[ANIMAÇÃO] A Lenda de Korra: criadores da série confirmam suspeitas dos fãs

Quem já assistiu o final de A Lenda de Korraresenhado ontem por Cilon Mello – sabe que a cena final deixa aberta a interpretações a relação entre duas personagens. Pois Michael DiMartino e Bryan Konietzko, criadores da série, se pronunciaram a respeito.

ATENÇÃO: daqui pra baixo há SPOILERS sobre o final de A Lenda de Korra!

DiMartino disse o seguinte em seu blog

Nossa intenção com a última cena foi tornar tão claro quanto possível que, sim, Korra e Asami tem sentimentos românticos uma pela outra. O momento em que elas entram no portal do espírito simboliza a evolução delas de amigas para um casal. Muitos sites de notícias, blogueiros e fãs sacaram isto e não acharam ambíguo. Para a maior parte deles, pareceu que o objetivo da cena foi entendido e que não foi preciso comentários adicionais de Bryan e eu. Mas caso as pessoas ainda estejam se perguntando o que aconteceu na cena final, quero deixar uma declaração verbal clara para complementar a declaração visual da série. Eu entendo que nem todo mundo ficará feliz com a forma como ela terminou. Raramente um final de série satisfaz seus fãs, então fiquei prazerosamente surpreso com os artigos e posts positivos que já li sobre o final de Korra.

yxrewcq0wfcqklwcsdyc

Já Konietzko disse o que segue em seu blog:

Você pode celebrar, abraçar, aceitar, superar isto, ou fazer o que quer que você sinta necessário, mas não negar. Esta é a história oficial. Recebemos menções maravilhosas com o lançamento do final da série no fim de semana, e todas que li entenderam isto: Korra e Asami se apaixonaram. Elas eram amigas? Sim, e ainda são, mas também nutriram sentimentos românticos uma pela outra…

… nos aproximamos da rede [Nickelodeon] e, embora tenham dado apoio, havia um limite sobre até que ponto podíamos seguir com isto, conforme cada artigo que li deduziu muito bem. Foi escrito originalmente no roteiro, há mais de um ano atrás, que Korra e Asami dão as mãos e seguem adiante nos storyboards, mas, mais tarde, no processo de refilmagem, eu fiz uma revisão onde elas ficavam de frente uma pra outra, e uniam as mãos de maneira reverente, numa referência direta à pose nupcial de Varrick e Zhu Li de alguns minutos antes. Pedimos para Jeremy Zuckerman tornar a música terna e romântica, e ele cumpriu a tarefa com uma trilha sublime. Acho que toda a sequência final de dois minutos com Korra e Asami ficou linda, e, novamente, é uma resolução da qual eu me orgulho muito. Amei a forma como o arco do relacionamento delas levou um tempo [para se desenvolver], através da gentileza e da preocupação. Se isto te pareceu surgir do nada, acho que uma segunda assistida nas duas últimas temporadas mostrarão que talvez estivesse olhando pra elas sob um ponto de vista hétero.

Foi uma grande vitória para a representação homossexual? Acho que está longe disto, mas espero que seja de alguma forma um passo adiante.

2 thoughts on “[ANIMAÇÃO] A Lenda de Korra: criadores da série confirmam suspeitas dos fãs

  1. Uouu!!! Fuck Yeah!! Exatamente tudo que imaginei! Adorei e não poderia estar mais feliz com um final senão com esse. Claro que nunca o contemplaremos na rede aberta brasileira, mas fico feliz por ter assistido uma animação assim.

Comments are closed.