[ANIMAÇÃO] Empatia x Simpatia

empatia

Frequentemente usamos o termo “simpático” para definir aquela pessoa gente boa, bem humorada e bem educada, e que gostamos de ter por perto justamente por serem simpáticas. Mas por que escolher manter ao nosso lado alguém simpático, quando podemos ter alguém empático?

É relativamente normal encontrarmos a palavra simpatia como sinônimo de empatia, porém por mais que ambas contribuam para um bom desenvolvimento das relações humanas, elas têm significados diferentes.

Podemos entender como simpatia aquele sentimento bom por alguém, aquela certa afinidade. Empatia é algo que vai além disso. Uma pessoa empática tem a capacidade psicológica para sentir o que outra pessoa sente, caso estivesse numa mesma situação vivenciada por esta segunda. É um processo de conhecimento e compreensão de sentimentos, que leva pessoas empáticas a ajudarem as outras. E é sobre essa incrível capacidade que a seguinte animação trata.

“O Poder da Empatia” é um curta que acompanha a fala da pesquisadora, escritora e professora Brené Brown, que estuda conexões humanas. Nele está retratado o resultado de uma pesquisa de Brené sobre os sentimentos de Empatia e Simpatia, como podemos conferir a baixo.

Empatia pode ser o sentimento mais necessário na humanidade em tempos atuais.

Mas e você, o que prefere ter por perto agora, alguém empático, ou simpático? Lembrando sempre que devemos ser o tipo de pessoas que queremos ter por perto.