[ANIMAÇÃO] Hayao Miyazaki: diretor receberá Oscar Honorário

dfsdfs

Ganhador do Oscar de melhor animação em 2002 pelo seu filme A Viagem de Chihiro“, Hayao Miyazaki aceitará um Oscar honorário nesse sábado.

O ilustre diretor e fundador do Estúdio Ghibli já foi indicado nessa mesma categoria por O Castelo Animado (2006) e “Vidas ao Vento” (2014).

“É uma honra receber esse prêmio” disse, acrescentando que não está excitado pela viagem do Japão aos EUA. “É bastante difícil uma viagem desse tipo pra mim”.

Além do diretor japonês, o cantor americano Harry Belafonte, o roteirista francês Jean-Claude Carrière e a atriz irlandesa Maureen O’Hara também serão premiados, conforme anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.  “O prêmio reflete a contribuição do artista durante toda uma vida” – disse a presidente da instituição, Cheryl Boone Isaacs.

Em sua sexta edição, a entrega será realizada dia 8 de novembro, em Hollywood. Em 2013, a atriz americana Angelina Jolie recebeu um Oscar honorário por seu trabalho humanitário.

Miyazaki, que recentemente se aposentou, disse ainda que prefere desenhar, escrever e contar histórias, mas fazer um longa-metragem se tornou um desafio fisicamente.

“Se tornou muito difícil me concentrar pelo longo período gasto pra fazer um filme, exige muito de mim” – e completou: “Eu amo fazer animações e meu pensamento é passar isso adiante pra próxima geração.”

url

Agora o diretor está focado nos curtas animados, que serão exibidos no Museu Ghibli que ele projetou e fundou no Japão.

“O bom de fazer curtas é que não tenho que me preocupar com o sucesso financeiro. As pessoas que vem ao Museu são forçadas a assisti-los quando entram em um pequeno teatro que tem lá. Então, mesmo que acharem chato, não ligarão muito”.

“Acredito que continuarei trabalhando com animação até o dia da minha morte, me faz muito feliz!’