Aleatoriedades Cinematográficas #1: Sua Salada Mista de Curiosidades do Cinema

Que cinéfilo não curte saber detalhes dos filmes aos quais assistiu? Um dos baratos de quem gosta de cinema é saber as pequenas coisas que ocorreram nos bastidores dos filmes, sejam histórias engraçadas, decisões de elenco, improvisações ou mesmo atitudes que se modificaram no decorrer da produção desses filmes.

Sabendo disso, o site NGF juntou umas curiosidades para você:

– Tarantino quase escreveu roteiro de Homem de Ferro: Bem antes da febre dos filmes de super-heróis, dizem os rumores que Quentin Tarantino foi convidado para adaptar os quadrinhos para a telona. As negociações, que começaram em 1999, acabaram não indo para frente. Uma pena, eu diria.

imagesb72wtcu3-the-punisher-needs-quentin-tarantino-5dbb529c-6be0-475d-8cb1-0a268217d1e3-360x200

Seria interessante… Ou não.

– O ator Tom Selleck, conhecido por atuar em filmes como “Três Solteirões e um Bebê” e “Contratado para Matar”, foi originalmente escalado para fazer o papel de Indiana Jones no lugar de Harrison Ford. Você consegue imaginar algo assim?

Selleck

– Originalmente, o diretor James Cameron queria que a atriz Gwyneth Paltrow atuasse como Rose, em “Titanic”. Contudo, ela não pôde participar do projeto devido a outros contratos de filmes – fato que abriu as portas para Kate Winslet atuar no papel e se eternizar como Rose.

Rose-Jack-titanic-12504436-700-462

Isso tudo pra ela dar uma “zoada” no DiCaprio

– Em Titanic, as mãos do pintor que desenhou o retrato nu de Rose não são de Leonardo DiCaprio, porém do próprio diretor James Cameron (safadão!).

1526278_titanic_jpegc42a01e3d57a266fd26a4c45425c76b6

Channing Tatum quase foi o Capitão América – Quando ainda estava em pré-produção, Capitão América: O Primeiro Vingador, quase teve outro ator como protagonista. Channing Tatum, Chace Crawford e Ryan Phillippe foram cotados para o papel, já que Chris Evans relutou em aceitar o convite: o bom moço tinha medo que ficasse famoso demais e perdesse sua privacidade.

– Quando rolaram os primeiros testes para os papel principal de Thor, Tom Hiddleston fez teste para viver o protagonista do filme, mas não foi aprovado.

article-2548633-1B12E25300000578-167_634x358

– A gente sabe que quem interpreta a versão humana do gigante Hulk é o grande Mark Ruffalo. O que pouca gente sabe é que os grunhidos e gritos do personagem, após se transformar no herói, foram dublados por Lou Ferrigno, protagonista da clássica série do personagem da década de 70.

Nick Fury foi propositalmente redesenhado para parecer com Samuel L. Jackson – Quando a Marvel decidiu reintroduzir o Coronel Nicholas Joseph “Nick” Fury na série de quadrinhos Os Supremos, do selo Ultimate Marvel, o personagem foi redesenhado por Bryan Hitch para parecer o astro Samuel L. Jackson com o aval do próprio ator. Jackson gostou tanto da brincadeira que acabou interpretando o personagem nos filmes da série Homem de Ferro.

nick-fury-bryan-hitch-samuel-l-jackson

– A hoje cantora Lilly Allen fez uma participação de alguns segundos no filme “Elizabeth”, estrelado por Cate Blanchett, quando tinha somente 13 anos.

– Os direitos de adaptação de Watchmen foram adquiridos juntamente com os de V de Vingança, também de autoria de Alan Moore.

Darren Aronofsky chegou a ser contactado para dirigir Watchmen, mas considerou a história datada. Era sua intenção adaptá-la para os dias atuais, substituindo a Guerra do Vietnã pela Guerra do Iraque e a questão do terrorismo. Por discordar da visão de Aronofsky, a Warner Bros decidiu contratar Zack Snyder, devido à sua adaptação fiel aos quadrinhos de 300 (2006). Teria sido uma viagem, esse filme.

Manhattan looks kind of blue... pratumtss \o/

Manhattan looks kind of blue… pratumtss \o/

– O diretor Zack Snyder utilizou a própria graphic novel como base para o desenvolvimento das storyboards de Watchmen.

– Depois do grande sucesso na série Crepúsculo, Taylor Lautner foi cotado para o papel de Hank McCoy, o Fera dos X-Men. O ator acabou substituído por Nicholas Hoult, em uma das decisões mais bizarras de um ator nos últimos tempos.

– O ator Nicolas Cage foi cogitado para interpretar o Superman na década de 90, porém os produtores mudaram de opinião depois de outras análises para o papel. Chegaram a testar uniformes pra ele, como podem ver abaixo:

nicolas-cage-superman

Parece que nem Tim Burton tava botando muita fé nessa ideia:

nicolas-cage-tim-burton-superman

– O sempre engraçado Pumba de “O Rei Leão” foi o primeiro personagem na história da Disney que soltou pum em um filme (e que recebeu bastante destaque por essa façanha).

reileao3

– O ator Eric Stoltz foi originalmente escalado para o papel de Marty McFly, em “De Volta Para o Futuro”, sendo que filmou quase metade do filme antes de o papel ser entregue ao ator Michael J. Fox, que se eternizou como McFly.

tumblr_n2v310n5aR1sjow2no1_500

– O ator Bill Murray poderia ter sido o Batman, somente sendo descartado quando o diretor Tim Burton assumiu o controle do filme. Além de Batman, Bill Murray também foi cogitado para ser o Han Solo na série de filmes “Star Wars”, e a voz de Buzz Lightyear no primeiro Toy Story.

Já imaginaram? :P

Já imaginaram? 😛

 

– As filmagens de O Poderoso Chefão duraram seis meses, mas as cenas com Marlon Brando foram gravadas em apenas 35 dias, para que ele pudesse cumprir sua agenda e atuar em O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci.

– Na primeira cena de “O Poderoso Chefão“, o gato que Vito Corleone segura foi encontrado por Brando no estúdio, e não fazia parte dos planos do filme tê-lo em cena.

– Em “O Poderoso Chefão”, o bebê que aparece na cena de batismo é a filha do próprio diretor, Francis Ford Coppola. Sofia Coppola tinha apenas alguns meses na cena. Atualmente é uma diretora respeitada, tendo em seu currículo filmes como Encontros e Desencontros e Maria Antonieta.

– Durante as gravações de “Jogos Vorazes”, a atriz Jennifer Lawrence chutou acidentalmente a cabeça de Josh Hutcherson, causando uma rápida concussão no ator.

lindomar-subzero

Quase isso…

– No filme “Avatar”, a personagem de Sigourney Weaver é caracterizada por ser fumante e estar constantemente segurando um cigarro. Entretanto, a atriz não fuma, por isso um cigarro digital foi criado na pós-produção para que ela não fumasse de verdade durante as gravações.

– No filme “O Resgate do Soldado Ryan”, os atores que representaram os soldados que vão atrás de Ryan ficaram uma semana em um acampamento militar para treinar juntos. Matt Damon, o próprio soldado Ryan, não participou de tal treinamento, justamente para criar um sentimento nos atores de que ele não estava na equipe e precisava ser resgatado.

– O ator Bruce Willis foi bastante sortudo por conseguir o papel de John McClane em “Duro de Matar”, personagem que se tornou um dos mais conhecidos de sua carreira. Antes dele, o papel foi oferecido para Frank Sinatra, Arnold Schwarznegger, Sylvester Stallone, Burt Reynolds, Harrison Ford e Mel Gibson – todos recusaram ou não puderam participar do projeto.

bruce_willis

Sorte?

– No filme “Os Infiltrados”, estrelado por Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg e Martin Sheen, todos os personagens que morrem aparecem em algum momento com um “X” visível em algum canto do cenário, como se fosse um tipo de marcação da morte.

– Você se lembra da cena no início de “Quem Quer ser um Milionário?” em que o pequeno Jamal pula acidentalmente em um monte de cocô? Pois bem, apesar da aparência do material, o “cocô” é composto de uma combinação de manteiga e chocolate. Nem parece, não é?

– Originalmente, o papel de Tyler Durden de “Clube da Luta” foi concebido com Russell Crowe em mente e não Brad Pitt. Quando Pitt foi escalado, ele e Helena Bonham Carter passaram três dias em um estúdio gravando gemidos para as cenas de sexo que não são vistas no filme, porém escutadas por Edward Norton.

marla-and-tyler

– Um ano antes das filmagens de “O Hobbit” começar, cinco mil metros cúbicos de vegetais e flores foram plantados no cenário da “Vila dos Hobbits” para conferir maior veracidade à paisagem.

Will Smith poderia ter sido o Neo de “Matrix”, porém, ele recusou o papel para participar do filme “As Loucas Aventuras de James West”. Recentemente, ele disse que se arrependeu por ter escolhido não participar dos filmes de “Matrix”.

Escapamos por pouco!

– A música “Somewhere Over the Rainbow” foi quase retirada do filme musical original de “O Mágico de Oz”, pois os produtores acreditaram que era uma canção muito melancólica para ser tocada logo no início do filme. (Que melancólica o quê?! Ela é linda!)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=PSZxmZmBfnU]

– Todos os relógios que aparecem na loja de penhores do clássico “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino, estão marcando o horário exato 04:20. ¬¬

– A icônica personagem Mia Wallace, de Pulp Fiction, era um papel muito desejado por grandes atrizes dos anos 90, dentre elas Meg Ryan e Isabella Rossellini. Uma Thurman chegou a recusar o papel, mas Tarantino a queria tanto que ligou para ela e leu todo o roteiro do filme, até ela concordar em participar.

tumblr_n2v310n5ar1sjow2no2_500

– Em Pulp Fiction, a famosa carteira “Bad Motherfucker” de Jules era na verdade de Tarantino, que emprestou para o filme, logo pegou de volta e a usa até hoje. Segundo o próprio…

pulp-fiction-bmf-wallet

Carteira para eventos sociais sérios

Bom… é isso, nerds.

Até as próximas curiosidades cinematográficas.