[ANIMAÇÃO] On Your Mark, esperança num lugar melhor.

Você sabia da existência de um videoclipe promocional que Miyazaki criou para uma dupla japonesa, Chage & Aska, somente por que ele estava sofrendo de bloqueio criativo durante a produção de Princesa Mononoke e precisava de outro projeto para distraí-lo? Apesar de a canção já existir, mesmo assim ele escreveu e dirigiu o vídeo musical de “On Your Mark”, sendo lançado em 1995.

De acordo com Miyazaki, a história se passa num período onde os humanos vivem numa cidade subterrânea, pois a poluição, radiação e raios ultravioletas chegaram a um nível perigoso na superfície. Desde o início, são mostradas máquinas voadoras e prédios futuristas. A polícia se dirige a um deles em especial, um centro religioso que mantem prisioneira uma menina alada, que dois policiais tentam libertar.

Mas nem tudo são flores e chocolates, o mesmo governo que incentivou a libertação da menina, agora a aprisiona para ser “estudada”. Nossos bons policiais entram em conflito com suas mentes e reflexionam sobre o ocorrido, e acabam por decidir ir contra o governo e resgatá-la para realmente deixa-la livre.

Como vejo, esta é uma obra pouco divulgada, talvez até pouco compreendida, mas que é mais um dos significativos trabalhos de Miyazaki, com sua visão sobre o ser humano, a bondade inerente a nós e a esperança de um lugar onde podemos ser livres e felizes.

A cooperação dos dois policiais e o empenho em salvar a menina das garras opressoras de quem quer que seja. Essa visão do clipe é realmente comovente, o que se fixa ainda mais pela letra da canção, que se não fosse pelas datas provarem o contrário, provavelmente pensaria que ela teria sido criada para dar mais vida à animação de Miyazaki.