ter uma idéia, as bombas nucleares usadas no Japão tinham um poder de aproximadamente “apenas” 10 megatons.
A bomba mais poderosa já testada pelo homem, a bomba Tsar, tem um poder de 50 megatons!

Para ter uma idéia do que é isso, a bola de fogo gerada pela explosão da bomba Tsar pode ser vista a mais de 1.000 km de distância. O calor gerado poderia causar queimadura de 3º Grau em uma pessoa que estivesse a 100 km de distância. A nuvem em forma de cogumelo que se seguiu chegou a 60 km de altura e algo em torno de 35 km de largura. A explosão pôde ser vista e também sentida na Finlândia, tendo até mesmo quebrado algumas janelas por lá

O deslocamento de ar causou danos diretos até a 1.000 km de distância. A pressão da explosão abaixo do ponto de detonação foi de 300 PSI, seis vezes a pressão de pico experimentada em Hiroshima. Um participante no teste viu um flash brilhante através dos óculos escuros de proteção e sentiu os efeitos de um pulso térmico mesmo a uma distância de 270 quilômetros.

Já que 50 Mt é igual a 2,1×1017 joules, a média de força gerada durante todo o processo fissãofusão (que durou cerca de 3,9×10−8 segundos ou 39 nanosegundos) seria estimada em 5,3×1024 watts ou 5,3 YottaWatts. Isso é o equivalente aproximado de 1% da energia que o Sol libera durante a mesma fração de segundo.

010

Agora você sabe do que um Cavaleiro de Ouro é capaz em um dia comum de trabalho!

UPDATE: O nosso colaborador ninja Fernando Sachetto colocou alguns numeros na forma e trouxe um calculo mais preciso e correto. Confiram:

Resumidamente, precisamos da energia cinética do soco, o que, em velocidades relativísticas, é dada pela fórmula (gama-1)mc2, onde o gama é 1 sobre a raiz quadrada de 1 menos o quadrado da velocidade do objeto sobre o quadrado da velocidade da luz (mais conhecido como fator de Lorentz, muito usado em cálculos relativísticos). Como o objeto sendo acelerado é um punho, precisamos saber a massa do punho. Vou chutar 1 kg, porque os caras são parrudos, tem a armadura tb, e principalmente porque facilita os cálculos. Colocando na equação, o resultado dá:

Para 90% da velocidade da luz: 27,7 megatons TNT
Para 99% da velocidade da luz: 260,9 megatons TNT
Para 99,9% da velocidade da luz: 1,37 gigatons TNT

full

9 thoughts on “[ANIME] Qual a força de um Cavaleiro de Ouro? (ATUALIZADO)

  1. Na verdade a coisa não é tão simples assim – o limite da velocidade da luz não é arbitrário, ele existe porque, quanto mais você se aproxima da luz, mais o tempo se dilata (em relação a seu referencial), requerendo uma aceleração (e, portanto, força) cada vez maior para aumentar a sua velocidade. Não tenho as equações aqui comigo de pronto, mas basta dizer que a matemática que você usou se aplica à física clássica, que ignora esse efeito de dilatação temporal (e pode ser usada em velocidades mais baixas). Para atingir uma velocidade de 99,9% da velocidade da luz, aplicando a física relativística, seria necessária uma energia muito, mas muito, mas MUUUITO maior do que a que você calculou (quanto mais você se aproxima da velocidade da luz, mais a energia necessária se aproxima do infinito – por isso que você não pode alcançar a velocidade da luz, seria necessária uma energia literalmente infinita para isso).

    Além do que, mesmo ignorando a energia do soco em si, só ter um objeto do tamanho de um punho viajando a essa velocidade comprimiria o ar à frente dele a ponto de fazer fusão nuclear com os átomos desse ar, gerando uma explosão da mesma ordem de magnitude de uma bomba atômica. Isso é explicado no excelente site What If, que dá respostas científicas a perguntas completamente esdrúxulas – a primeira pergunta do site foi justamente sobre como seria rebater uma bola de baseball viajando a 90% da velocidade da luz. Veja que não é nem 99,9%, e o punho do Cavaleiro teria uma área de atrito maior que a da bola. Ele não diz exatamente qual a energia da explosão causada pela fusão nuclear do ar, pra gente poder comparar, mas certamente seria catastrófica. E, como eu disse, isso nem leva em conta a energia do soco em si, que seria muitas ordens de magnitude maior do que você calculou.

    http://what-if.xkcd.com/1/

    • Tem que considerar, no entanto, que os cavaleiros do zodiaco vivem em um mundo a vácuo sem ar.
      Tanto que quando o Hyoga e o Camus lutaram na casa de aquário e a temperatura foi baixada até o zero absoluto (ai meu São Kelvin) apenas as armaduras e eles congelaram ao passo que todo o ar na casa deveria ter congelado tambem (inclusive isso vai ser corrigido no filme em CG, pode ver no trailer que quando o golpe explode a primeira coisa que acontece é cristalizar o ar ao redor dele).

      E bem, eu sei que na verdade é mais complexo que isso e um golpe deste tipo certamente destruiria a Terra, mas não é como se fosse física nuclear mesmo… não, espera…

  2. Já que é para debater tal assunto, acho que esses cavaleiros são todos bravateiros e passam muito longe da velocidade da luz, mas ficam ae botando banca…

  3. A resposta óbvia é que o pessoal que escreveu essa joça não fazia ideia nenhuma da física por trás das palavras pomposas que eles usaram, e por isso mesmo não adianta ficar analisando… mas enfim, já que o Cilon jogou números, só tava apontando que o buraco é bem mais embaixo, e a coisa é muito mais grave do que parece a princípio. Agora eu tô cheio de trabalho, mas quem sabe mais tarde eu levante as equações adequadas e calcule exatamente qual é o poder de destruição desse soco…

    • Verdade seja dita, Masami Kurumada não é nem um bom autor de manga quanto mais um físico nuclear. Ainda sim eu gostaria de atualizar o post com os seus calculos assim que possível

  4. Achei! Resumidamente, precisamos da energia cinética do soco, o que, em velocidades relativísticas, é dada pela fórmula (gama-1)mc2, onde o gama é 1 sobre a raiz quadrada de 1 menos o quadrado da velocidade do objeto sobre o quadrado da velocidade da luz (mais conhecido como fator de Lorentz, muito usado em cálculos relativísticos). Como o objeto sendo acelerado é um punho, precisamos saber a massa do punho. Vou chutar 1 kg, porque os caras são parrudos, tem a armadura tb, e principalmente porque facilita os cálculos. Colocando na equação, o resultado dá:

    Para 90% da velocidade da luz: 27,7 megatons TNT
    Para 99% da velocidade da luz: 260,9 megatons TNT
    Para 99,9% da velocidade da luz: 1,37 gigatons TNT

    Fonte: http://en.wikiversity.org/wiki/Special_relativity – em Kinetic energy

  5. Cara… esses cálculos nao estão certos e a abordagem é totalmente inadequada ahahhahaha… as bombas usadas no japão tinha uma energia equivalente a 15 kilotons de TNT… ou seja, 15 mil toneladas de dinamite… não se faz conversão de newton (unidade de força) para megaton ou kiloton (que são unidades relacionadas a energia)… deve haver uma fator de conversão… as fórmulas não foram usadas corretamente nesse caso…

    Nem terminei de ler…

    Não se pode considerar que o impacto de 1,5 toneladas de um lutador profissional equivalha a uma massa de 1,5 toneladas… não faz o menor sentido isso…

Comments are closed.